domingo, outubro 12

Loeb e o Trabalho da Ford

A ronda mediterrânica de asfalto, teve a sua segunda prova na Córsega. O favorito Sebastien Loeb dominou a prova de fio a pavio, vencendo todas as especiais do primeiro dia e segundo dia (excepto um), não dando qualquer chance aos adversários. A história do vencedor do rali está contada, sem surpresas Loeb somou a 46ª vitória no Mundial, a 10ª esta temporada. A Citroën teve um golpe nas suas aspirações, quando na 3ª especial Dani Sordo sofreu um despiste, ficando fora de prova quando ocupava a segunda posição. A “dobradinha” ficava fora dos planos da marca francesa, e as atenções passavam para o trabalho da Ford.

As tácticas voltaram à ordem do dia, desde o início do rali até final. Surpreendentemente, Mikko Hirvonen rodava na frente de François Duval, embora o belga nunca estivesse muito longe do seu colega. No segundo dia, Duval entrou ao ataque e chegou mesmo a passar Hirvonen, mas a real intenção passava por pressionar Loeb, e verificar se era possível chegar mais à frente. Ao verificar que era impossível, as posições trocaram e a estratégia passava por segurar a 2ª e 3ª posições. Finalmente, o “golpe de teatro” deu-se no último dia: Mikko Hirvonen perde muito tempo devido a um furo (mais de 2 minutos), e vê-se ultrapassado por Duval, mas também por Latvala que estava a efectuar uma excelente prova. Pensando no Mundial de Marcas, mas principalmente no Mundial de Pilotos, Malcolm Wilson não hesita em dar a ordem de penalização a Latvala e Duval (à entrada do último troço). Hirvonen acaba o rali na segunda posição, e perde apenas mais 2 pontos para Sebastien Loeb. Já a equipa M-Sport Ford fica com mais um registo de uma prova com muita táctica, que embora legal desprestigia a actuação de todos os seus pilotos.


Uma das lutas mais interessantes do rali foi protagonizada por Jari-Matti Latvala, Petter Solberg, e no primeiro dia também contou com Chris Atkinson. A “despromoção” da equipa oficial fez bem a Latvala, pois sem a pressão que lhe era exercida foi gradualmente evoluindo durante o rali, e em situação normal superiorizou-se aos demais. Petter Solberg ainda ocupou a 4ª posição, mas depois de a ter perdido, furou no último dia e teve que contentar-se com o quinto lugar, na frente do seu colega Chris Atkinson, que viu-se arredado da luta pela 4ª posição após um furo (os furos marcaram este rali) a meio do segundo dia.


Urmo Aava e Matthew Wilson fecharam o lote de pilotos nos lugares pontuáveis.

Fonte:Ralis.Online

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