quinta-feira, dezembro 28

O Fenómeno Travis Pastrana 199

Travis Pastrana é o mais recente fenómeno do desporto motorizado norte-americano.
Conhecido além fronteiras pelas suas acrobacias no freestyle em moto, onde acumula já algumas medalhas de ouro nos X-Games, também participa em provas de Motorcross, Supercross e mais recentemente de ralis. Representa as cores oficias da Subaru norte-americana e sagrou-se campeão nacional de ralis 2006 com o Impreza.
Este simpático piloto americano, ded 23 anos, têm um currículo recheado de êxitos, triunfos, medalhas e também alguns valentes sustos. Ficou conhecido pela dificílima manobra double backflip no freestyle de MotoCross – a primeira efectuada em competição, com uma pontuação de 98,60 (um elemento do júri não lhe atribuiu 100 valores). Essa mesma manobra valeu-lhe a escolha para a participação no filme/documentário Nitro Circus 3.
No Motocross leva dois títulos: em 2000 o título nacional de 125 cc em em 2001 de 125cc Costa Este, sempre representando as cores da Suzuki. Curioso o facto de que qualquer prova que dispute, usa sempre o mesmo número 199.
Nos Ralis estreou-sem 2003 na corrida dos Campeões, e disputou algumas provas nos anos seguintes até que no ínicio desta temporada firmou contrato com a Subaru USA.
Tendo como navegador o experiente Christian Edstrom, aliou a rapidez à regularidade e foi sem surpresas que venceu os últimos ralis da temporada: Ojibwe Forests, Colorado Cog e Wild West Rally, finalzando as restantes cinco provas no pódio. Sem surpresas a uma prova do fim já ostentava o título nacional.
Em Agosto venceu a medalha de ouro nos X-Games Rally de 2006, quando numa final disputadíssima levou a melhor sob Colin McRae (que protagonizou o insólito capotanço na arena de terra).
A 16 de Dezembro de 2006, Travis representou as cores americanas na Corrida dos Campões, correndo isoladamente. Seus companheiros Scott Speed e Jimmie Johnson não participaram no evento, devido a lesões. Foi à final na Taça das nações vencendo Gronholm numa manga, mas perdendo duas rondas com Kovalainen, quedando-se com a segunda posição atrás da Finlândia.
Para 2007, tem prevista a participação em três provas do Mundial de Produção, e a defesa do título americano. Em 2008 e 2009 participará no PWRC, e será com toda a certeza um nome a ter em conta nos ralis.
Clip do fabuloso backlip único no circuito mundial

Sem comentários: