sábado, fevereiro 16

Open abre com vitória Diesel

A primeira prova da temporada de 2008, o Rali de Montelongo, foi fértil em emoção, incerteza, que culminou com um vencedor inesperado.
Com um bom lote de inscritos munidos com boas máquinas, o favoristimo recaia sobre Pedro Peres, que ostentava o título de vencedor do Open em 2007. Desferiu um forte ataque nas primeiras especiais assumindo a liderança, e chegando ao final da primeira secção com 21 segundos de vantagem sobre o segundo classificado. Mas quando parecia que Peres encaminhava para mais uma vitória, a embraiagem do Escort Cosworth cedeu no arranque para o quarto troço, levando-o à desistência.
O abandono de Peres deixou porta aberta para uma luta que começou a três. Octávio Nogueira e Jorge Santos, ambos em Saxo Kit Car, e João Ruivo num Fiat Stilo Multijet, embrenhavam-se numa luta ao segundo. No final da quarta especial, João Ruivo e Octávio Nogueira assumiam a liderença ex-aqueo com o mesmo tempo, enquanto que Jorge Santos teve que abdicar da luta fruto de problemas com os travões do Saxo, que mais tarde agravaram-se com a falta da direcção assistida.
Na quinta especial Octávio Nogueira atacou forte, e superiorizou-se por 2,7 segundos a João Ruivo, assumindo a liderança a uma especial do fim. Mas já com a meta à vista, o piloto do Saxo Kit Car vermelho despistou-se, e seguindo a tradicional malapata que o atinge abandonou.
João Ruivo e Alberto Silva venceram a prova com o Fiat Stilo Multijet, naquela que foi a primeira vitória à geral de um Diesel numa prova nacional de ralis. O piloto andou sempre nas posições cimeiras, sempre com um andamento muito rápido, e aproveitou os azares dos mais directos adversários para alcançar uma vitória que já era merecida há algum tempo.
Na segunda posição ficou Jorge Santos em Citroën Saxo Kit Car, que deixou atrás de si Frederico Ferreira com um Ford Escort RS MK II. Para além de fechar o pódio, também venceu a categoria reservada aos clássicos. Na tabela classificativa segue-se um verdadeiro desfile de clássicos, mostrando que “velhos são os trapos”, com muita rapidez e fiabilidade conseguiram resultados muito interessantes. A apenas 2,1 segundos de Frederico Ferreira, ficou José Sousa num Renault 5 Turbo, tendo atrás de si Rui Azevedo no Escort RS MK I, com uma diferença de 1,6 segundos. Um pouco mais atrás ficou Joaquim Santos no Escort MK II, a 6,6 segundos. A luta entre estes elementos é bem perceptível, pois 10 segundos separaram os quatro primeiros clássicos.
A sétima posição ficou na posse de Manuel Coutinho com um Peugeot 206 GTi, que se superiorizou a Anibal Rolo num Renault 5 Turbo por 5,6 segundos. O nono lugar ficou entregue aos vice-campeões Luís Mota / Ricardo Domingos em Mitsubishi Lancer EVO IV, que mostraram alguma falta de ritmo nos troços iniciais. Recuperaram posições durante toda a prova, e apesar de colocarem numa posição pouco usual, vencerem entre os concorrentes do regional norte (VSH).
Na décima posição ficou Martinho Ribeiro, com um Citroën C2, que perdeu uma posição na última especial para Luís Mota. A décima primeira posição foi para Daniel Ribeiro, que na primeira incursão numa prova do Open fez uma exibição notável com o Saxo 16 V (relembro que apenas participou no Rali de Portimão a nível oficial).No campeonato junior, a vitória foi para João Barros Leite num Skoda Fabia Tdi RS, seguido por Manuel Maia em Fiat Punto e Catarina Sousa num Peugeot 206 GTi.
Um dos principais azarados foi Ricardo Teodósio, que candidato à vitória final, abandonou após a segunda especial, quando ocupava a segunda posição, devido a problemas eléctricos no Mitsubishi Lancer EVO IV. Ao que parece o piloto algarvio também queixou-se de dores nos pés durante o rali. Relembro que Teodósio foi vítima de um violento despiste em Setembro do ano passado, numa prova do Challenge Sul, partindo o membro inferior.
Na fase inicial da prova, alguns dos animadores da prova também abandonaram como foram o caso de Paulo Antunes no Seat Marbella, Gabriel Leiros em Citroën ZX Kit Car e Henrique Rodrigues em Renault Megane Maxi.
A próxima prova é o Rali Portas do Rodão, a disputar a 13 de Março.
Foto MondegoSport

Sem comentários: