terça-feira, junho 17

Pedro Leone venceu Rali de Beja

A equipa Pedro Leone / Bruno Ramos em Ford Sierra Cosworth venceu de forma categórica o Rali Robbialac Cidade de Beja, segunda prova do Challenge Regional de Ralis.

O público presente na prova alentejana teve a oportunidade de assistir a um rali muito competitivo e rápido. Com um vasto lote de candidatos aos lugares cimeiros, o favoritismo recaia sobre o piloto local Pedro Charneca, navegado por Luís Assunção, em Ford Sierra Cosworth. Sem desiludir, venceu a Super Especial no Estádio Flávio dos Santos e a primeira passagem pelo troço de Carocha. A oposição directa veio de Pedro Leone, que aproveitou as características da prova, para explorar da melhor forma o seu Ford Sierra “WRC”. Venceu a terceira especial do Rali, ficando a apenas 2,7 segundos de Pedro Charneca, quando apenas faltava disputar o último troço. Pedro Charneca viu as hipóteses de repetir o triunfo de 2006 esfumarem quando o motor do Sierra partiu, a poucos quilómetros do fim. Pedro Leone herdou a liderança da prova, e saboreou pela primeira vez a vitória em provas dos regionais. A equipa da Expofor, demonstrou estar cada vez mais adaptada ao formato dos ralis, e aproveitou da melhor forma as características do rali e da viatura. Com esta vitória ascendeu à liderança do Challenge Regional de Ralis.

A equipa António Lampreia / Pedro Macedo aproveitou o conhecimento do terreno, e alguma apatia inicial dos principais adversários para alcançar a segunda posição. Uma entrada ao ataque permitiu distanciar-se das lutas que decorriam atrás, gerindo a vantagem até final.

Participando num Subaru Legacy 4WD, Ricardo Teodósio efectuou uma prova em progressiva adaptação. Navegado por Marcela Filhó, colocou a sua experiência no terreno, chegando a alcançar o melhor registo na especial da Carocha, com uma média de 98,8 Km/h. No entanto, um furo na segunda especial do rali, e uma penalização de 30 segundos, atiraram-no para a oitava posição. Graças ao forcing final, mas também a alguns abandonos, acabou na terceira posição.

Gil Antunes e Luís Nascimento protagonizaram uma luta ao segundo pela vitória entre os duas rodas motrizes. Na super especial de abertura, o concorrente do Corsa 2.0 entrou ao ataque, a aproveitou um furo de Gil Antunes para assumir a liderança da classe com 8,5 segundos de diferença. Mas na primeira passagem pela Carocha, o piloto do Astra GSi superiorizou-se em 12 segundos, anulando a desvantagem e passando para a frente.Luís Nascimento não baixou os braços e na especial seguinte reduziu a diferença para 2,1 segundos. A competição estava ao rubro, e a última especial decisiva. Gil Antunes furou na parte final do troço, sendo batido em 4 segundos por Luís Nascimento, que vencia assim entre os 2 rodas motrizes. O volte face veio no final da prova, quando a organização optou por desclassificar o piloto algarvio, devido a irregularidades num posto de controlo. Sem mais alterações, a equipa de Aruil, Gil Antunes/Daniel Amaral venceu entre as duas rodas motrizes, e ficou na quarta posição da geral, a apenas 0,3 segundos de Ricardo Teodósio.

Uma das surpresas da prova foi protagonizada pela equipa António Nunes/Rui Marques. Na terceira prova com o Ford Sierra Cosworth, a dupla não se fez rogada, superiorizando alguns concorrentes locais e alcançando a quinta posição. Logo atrás, Vitor Santos e Filipe Carvalho, tiveram alguns problemas com o Sierra Cosworth, que não os permitiu chegar mais à frente. Com a sexta posição somaram 12 pontos e subiram ao terceiro posto no Challenge.

Incluido na “comitiva de Alenquer”, Carlos Gomes e José Pereira surpreenderam pela rapidez e espectacularidade com que abordaram o traçado do rali. A bordo de um Ford Escort MKII, venceram entre os veículos de tracção traseira e acabaram num excelente sétimo posto. Um pequeno aparte, para salientar a atitude do piloto que aproveitou a presença em Beja, para promover o Rali do Cadaval (20 e 21 de Setembro) prova do Regional de Alenquer.

Em permanente evolução, José Correia em BMW 325 IX finalizou a prova na oitava posição. Debatendo-se com alguns problemas na caixa de velocidades, foi gradualmente aumentando o ritmo durante o rali, retirando sempre muito tempo entre passagens.
Na nona posição ficou Adérito Pereira e Alexandre Honrado em Peugeot 205 4x4. Com um ritmo próprio, viu-se prejudicado pelo pó do concorrente que o antecedia nas primeiras passagens, no entanto tal não influenciou a classificação final.

Alexandre Ramos e Sandra Ramos, em Peugeot 106 fecharam o top ten e venceram a classe I, reservada a viaturas com cilindrada igual ou inferior a 1600 cc. Mesmo com alguns problemas físicos, o piloto da região centro não deixou créditos por mãos alheios e efectuou uma exibição convincente, coroada de êxito.

Os vencedores da primeira prova, José Neves e José Jesus não foram além da segunda especial do rali, quando um toque à entrada de um pontão danificou o Mitsubishi Lancer EVO IV. José Carlos Paté e José Gago voltaram a abandonar, desta feita com problemas mecânicos. Engrossando a lista de abandonos, Marco Gonçalves e Pedro Arroja, viram a transmissão ceder na última especial, depois de alguns problemas com os travões do Peugeot. Definitivamente os “leoãozinhos” não se dão bem no Challenge, também Ledesma dos Santos abandonou com uma transmissão partida na especial 2.

Uma nota de destaque para o regresso de Manuel Grade aos ralis. Este piloto que ficou conhecido na década de 90, pelas espectaculares exibições no campeonato dos Açores com um Citroën AX, voltou aos ralis, navegado por Ana Grade. Infelizmente, a participação foi curta ficando-se pela especial 2, quando a caixa de velocidades do Peugeot 205 cedeu.

A prova ficou marcada pelo elevado número de ausências (12), o qual não foi alheia a greve de empresas reboques, na zona sul do país.

Destaque para a Super Especial que decorreu na noite de Sábado no Estádio Flávio Gomes, e revelou-se uma aposta ganha por parte da Organização. Numa verdadeira festa dos ralis, o Estádio registou uma enchente para assistir ao percurso deliniado para a especial de abertura do Rali Robbialac Cidade de Beja.

Segue-se uma paragem no Challenge, ficando o regresso marcado para Setembro, de novo por terras alentejanas, com o Rali de Ourique.

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