quinta-feira, setembro 13

Ralis Franceses sob Investigação.

No passado fim-de-semana, o veterano José Bárbara (63 anos) venceu o Rali de Béthunois, prova disputada no norte de França. Esta vitória foi no entanto ensombrada por um acidente fatal.
Durante a quarta especial, aquando de uma aproximação a um gancho, Fabrice Véricel despistou-se. O seu Toyota Corolla desfortunadamente atingiu uma criança de cinco anos, que não resitiu aos ferimentos.
Foi um trágico acidente que, de acordo com um comissário presente no local, foi mais o resultado do destino do que localização dos espectadores. "Os parametros de segurança foram respeitados, pois os espectadores estavam a mais de trinta metros do gancho", declarou o comissário ao Voix du Nord.
Apesar de todas as medidas de segurança adoptadas pela organização, todos devem ter noção que este é um desporto perigoso, seja qual fora a modalidade. Este acidente provocou alguma aprensão entre elementos do Governo Françês, que decidiu instaurar um processo de averiguação.
A ministra do interior, Michele Alliot-Marie, não perdeu tempo e anunciou no Domingo que irá pedir um encontro com a organização de prova, e entidades federativas "para decidir quais as medidas a tomar para evitar futuras ocorrências", segundo um comunicado.
"A esta tragédia, juntam-se outros três acidentes, em ralis, que tiveram, nos últimos quinze dias, infelizmente, provocado a morte de três espectadores e ferimentos graves noutros dois", de acordo com a ministra.
Deverá ser levado a cabo um estudo intenso de um processo que prevê uma revisão aos parametros de segurança aplicados nos ralis em território francês.
De acordo com fontes policiais, o Fabrice Vericel está sob investigação. Aparentemente, após o acidente e feito uma análise a urina, indiciou que o francês estaria sobre o efeito de cannabis durante a prova. Para já está inibido de conduzir e e foi indiciado por homicidio involuntário agravado.
A título informativo, no Rali de Béthunois era feita uma homenagem a Jimmy Manessier, um dos principais pilotos franceses que faleceu a 1 de Janeiro, vítima de um acidente de viação. Jimmy Manessier havia vencido a prova na época passada e a organização e familia decidiu fazer do Rali uma festa de homenagem ao malogrado piloto. A familia de Jimmy Manessier colocou o Toyota Corolla WRC de Mannessier à disposição de Fabrice Véricel para disputar esta prova, como convidado. Numa prova que se queria de festa e homenagem acabou ensombrada pela tragédia.
Por outro lado, o director de prova do Rali de Béthunois, Eric Beaussaurt , afirmou em comunicado que a organização do rali decidiu por termo a esta prova, a título definitivo.

Sem comentários: