segunda-feira, setembro 15

Seja Excêntrico

O Euromilhões PAX Rally surgiu como resultado à anulação da edição Lisboa-Dakar de 2008. Organizado numa parceria entre a Lagos Sport e a ASO, é uma das três provas que fazem parte do Dakar Series. A prova que decorreu durante 5 dias incluía 6 etapas, entre Lisboa e Portimão, passando por Castelo Branco contou com aproximadamente uma centena de concorrentes, distribuídos entre motos, quads e carros.

O aliciante de contar com os “heróis do Dakar”, incluídos em equipas de fábrica (VW, Mitsubishi, BMW e KTM) promoveu algum interesse entre os apaixonados pelo automobilismo, pois era uma prova internacional, com cobertura televisiva na Eurosport e RTP.

A prova não contava para nada. Não existe uma pontuação, bonificação ou outra classificação abonatória, apenas existia o prestígio de uma prova isolada, ou seja uma excentricidade. Desde o início que nos apercebemos que se tratava uma prova para VIPS, e alguns concorrentes, pois o público não entrou nas contas da organização.

A informação escassa sobre a prova, mas parecia um convite a não presença na estrada. Os mapas das especiais pareciam desenhos da primeira classe, e as ditas zonas espectáculo eram praticamente imperceptíveis ou inexistentes. Os elementos que se deslocaram à estrada, mais pareciam ir à “descoberta” da caravana, e foram muitos aqueles que simplesmente desistiram de assistir a prova, pois era perceptível que não queriam uma repetição de 2007. Talvez quiseram proporcionar um cenário africano, despido de público, aos concorrentes e também aos convidados, pois a preocupação da organização residia principalmente nas tendas VIP. Salvo raras excepções, com promoção das autarquias, como Mação e Portimão, a prova passava despercebida.

Isto para não falar na falta de informação, ou mesmo no site onde os tempos disponibilizados nem permitiam impressão. Não havia uma informação sobre o Superrally e a listas de ordem de partida apareciam no decorrer da etapa.

Enfim, os objectivos da organização foram largamente alcançados – realizar uma prova compensatória internacional e afastar o público, incutindo um estatuto de prova elitista.

Sem comentários: