sábado, abril 12

Pirelli Star Driver

A FIA em conjunto com a Pirelli, anunciou um programa para encontrar e apoiar a entrada de jovens talentos no Mundial de Ralis.

Denominado Pirelli Star Driver, o projecto consiste em encontrar cinco pilotos nos campeonato nacionais FIA durante as temporadas de 2008 e 2009.

Os eleitos em cada ano têm a oportunidade de participar no ano seguinte em seis ralis do campeonato mundial com uma viatura de Grupo N – convencional ou Super 2000. Essa viatura pertencerá a um preparador que efectua um contrato com a FIA. Para ser eleito, o piloto deverá ter menos de 27 anos a 1 de Janeiro do ano em que participe no respectivo campeonato FIA.

Os cinco concorrentes provêm de: Um do médio Oriente, outro da Ásia-Pacífico, outro de África e dois provinientes da Europa, sendo apurados a partir de provas realizadas durante 3 dias.A FIA espera ampliar ao programa à América do Sul em 2009.

O projecto pretende estimular as Federações nacionais a aplicarem apoio a jovens pilotos nos seus eventos. Foram prometidas ajudas económicas pas a formação, promoção e preparação dos pilotos.

Durante 2008 e 2009 será estudada uma forma de desenvolver o programa, que poderá passar por oferecer a possibilidade de um teste com uma equipa oficial do Mundial aos melhores pilotos.

Esta é a resposta directa da Pirelli e da FIA, ao projecto da BF Goodrich aplicado no IRC. Felizmente esta disputa entre pneumáticos está promover o aparecimento de projectos de apoio.

Sem comentários: