quinta-feira, maio 8

Shakedown do Rali de Portugal

Decorreu esta manhã o shakedown do Rali de Portugal. Como habitualmente a zona escolhida foi o Vale Judeu, no troço também usado no Rali de Loulé. Pela positiva o facto de já ser bem conhecida dos adeptos dos ralis, que rumam para as zonas espectáculos, e pelo facto de ser relativamente perto do Parque de Assistência. Pela negativa, o traçado e especificidade do percurso ser diferente das especiais de classificação percorridas no Rali de Portugal.

Das 8:00 às 12:00 percorreram os concorrentes prioritários, e alguns dos não prioritários, em ritmo muito interessante. Alguns pilotos andaram muito depressa, como se o rali já tivesse começado, enquanto outros estou em crer que ainda não abriram o jogo. A espectacularidade e exuberância de algumas passagens foi evidente: Juho Hanninen, Andreas Aigner, Manfred Stohl, Didier Auriol, Fernando Peres, Bernardo Sousa e Valter Gomes deliciaram o público com belos slides. Por outro lado, Luca Rossetti e o Bruno Magalhães começaram ao ataque. Mas o Ford Focus WRC de Marcus Gronholm colocava todos os presentes em sentido. Sem pressões de competição, e apenas pensando na diversão, Gronholm brindava os presentes com passagens espectaculares.

Apesar de alguns slides mais arrojados, apenas o Vitor Pascoal teve um pequeno percalço, com o Peugeot 207 S2000 a sair momentaneamente de estrada, mas rapidamente regressou ao traçado.

Nota negativa para o pouco público. Até em provas do regional/Open compareceu mais público. Eram pilotos, navegadores, mecânicos, controladores, elementos ligados às organizações e às equipas de ralis, fotografos e alguns jornalistas. Valeu pelo show, pelas numerosas passagens das viaturas, mas também pelo convívio com os “suspeitos do costume”.

Quanto a resultados, foi Luca Rossetti quem averbou o melhor tempo, demonstrado que atravessa um bom momento de forma, e que as vitórias não foram em vão. Bruno Magalhães foi segundo a 1,4 segundos, enquanto que Anton Alen foi o terceiro, e melhor Punto, a 2,4 segundos. Surpresa veio da parte de Tirabassi que efectuou o quarto tempo, seguido por François Duval (Fiat) e Manfred Stohl (Peugeot).

Sem comentários: