sexta-feira, maio 2

IRC Portugal: Juho Hanninen

Este finlandês surpreendeu nas últimas temporadas do PWRC, pelo estilo agressivo com que aborda os ralis. Sua filosofia é vencedora, e o andamento diabólico, pelo que a máxima de “partir ou quebrar” é aplicada. Apesar de alguns sucessos, também tem no currículo muitos acidentes.

Nasceu em Punkaharju, Finlândia a 27 de Julho de 1981. Possuidor de um Bacharelato em Recursos Naturais, para além dos ralis, costuma efectuar projectos de florestação.

Iniciou a sua carreira aos 18 anos, com um VW Golf, com o qual disputou o campeonato junior durante dois anos. Em 2001 e 2002, tripulou um Seat Ibiza, conquistando o quinto lugar no campeonato júnior em ambas as temporadas. Nos dois anos seguintes, disputou o campeonato nacional com um Honda Civic Type-R N3, sagrando-se campeão da classe menos 2000 cm3 em 2004.

Em 2005, passou para as quatro rodas motrizes. Tripulando um Mitsubishi Lancer EVO VI, venceu o agrupamento de produção numa prova do campeonato nacional. Dando sequência às boas exibições, em 2006, obteve uma vitória e um segundo lugar no Grupo N, na Finlândia, com um Mitsubishi Lancer EVO IX da RRE Sports. Efectuou a sua estreia mundial no Rali da Suécia, e entrando com o pé direito venceu o agrupamento de produção, repetindo o sucesso na Itália. As boas exibições valeram a primeira participação num rali com um WRC – Mitsubishi Lancer na Finlândia. Por fim, participou no Rali de Gales com um Citroën C2 S1600, vencendo a classe A6.

Em 2007, continuou a parceria com a RRE Sports, e participou no Campeonato Mundial de Produção com um Mitsubishi Lancer EVO IX. O seu melhor resultado foi na Suécia, onde venceu, mas posteriormente foi excluido por irregularidades na viatura. Assim, a 2ª posição na Grâ-Bretanha passa a vigorar como o positivo, numa época que finalizou na 5ª posição, com 18 pontos. Efectuou um mini-programa com um Mitsubishi Lancer WRC, em provas não pontuáveis para o PWRC. Noruega, Finlândia e Sardenha foram as escolhidas, com um oitavo lugar na prova italiana a figurar como o melhor resultado, averbando o primeiro ponto no mundial.

Os objectivos para 2008 passam pela conquista do PWRC. A entrada não podia ser mais fulgurante, com uma vitória no Rali da Suécia, após uma luta intensa com Patrick Sandell num Peugeot 207 S2000. A vitória foi mais saborosa, pelo facto de ter vingado a desclassificação na época anterior, quando também havia sido vencedor. O facto de ter finalizado na 8ª posição, averbando mais um ponto no mundial, é apenas mais um extra, num rali memorável.

Depois de umas temporadas com Marko Sallinen, seu navegador actual é Mikko Markkula, que já “cantou notas” para pilotos como Janne Tuohino, Kalle Pinomaki ou Jarkko Miettinen.

Convidado pela organização da prova portuguesa, será interessante acompanhar os duelos com os parceiros do mundial: Armindo Araújo, Andreas Aigner e Bernardo Sousa. Se já conseguiu lutar de igual para igual com um S2000 (Suécia), quem sabe se não o fará em Portugal. Se a sua exuberância trás algum favoritismo, também será elevado o risco de nem finalizar uma etapa do Rali de Portugal.

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