terça-feira, fevereiro 3

Pontuação à Mundial

A nova aposta do CAAL arranca dentro de duas semanas e marca uma viragem nos ralis a Sul. O regulamento do Troféu Selénia já foi divulgado e aprovado, e uma das novidades prende-se com as pontuações das provas. O sistema de pontuação é semelhante ao aplicado no mundial e nacional de ralis, com uma alteração que atribui um ponto a todos os concorrentes que acabem a prova. Ou seja, o vencedor soma 10 pontos, o segundo classificado soma oito pontos, o terceiro soma seis, e assim sucessivamente até ao sétimo que soma dois. A partir do oitavo posto todos os concorrentes que terminem a prova somam um ponto. Depois de algumas temporadas com o objectivo a passar em terminar nos 15 primeiros, agora para somar mais que um ponto é necessário terminar nos 7 primeiros. Das oito provas que compõem o Troféu Selénia, apenas contam os sete melhores resultados, numa tentativa de beneficiar os concorrentes que não podem participar na prova de asfalto – Casinos do Algarve, como por exemplo viaturas de Todo-o-Terreno e homologados.
No que diz respeito às divisões e categorias também existem pontuações. Na divisão I (Duas Rodas Motrizes) para os concorrentes com GrupoA, N, TT e Clássicos, e Divisão 2 (todas as categorias): por prova o primeiro classificado somará 6 pontos, o segundo 4, o terceiro 3, o quarto 2 e os restantes 1 ponto.
No entanto, existe uma diferença no caso da Divisão I – VSH com 2 rodas motrizes. Pois o primeiro soma 5 pontos, o segundo 3 e o terceiro 2, com os restantes que finalizem a prova a somar 1 ponto.
Finalmente existe também classificações para a Categoria de Senhoras. A primeira classificada soma 4 pontos, a segunda 2 e todas as restantes 1 ponto.

Sem comentários: