quarta-feira, dezembro 10

Uma questão de Zeros

O Rali Cidade de Portimão, prova do Challenge Regional de Ralis contou teve a particularidade de contar com 3 viaturas de segurança, conhecidos como carros zero.

Estas viaturas têm o nome de “zeros”, mas tem um papel importante, que é o de alertar o público para o início da competição, e avisar a organização sobre uma eventual anormalidade dentro de uma Prova Especial. É uma função de muita importância, que deve ser desempenhada por elementos experientes, que contribuam para melhorar o rali.

Pois, a organização do rali não teve isso em conta e optou por atribuir o número 0 (a última viatura em estrada antes do início da competição) a um estreante que iria participar pela primeira vez numa viatura recém-adquirida. Certamente não era uma atitude correcta, e a organização foi alertada para tal facto, mas o rali avançou. Na primeira especial (sem contar com a SE), ao fim da terceira curva (a primeira com um maior grau de dificuldade) qual não é o espanto de ver o Ford Escort Cosworth, com o número zero capotado...

Hilário Jaime participava nesta prova como 00 (Dois Zeros) e estreava um Peugeot 205 GTi. Infelizmente, passados dois quilómetros da mesma especial – Senhora do Verde, um problema mecânico levou a encostar a viatura.

Em poucos quilómetros, a organização viu a segurança reduzida a apenas uma viatura. Joaquim Santos, que foi navegado por José Charata, ficaram encarregues de abrir os restantes troços, com o Opel Corsa 1.6 – 000 (Três Zeros). Felizmente estes dois elementos conseguiram levar a viatura até final, e desempenhar as funções a que foram destinados – abrir a estrada zelando pela segurança do público e concorrentes.
.

Sem comentários: