sexta-feira, abril 25

Rali do CAP abre Challenge Regional

No próximo fim-de-semana disputa-se o Rali do CAP (Clube Automóvel de Portimão), primeira prova do Challenge Regional de Ralis (CRDR).
A competição oficialmente reconhecida pela FPAK arranca em força no município de Monchique. Disputada em pisos de terra, a prova é constituida por 4 especiais de classificação, numa dupla passagem nos troços inéditos de Cai Logo / Moinho da Rocha e Autódromo/Casais, num total de 31,20 quilómetros cronometrados.

Com um espírito renovado para a presente temporada, a organização apostou na promoção do rali. Um dos trunfos apresentados reside no acordo efectuado com a TSM, para a captação de imagem e posterior transmissão televisiva. Acordo esse que poderá ser extensível às restantes provas do CRDR.

Contrariando a tendência decrescente nas últimas provas, compareceram à chamada 38 concorrentes, numa das melhores listas das últimas temporadas.

A encabeçar a equipa vencedora de 2007, Luís Nascimento / Carlos Caliço num Opel Corsa 2.0, que partilha de favoritismo entre os duas rodas motrizes, mas terá que enfrentar a forte armada da tracção total. Destaque para a presença de Ricardo Teodósio, que conta com a navegação de Pedro Conde, no Mitsubishi Lancer EVO IV. O piloto da Guia regressa às provas do Challenge, após o grave acidente no Rali Serra do Caldeirão na época passada. António Lampreia parte com o número 2 de porta, e quererá repetir o bom resultado de início de temporada. Monchique é talismã para José Neves, e com o Mitsubishi Lancer EVO IV quer manter a tradição dos bons resultados. De notar o regresso de Paulo Nascimento em Ford Escort Cosworth. A armada Sierra Cosworth representa 5 viaturas, entregues a Pedro Charneca, João Monteiro, Paulo Jesus, Pedro Leone e Vítor Santos.

A luta pelas duas rodas motrizes, nomeadamente tracção dianteira, promete ser animada. Para além de Luís Nascimento, Gil Antunes vêm com alguma rodagem e surge moralizado pelo resultado em Martinlongo. Quase três anos depois, Eduardo Valente/João Lelo regressam às provas de terra, e a adaptação a ser factor determinante. Jogando em casa, Marco Gonçalves/Pedro Arroja, em situação normal também são fortes candidatos, dependendo do desempenho do Peugeot 205 GTi. Em VW Golf GTi, Rui Coimbra conta neste rali com a navegação de Márcio Pereira. Reconhecidamente rápida, a dupla José Carlos Paté/José Gago necessita de somar quilómetros para adaptar às duas rodas motrizes. Num rol de candidatos muito rápidos, parece difícil apostar num concorrente, pelo que a fiabilidade das viaturas poderá ser determinante.

De salutar os regressos à competição de Jorge Baptista no Toyota Celica GT-Four, e Ledesma dos Santos com um Peugeot 205 GTi, após uma ausência de 4 anos.

Para além da ausência de Luís Mota, pela negativa, também o facto de não marcar presença nenhum concorrente com tracção traseira.

A prova disputa-se integralmente no Domingo de manhã. A primeira especial, Cai Logo/Moinho da Rocha começa às 10:18, com chegada a Monchique prevista para as 13:02.

Sem comentários: