terça-feira, janeiro 22

Ralimix: Ralis para todos

O Clube Automóvel do Algarve decidiu avançar com uma nova competição, a que deu o nome Ralimix, usando o slogan “Ralis para todos”.
Resumidamente, o nome diz tudo: rali à mistura. Consiste em criar uma competição paralela ao Campeonato Regional de Ralis do Sul, em que participem diferentes tipos e veículos, desde carros de rali, Grupo A e N e VSH, passando também pelo Todo-Terreno (T1,T2 e T8), e mesmo com provas a solo, sem esquecer as motos, onde se incluem os quads.
O Ralimix decorrerá nas provas exclusivamente regionais, ou seja, Martinlongo, Vila do Bispo e Castro Marim. O traçado será ligeiramente diferente do regional, embora não tenha sido avançada em que aspectos. Primeiramente foi referido que seria disputado em troços diferentes, depois o CAA avançou com a ideia de usar o mesmo troço, mas com diferenças a nível da quilometragem, partidas e chegadas e com implementação de chicanes.
O Ralimix é uma jogada forte, com intuito de cativar mais concorrentes, e atrair mais público. Uma das principais vantagens consiste em permitir o teste de viaturas em estrada fechada, numa situação controlada, o que será do agrado de elementos dos ralis e todo-o-terreno. Também permitirá ao público entrar em contacto com um vasto leque de viaturas, de diferentes ramos, todos a competirem entre si.
A entrada desta nova competição é aguardada com alguma expectativa por parte dos diversos elementos ligados ao desporto autómovel, principalmente a sul, tanto mais que permitirá encarar as corridas de outra maneira. Uma das últimas medidas aplicadas prende-se com o facto das inscrições dos automóveis terem o mesmo valor que das provas do regional, para evitar que concorrentes com VSH passem do regional para o ralimix.
Outra novidade prende-se com o facto das viaturas sairem apenas com cinco minutos de diferença para o último elemento do regional. Esta medida já gera alguma controvérsia, uma vez que quer em termos regulamentares, quer em termos logísticos, levantam algumas dúvidas da sua aplicabilidade.
A primeira prova do RaliMix, disputa-se em Martinlongo nos dias 24 e 25 de Fevereiro.

Sem comentários: