segunda-feira, novembro 12

Open - Vila Real: Peres vence e adia decisão do titulo

Pedro Peres e Tiago Ferreira chegaram ao Rali de Vila Real com a missão de tentarem vencer e adiar para a última prova da temporada, o Rali de Gondomar, a decisão do título do Campeonato Open de Ralis. Após duas desistências consecutivas, Loulé e Murça, devido a problemas mecânicos no Ford Escort Cosworth a equipa da Peres Competições fez como devia o trabalho de casa como e surgiu na Região Transmontana com uma dose de confiança bastante elevada. Da expectativa à prática nada mudou pois Pedro Peres venceu as quatro especiais de classificação e deixou o seu principal adversário a mais de um minuto de distância. Com a pontuação máxima conseguida em Vila Real, Pedro Peres precisa agora de vencer ou terminar em segundo caso Luís Mota não seja o vencedor.
Numa prova marcada pela dureza dos pisos acabou por ser um erro nas notas que logo na primeira especial de classificação acabaria por ditar uma margem temporal entre Pedro Peres e Luís Mota. O piloto do Mitsubishi Lancer cometeu um erro numa devido a uma nota mal tirada e perdeu logo aí mais de trinta segundos para vencedor da classificativa. Depois e com Peres a imprimir um ritmo muitíssimo forte, Luís Mota mais não fez que segurar a segunda posição da geral, que o coloca ainda assim na liderança do campeonato. "Vamos ter luta até ao fim. Lá estaremos em Gondomar", comentou na chegada o piloto do Cartaxo.

Se na discussão da primeira posição quase nada mudou na prova do Clube Automóvel de Vila Real, o mesmo não se poderá dizer da discussão pelos restantes lugares da classificação. Octávio Nogueira conseguiu finalmente terminar uma prova em pisos de terra e fê-lo logo no terceiro posto da geral depois de um rali isento de problemas. O piloto do Citroen Saxo Kit-Car esteve em grande nível e segurou com «unhas e dentes» o ultimo lugar do pódio que por muito pouco não foi ocupado pelo piloto do Fiat Stilo Multijet. João Ruivo furou na segunda especial de classificação, perdeu imenso tempo mas ainda conseguiu recuperar algumas posições, as suficientes para garantir desde já a vitória absoluta na categoria I.
Vencedor saiu também de Vila Real a dupla Vítor Santos/Filipe Carvalho que terminou no quinto posto da geral e somou o número de pontos suficientes para conquistar o título no Troféu Regional de Ralis - Douro. A dupla do Ford Sierra Cosworth foi a terceira classificada entre as viaturas VSH e fez então a festa na última prova da temporada pontuável para este Troféu. Festa fez também Isaac Portela e Saul Campanário que em dia de consagração garantiu antecipadamente o título absoluto no Campeonato Nacional FPAK Júnior de Ralis. A dupla do Peugeot 206 Gti nem fez uma prova de encher o olho mas a suficiente para vencer uma vez mais e dar por terminada a discussão do campeonato.
Miguel Monteiro regressou à competição com o seu habitual Ford Fiesta e conseguiu o sexto posto da geral depois de uma prova que serviu para se divertir e fazer aquilo que afinal tanto gosta. O pequeno carro inglês mostrou que é uma boa aposta para este tipo de terreno e Miguel Monteiro parece não ter perdido ritmo competitivo durante a ausência. António Pimenta foi o oitavo classificado na frente de Nuno Almeida e Pedro Baptista que completaram a lista dos dez primeiros da geral.
retirado de Sportmotores

Sem comentários: