sábado, julho 12

Na zdorovya Hanninen!!!

Foi um autêntico recital de condução que o finlandês Juho Hanninen deu no Rally da Russia, 3ª prova a contar para o IRC. A estreia num Peugeot 207 S2000 (o mesmo de Miguel Campos e Patrick Snijers) dificilmente podia correr melhor. Liderou o rali da 1ª à última especial, venceu várias especiais de classificação, não teve qualquer problema (mecânico ou despistes) e ainda viu o pelotão do IRC a mais de 2 minutos no final das 12 especiais de classificação. Uma eficácia impressionante, e completamente meritória.

Não fosse a exibição de Hanninen, e a Rússia podia ter marcado um regresso triunfante da Fiat Abarth. Anton Alen imprimiu um ritmo muito forte (venceu a prova em 2007) e não fosse um furo na derradeira especial do 1ªdia até poderia ter incomodado Hanninen. Encetou um recuperação desde a sétima posição, e ascendeu ao segundo lugar na última especial devido ao abandono de Evgeny Novikov. A fechar o pódio, o segundo Fiat de Giandomenico Basso, cujo principal problema foi ter partido o vidro no 2º dia de prova.

Menos bem estiveram os “homens da Kronos”. Claramente batidos pelo outsider Hanninen, acabaram num 4º e 5º lugar (Loix e Vouilloz), mas estiverem longe dos homens da frente. Positivo o facto de Vouilloz ter ascendido à liderança do IRC, em igualdade pontual com Rossetti, que não participou na prova.

Outro dos concorrentes que efectuou uma prova muito positiva foi o checo Kopecky. O piloto até podia ter chegado mais longe, não fossem problemas no 2ª dia de prova (4 minutos a mudar um pneu). Mesmo assim acabou na sexta posição.

Uma palavra para a excelente exibição do jovem russo Evgeny Novikov. Em Subaru Impreza N12, andou sempre em grande nível, vencendo especiais e consolidando uma segunda posição merecida. Problemas com suspensão levaram ao abandono na última especial do rali. Este azar em nada favoreceu os restantes concorrentes, pois a Subaru não está inscrita no IRC.

Próxima prova – Madeira, onde espero uma vitória portuguesa… à Hanninen.
.

Sem comentários: