terça-feira, maio 6

IRC Portugal: Anton Alen

Uma das mais jovens promessas dos ralis é Anton Alen. Apostando na qualidade, mas também no nome a Fiat tem no finlandês a esperança de voltar aos bons resultados, principalmente nos pisos de terra.

Nascido a 3 de Junho de 1983 em Helsínquia, trouxe geneticamente o virtuosismo do seu pai, Markku Alen, sem esquecer a grandeza: actualmente apenas em altura, mas num futuro quem sabe.

Estreou-se em 2004, participando em algumas provas finlandesas com um Renault Clio RS de Produção. No ano seguinte, com a equipa ST Motors, tripulou um Mitsubishi Lancer EVO VII no campeonato finlandês, mas também fez algumas incursões fora-de-portas como foi o caso dos Ralis Coppa Liburna e Della Marca (Troféu Terra italiana) e Rally Mavro Rodo na Grécia. Efectuou o primeiro Rali no Mundial, o Rali da Finlândia conquistando o 11º lugar no Grupo N, embora sob regime do Super Rally.

O ano de 2006 foi preenchido. Navegado por Jussi Aariainen, participou em algumas provas do Mundial, vencendo o agrupamento de Produção na Finlândia e no Rally de Gales, com um Subaru Impreza WRX. Participou no campeonato italiano de ralis e o troféu de ralis de terra, sempre com o Subaru, e também em algumas provas nórdicas, optando nestes casos por um Mitsubishi Lancer EVO VII.

Em 2007 participou em algumas provas do IRC defendendo as “cores” da Fiat, obtendo o seu ponto alto na vitória do rapidíssimo Rali da Russia. Também participou no Rali da Finlândia, mas não finalizou a prova com problemas no Fiat Punto.

A rapidez e competividade deu-lhe o direito de disputar a temporada completa do IRC com a equipa Fiat. Na primeira prova, Rally de Instambul, foi o melhor representante da marca italiana, acabando na 3ª posição, após um início problemático.

Actualmente, seu companheiro de equipa é Timo Alanne, que antigamente navegava Kosti Katajamaki. Esta é a sua segunda presença no Rali de Portugal, pois navegou Katajamaki em 2005 num Suzuki Ignis S1600.

É um dos candidatos à vitória no Rali de Portugal, e terá em Markku Alen um apoiante e conselheiro.

Sem comentários: