segunda-feira, abril 7

Baja Terras D’el Rei 2008

Decorreu este fim-de-semana mais uma prova pontuável para o nacional de todo-o-terreno, a Baja Terras D’el Rei. A prova organizada pelo Clube Automóvel do Algarve, que também pontuou para o campeonato espanhol, disputou-se nos trilhos de Castro Marim e Alcoutim, passando no último dia para a “vizinha” Espanha.

A vitória sorriu aos campeões nacionais Miguel Barbosa/Miguel Ramalho num Proto Dessoude Nissan, que fruto de uma vitória no prólogo que permitiu sair na frente para os primeiros sectores selectivos, não permitindo que os principais adversários atacam-se. Em estreia do BMW X3 da X-Raid Gmbh, Filipe Campos deixou uma imagem muito positiva. Devido a um problema nos intercomunicadores, o prólogo foi feito à vista, pelo que perdeu algum tempo. Atacou Miguel Barbosa nos sectores de Sábado, mas quando seguia no pó deste na parte da tarde, deu um toque e sofreu um furo que o fez perder muito tempo. No último dia venceu o sector espahol mas foi insuficiente. A segunda posição é meritória, mas a exibição promete o aparecimento de vitórias muito brevemente.

A quarta posição ficou para o colega de equipa Bernardo Moniz da Maia, também num X3, que se superioriozou na fase final ao estreante Pedro Matos Chaves num Toyota RAV4. Substituindo João Ramos na viatura japonesa, o antigo campeão de ralis deu boa conta de si, apesar de se queixar do desgaste físico que a prova acarreta. O andamento era típico de um concorrente de ralis, e nestas andanças é díficil aguentar esse ritmo por muitos quilómetros.

Na quinta posição ficou o melhor representante espanhol Santiago Anglada num Mitsubishi L200. A forte presença espanhola na prova, não deixou despercebida, principalmente na diferença de andamentos, mas também de “montadas”. Em Portugal o investimento na modalidade é muito forte. Talvez a explicação resista no facto dos espanhóis apostarem am provas internacionais – Mitsubishi e VW, Roma e Sainz e Repsol são exemplos.

A prova também foi marcada pela estreia do Depieres dos algarvios Miguel Farrajota e Nelson Ramos. Não foi de todo bem sucedida. Primeiro os atrasos na finalização da viatura, depois um problema à saida do parque de partida, e uma prova em que não foi possível verificar o exponencial da viatura. Talvez num futuro próximo. Azarados também foram Pedro Gameiro que capotou no prólogo e Pedro Grancha que sofreu um despiste com a Nissan Navarra Off Road.

A prova também contou com a presença dos algarvios Paulo Sampaio/Vilson Amado e Julio Ferreiro/Armando Barradas, ambos em Nissan Terrano de categoria T8. A sorte não quis nada com estas equipas, que desistiram vítimas de avaria. Apesar de inscrito Gonçalo Cruz e Luís Bento não conseguiram colocar o Suzuki Santana pronto a tempo. Não passaram nas verificações,”morrendo o sonho na praia”… de Monte Gordo.

Assiti a apenas ao prólogo da prova, que sofreu alterações de última hora, com passagem pelo Azinhal. Apesar de ser um dia de semana (Sexta-Feira), compereceram muitos espectadores, mas na sua maioria eram competidores, elementos de equipa ou familiares. A companhia para a prova foi do José Correia, mas a procura de um lugar para filmar isolou-me do grupo. Coloquei-me numa curva mais apertada abaixo dos moinhos, onde estavam também Albano Loureiro (membro da ARC Sport) e a comitiva da Toyota, entre os quais João Ramos. A prova até foi interessante, mas ainda falta algo ao nacional – rapidez, quantidade, qualidade… ou talvez estar habituado aos ralis.

3 comentários:

Fininho disse...

Será que me podes enviar videos da Baja do Algarve? Pertenço à equipa do Paulo Graça mas não pude lá estar.

Aquele abraço.

QM disse...

manda mail com dados para kimmac78@hotmail.com

Fininho disse...

fininho@a2o3.com