segunda-feira, novembro 3

Loeb penta-campeão

No Domingo fez-se história no WRC, durante o Rali do Japão. Pela primeira vez um piloto (e navegador) alcançou 5 títulos mundiais de ralis. Sebastien Loeb e Daniel Elena apenas precisavam de acabar nos 3 primeiros para resolver a questão do título de 2008, e foi isso que fizeram. Optando por uma toada calculista e reservada, a dupla francesa deixou que a equipa Ford assumisse as despesas da prova, pois a estes só interessava a vitória, e confiar que algum azar surgiria ao francês. Loeb chega a uma marca difícil de bater no WRC, e está longe de dar por terminada a carreira. O futuro do WRC poderá trazer algumas novidades que façam a diferença, mas o piloto excepcional parece manter sempre os níveis de confiança e maturidade a um nível muito superior à concorrência.

Mikko Hirvonen fez o que lhe competia. Entrou ao ataque, assumiu a liderança e não mais a largou. Foi secundado pelo seu colega de equipa Jari-Matti Latvala, que no seu regresso à equipa oficial cumpriu o seu papel. Juntos somaram 18 pontos que permitem à Ford WRT aspirar ainda ao título de marcas.

Na quarta posição finalizou Chris Atkinson, que foi o melhor representante entre os construtores nipónicos (no caso com um Subaru). O australiano teve mais sorte que o seu colega de equipa Petter Solberg, que abandonou no segundo dia de prova (mais concretamente na segunda NOITE), após um toque num buraco que lhe danificou a suspensão posterior. O norueguês que foi dos mais acarinhados pelo público (Mr. Hollywood) tentou retribuir com resultados, e andou próximo dos homens da frente, mas acabou fora de estrada. Aproveitou o Super Rally para conseguir o oitavo posto final.

A Suzuki também tem razões para sair satisfeita do “seu rali”. Os dois pilotos oficiais finalizaram o rali na 5ª e 6ª posições, Per-Gunnar Andersson e Toni Gardemiester respectivamente, alcançando os melhores resultados da temporada. Para além de conseguirem rodar mais próximos dos principais adversários do WRC, o “recém-encartado” Gardemeister também deu a primeira vitória numa especial do WRC para o Suzuki SX4.

Pela negativa regista-se o abandono de Sordo no primeiro dia do rali com problemas de motor no C4 WRC, e o violento despiste de François Duval com o Focus WRC da Stobart, que deixou mazelas em Patrick Pivato.

O mundial acaba com o Rali de Gales – GB.
.

Sem comentários: