quinta-feira, novembro 23

Azares comprometem resultados de Bernardo Sousa e Mex

À partida da última prova do Campeonato Nacional, dois jovens pilotos apareciam referenciados como possíveiscandidatos a um bom resultado. Bernardo Sousa fazia a sua estreia com um Lancer EVO IX e MEX era premiado com um 206 S1600 pela M.Coutinho Esso, fruto da vitória no Troféu 206.
Aproveitando os azares dos concorrentes que costumam ocupar as posições cimeiras,como os casos de Bruno Magalhães, José Pedro Fontes e Fernando Peres, os pilotos do Lancer e 206 estavam discutindo posições entre si, ora com vantagem para um, ora com vantagem para outro, com o 4.º e 5.º lugares a serem uma realidade.
Bernardo Sousa já tinha deixado boas indicações no Rali de Mortágua, na altura com um EVO VIII, e tendo de lidar com condições adversas – piso molhado e chuva, voltou a surpreender pela positiva. Alguns espectadores até afirmavam que nem parecia madeirense – tais as dificuldades que os insulares se deparam nas provas continentais.
MEX aproveitou da melhor maneira a oportunidade com um S1600. Andou rápido, consistente, e era o melhor da classe até ao abandono. Também se revelou uma surpresa, pois nos testes à chuva em São Brás, existia algum receio e pouco à vontade com a viatura. Ou foi uma questão de adaptação, ou então em piso seco será um “bichinho do asfalto”.
Infelizmente, a prova acabou mal para ambos, e provocada pela mesma ocorrência. Apesar de algumas versões contraditórias sobre o acontecido, ficaremos pelos factos: Na última especial MEX despistou-se e abandonou. Os concorrentes que seguriam atrás foram penalizados porque tiveram que parar para auxiliar a dupla do 206 S1600, e entre os quais estava Bernardo Sousa que perdeu muito tempo e caiu para 7.º lugar (quando tinha o 4.º lugar ao alcance). Não consigo explicar ao certo: uns afirmam que Bernardo parou para prestar auxílio, outros que Bernardo foi mandado parar por comissários e agentes da autoridade, e com isso todo o tempo que esteve em troço foi contabilizado no final… Enfim, não está bem clarificado.
Fiquemos pelo resultado à entrada da última especial – dois pilotos em estreia de viatura, discutiam sob condições adversas um lugar entre os 5 melhores. Bernardo Sousa e MEX, dois nomes a fixar, e que certamente ainda darão muito que falar.

Sem comentários: