sexta-feira, julho 13

Sai WRC... entra IRC

Numa surpreendente comunicação , Carlos Barbosa, presidente do ACP afirmou que caso o Rali de Portugal de 2008 não esteja no calendário do Campeonato Mundial de Ralis, será pontuável para o IRC.
Aproveitando a presença dos responsáveis do Eurosport no WTCC que realizou no Circuito da Boavista, o ACP encentou contactos para que o Rali de Portugal seja uma das provas do competitivo IRC. No entanto, ficou assegurado que esta medida não afectará a realização do Rali Vinho Madeira, que estará sempre garantido.
O sucesso que o IRC está a atingir, com um mediatismo acima do WRC, e com a presença de um conjunto muito interessante de equipas e pilotos está a ser alvo de “desejo” por parte de algumas entidades organizativas.
Analisando de uma forma mais prática e objectiva, e de alguma forma crítica, parece que já não teremos Portugal no WRC em 2008. Primeiro a ausência do calendário FIA, o discurso de alguns elementos legados à competição referindo-se apenas a 2009, e por exemplo a realização da final da Taça da Liga de Futebol no Estádio do Algarve por alturas do ralis de Portugal, tudo indica que em 2008, na melhor das hipóteses o IRC.
Estranhamente, na semana passada o Rali Princípe das Astúrias (Espanha) foi apontando com prova do IRC em 2008, elevando para 12 o número de provas que compõem esta competição, portanto presumo que ou aumetará para 13 provas (não está previsto) ou uma das provas terá que sair do campeonato.
Ao mesmo tempo, uma competição que está a “colher frutos” e é ambicionada por outros organizadores, ter duas provas no mesmo país, parece surreal, uma vez que normalmente não acontece. Será que depois das candidaturas recusadas ao WRC, ao merecido IRC, a Madeira será prejudicada com esta pretensão do ACP.
Voltará o R.V.M. apenas a ser pontuável para o Europeu? De garantias e certezas está o Inferno cheias....

Sem comentários: