quarta-feira, maio 16

Luís Mota “vinga” no Rali Cidade de Beja

O Rali Cidade de Beja, prova de abertura do Challenge VSH Sul, viu a equipa Luís Mota / Ricardo Domingos em Mitsubishi Lancer EVO IV subir ao lugar mais alto do pódio, levando a melhor sobre as equipas locais.
Com um Mitsubishi bem afinado (e que está à venda) Luís Mota entrou com o pé direito na prova, vencendo a primeira especial, mas foi surpreendido por António Lampreia na seguinte. A segunda passagem pela classificativa de Vale Russins foi decisiva, uma vez que Mota venceu acumulando uma vantagem significativa, suficiente para controlar na última especial.
Desta feita, Pedro Charneca, acompanhado pelo experiente Luís Assunção quedou-se pela segunda posição. Uma primeira ronda menos positiva, influenciada pelo facto de abrir os troços deixou o piloto de Beja longe da liderança. Na segunda ronda, o piloto do Sierra Cosworth atacou forte, e vencendo a última especial permitiu alcançar o lugar intermédio do pódio.
A jogar em casa, António Lampreia e Pedro Macedo, em Ford Escort Cosworth chegaram a ocupar a liderança no final da primeira ronda, mas na 3ª especial perderam muito tempo para os principais adversários, que veio a ser decisivo na obtenção do terceiro posto final.
Estreando um novo navegador (Vítor Cabrita), Paulo Nascimento andou uns furos abaixo do habitual. No final da prova, a quarta posição foi justificada com alguns problemas na entoação das notas, normal para quem se estreia.
Vencedores entre as duas rodas motrizes, Luis Nascimento / Carlos Caliço em Opel Corsa 2.0, desde muito cedo mostraram que estavam ali para ganhar. Sem dar reais hipóteses aos rivais da classe, assumiram a liderança desde a primeira especial, "incomodando" a espaços os pilotos da frente. O meritório quinto lugar final demostra todo o potencial desta equipa.
Estreando o Seat Ibiza GTi, João Monteiro / José Teixeira ficaram na sexta posição, segundo entre os 2WD, numa prova onde, reconhecidamente, foi de aprendizagem. No final demonstraram satisfação com o resultado, lamentando a afinação da caixa de velocidades não ser a ideal, pois a terceira velocidade era muito longa.
Numa prova com muitas estreias, a dupla Nuno Pinto / João Luz andaram com o novo Mitsubishi Lancer EVO III. A primeira ronda ficou marcada por problemas com o turbo que condicionou as prestações da equipa. Na segunda parte da prova, com os problemas resolvidos, Nuno Pinto andou próximo dos lugares da frente, e demonstrou uma habituação muito interessante à viatura. Com a sétima posição final, foi a melhor equipa representante do novo Team Ralis a Sul.
A dupla João Palma / Cristiano Jardinha em Mitsubishi Galant ficaram na oitava posição, na frente de Paulo Jesus / Licinio Santos em Sierra Cosworth, que no inicio da prova não se livraram de um pequeno susto, quando a viatura saiu fora de estrada numa zona com alguma vegetação. O top ten ficou completo com Bruno Andrade / Ricardo Barreto em Subaru Legacy 4WD, que apresentaram algumas queixas na afinação da suspensão da viatura.
Nuno Venâncio e António Agostinho no regresso à competição com o Peugeot 205 GTi venceram a classe I, reservada a viaturas com clindrada inferior a 1600 cc, enquanto que a dupla Luís Reis / Miguel Jorge em Renault 11 Turbo, beneficiaram do abandono de António Páscoa, navegado pelo experiente Paulo Primaz, para vencer a Classe III.
A prova ficou marcada por muitos abandonos, mas que poucas alterações faria na tabela classificativa. Entre os desistentes destaque para a dupla Rui Coimbra/José Dieguez, com a trasmissão do Golf quebrada, José Carlos Paté/José Gago e José Correia/Nuno Lorena ambos em BMW 325 IX com problemas mecânicos, Hugo Guia/Eugénio Lizário em Audi 80 Quattro e Jorge Guerreiro/Paulo Alves, únicos representantes dos clássicos, vítimas de despiste com o Escort MK II.
Uma nota negativa para alguns elementos do público, que desrespeitando alguns apelos de elementos da organização e de outros espectadores, circularam dentro dos troços, alguns deles dentro de jipes no decorrer de especiais de classificação. Infelizmente ainda existem alguns individuos que não têm respeito nem senso de segurança.
A próxima prova do Challenge VSH será a 28 de Outubro, o Rali Serra do Caldeirão, organizada pelo Clube Automóvel de Loulé.
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