domingo, abril 26

Nuno Pinto alcança 1º triunfo em Lagos

O Campeonato Regional do Sul arrancou este domingo com o Rali de Lagos, com novo formato, mas mantendo o nível competitivo e a incerteza do resultado até final.
Uma vez mais as mecânicas foram decisivas. João Monteiro em Ford Sierra Cosworth e Rui Chaparro em Subaru Impreza GT distribuíram as vitórias nas especiais de classificação, e acabaram a primeira ronda separados por 1 décima. Mas a luta destes dois concorrentes ficou por aqui, primeiro João Monteiro com o motor partido e depois Rui Chaparro com avaria mecânica abandonaram.
No local certo à altura certa, Nuno Pinto e João Silva, em Mitsubishi Lancer EVO III ascendiam ao primeiro posto. Apostando numa postura ofensiva, foram os mais rápidos nos dois troços em falta, retirando muito tempo às primeiras passagens vencendo a primeira edição do Rali de Lagos. No final da, Nuno Pinto não conseguia conter a satisfação da primeira vitória à geral nos ralis, deixando para trás uma sucessão de azares que impediram o resultado. Para além da primeira vitória, também assume a liderança do campeonato regional.
No segundo posto, Pedro Leone e Bruno Ramos efectuaram uma prova sólida, rodando constantemente atrás de Nuno Pinto, mas com vantagem para os directos adversários, António Lampreia e Nelson Ramos que fecharam o pódio. O concorrente alentejano manteve a estratégia de aliar a fiabilidade da sua viatura a um ritmo consistente.
José Carlos Paté e José Gago efectuaram uma notável recuperação da 12ª posição até ao 4º posto final. Um problema mecânico fê-los efectuar parte da primeira ronda apenas com tracção traseira. Na quinta posição acabou a equipa Bruno Andrade / Ricardo Barreto, que aproveitou a nova caixa de velocidades do Subaru Legacy para andar mais próximo dos lugares da frente.
No sexto posto, Rui Coimbra e José Martins debateram-se com alguns problemas no VW Golf GTi, que impediam de andar mais à frente. No entanto, os problemas dos principais adversários ajudaram na obtenção da vitória entre os carros de duas rodas motrizes. Graças às bonificações das pontuações para os 2WD, Rui Coimbra ascende ao 3º posto do campeonato com 16 pontos (em igualdade pontual com António Lampreia).
João Tabaio e Rui Ventura, em Ford Escort Cosworth, acabaram na sétima posição, na frente de Márcio Marreiros e Paulo Costa que venceu a classe I com um Opel Corsa 1.6.
A fechar o lote dos 10 primeiros estão duas estreias. A equipa Carlos Martins / Alfredo Cruz demonstrou uma boa adaptação ao Peugeot 205 GTi acabando no nono posto (2º da classe 2). Durante a prova estiveram numa luta animada com Luís Nunes / Cláudia Dias em Mitsubishi Lancer EVO VI, mas o factor decisivo foi uma penalização no último controlo, que os deixou na décima posição.
Uma nota final para a prestação de Luís Nascimento / José Charata, que se viram a braços com alguns problemas mecânicos no Opel Corsa 2.0. Esta equipa foi sempre muito rápida efectuando bons registos em todas as especiais, que lhes valeria o 4º posto. No entanto algumas penalizações atiraram-nos para a 12ª posição.
Entre os desistentes, para além de João Monteiro e Rui Chaparro, também José Neves abandonou vítima de despiste, António Lamúria com uma avaria no Lancia Delta e Augusto Páscoa com uma transmissão partida.
O regional está de volta no final de Maio com o Rali de Beja, com a organização a cargo do Aero Clube de Beja.

Sem comentários: