domingo, dezembro 17

Anotações pessoais de Portimão

O Rali Cidade de Portimão marcou o meu regresso às funções de controlador. A convite do Márcio Charata, que por sua vez havia sido contactado pelo Jorge Baptista, ficamos com as partidas das especiais 2 e 4, em conjunto com a “equipa de controladores” José Charata e Ricardo Oliveira – responsáveis pelo CHC e comunicações rádio.
O controlo das partidas para especial cronometrada foi uma nova experiência, uma vez que nunca o tinha feito – normalmente, ficava com na transmissão rádio dos CHC ou do Parque de Assistência. Esta novidade permitiu que fizesse o gosto ao dedo. Isto é, tratou-se da oportunidade única de experimentar dar as partidas à maneira antiga (sempre tive essa curiosidade), apesar de ter um relógio oficial (mais fiável que eu). Entre os concorrentes, o interesse ia por absoluto à participação do Inverno Amaral. Não é todos os dias que damos ordem de partida a um campeão nacional. Sem esquecer os restantes concorrentes, foi com prazer que desempenhei estas funções.
Quando fomos buscar o material necessário ao controlo, um lapso nos fez esquecer de uns sacos com a merenda. Efectivamente, depois da primeira passagem, a fome tornou-se incomodativa. Foi o Joaquim Santos (membro da organização e piloto do CRRS) que nos cedeu um belo franguinho assado, com batatas e pão, e pessoalmente, foi o momento alto da prova (…assim vale a pena).
Não existe muito a referir sobre as partidas dos concorrentes. Uns partiam um pouco à frente do local ideal, outros “tentavam” partir antes da hora correcta, uns já evidenciavam problemas na viatura, como era o caso do Paulo Jesus que estava sem travões, e os estreantes revelavam alguma dificuldade no preenchimento das cartas de controlo. Impressionante foi o arranque no Nuno Pinto Sousa, às quatro rodas, digno de um mundial.
Após a passagem da caravana existiu alguma confusão, nomeadamente, com a entrada dos reboques para assistir alguns concorrentes que tinham ficado pelo caminho. Tal também contribuiu, para que os tempos em formato papel, demorassem a chegar ao secretariado.
É preferível destacar todo o empenho da equipa do Clube Automóvel de Portimão na realização da sua prova, em vez de apontar falhas organizativas. No final, a sensação de dever cumprido e a satisfação dos intervinientes foi suficiente para afirmar o sucesso da prova.
Foto de Joao Pescada, disponível no www.ralisasul.com.

Sem comentários: