sexta-feira, outubro 20

Portugal fora do WRC em 2008

Da reunião do conselho mundial da FIA saiu um "rascunho" do Calendário do WRC para as próximas temporadas. Confirmada a presença da prova portuguesa em 2007, tal não acontece em 2008.
Em 2008, aumenta o número de provas, mas argumentando a necessidade de existir um regime de rotatividade, tal a quantidade de provas que apresentam condições para realizar uma prova do WRC (ou não... melhor dizendo, certamente que não apresentam), decidiram alterar o percurso do mundial.
Segundo algumas informações contraditórias, do calendário sairá o México e as duas piores provas, entre as que entraram em 2007 (Portugal, Noruega e Irlanda), e entrará uma de três que são candidatas (Chipre, Polónia e África do Sul). Como certos são dados os regressos da Austrália e Turquia, e a Jordânia.
Primeiro, caso seja verdade que ainda existe uma hipótese de Portugal manter (existe algumas discrepâncias quanto às informações nos diferentes meios de comunicação) é necessáo fazer tudo por tudo para que a prova corra bem - desde a organização, aos concorrentes e ao próprio público. Saindo em 2007, ainda há a hipótese de regressar em 2009 (ou seja WRC de dois em dois anos), o que é melhor que nada. Por último, pode ser um "rebuçadito" aos pobres tugas que tanto queriam ver Portugal no Mundial, e só o temos uma vez.
A FIA aponta a cotenção de custos para fazer mudanças a seu bel prazer, agora crítico/pergunto/faço observações:
  • Tem algum cabimento o facto do Rali de Portugal estar no calendário entre Argentina e México? Portugal fica na América do Sul?
  • O Rali da Jordânia não tem plano de emergência... pois não necessita. Tem um mercado automóvel exemplar: é ver os Focus, os 307, Imprezas...Isto sem falar da quantidade de adeptos com lençois enrolados à volta do corpo com as cores da Citroën, Subaru, Ford.
  • Todos os anos as equipas queixam-se do mau estado dos pisos da Turquia e Chipre, pois estragam material. Como a FIA é "boazinha", dá um intervalo de um ano, para os construtores não partirem tanto material, para voltarem a "partir peças" em 2008.
  • Já que falo de Chipre, os relatórios do observadores só devem ter referido as maravilhas que lá se passaram: troca de horários, mudança de troços, anulação de especiais - nota 20 (0-20 entenda-se).
  • Mal posso esperar pelo Rali da Argentina, pois a par do Rali, também existe o Campeonato Mundial de Tiro ao Carro - aquele belo desporto em que os adeptos atiram pedras às carros de rali. Muito engraçado. Pelos vistos mantêm-se por muitos anos, para gaúdio da populaça.
O meu ponto de vista está mais que explorado.. são opiniões, e nada mais que isso...opiniões.
Foto retirada de www.supermotores.net

Sem comentários: