quarta-feira, maio 20

Martim Longo na Primeira Pessoa – Parte5

Retomando os testemunhos dos intervenientes no Rali de Martim Longo, deixo a palavra ao Pedro Franco que efectuou a sua estreia em ralis. Como é habitual o texto foi retirado do Fórum Ralis a Sul.
PEDRO FRANCO – 9º classificado
Começando pelo principio recentemente lembrei-me de me iniciar nos ralis ( embora que a roçar os cinquenta já devia ter juízo...) Desafiei o meu amigo Victor (que todos chamamos de "Manel") e aqui estamos. Por onde começar ? Primeiro por ver se tínhamos "vida" para isto ou melhor dizendo "jeito".
Campeonato Regional ou Selénia ? Aqui a razão de escolha pelo 2º foi devida ao facto de os fatos e capacetes não terem de ter homologação em vigor e assim o orçamento ser mais reduzido. O senão é o preço das inscrições especialmente para quem não pode fazer as provas todas, mas esse balanço será feito no final da época.
Assim está marcado o orçamento: baixíssimo porque se não houver "jeito" toca de vender o "hardware" e tenta-se minimizar as despesas.
Patrocínios ? Quem vai dá-los a quem nunca fez nada ? Assim falámos com uns amigos e troca-se favores (ou serviços) por espaço. E sobretudo o "própriocinio".
Carro: barato, fiável e duma mecânica muito simples. O Escort que já tinha feito um rali e estava com roll bar e pouco mais e parece cumprir os requisitos. A caixa é standard (andamos sempre em 2ª e 3ª e lá de vez em quando metemos uma 4ª....mas ainda tem 5ª) e o motor também está normal.
Autoblocante ? Nem vê-lo. Uma "coisa" que talvez venha no futuro agarrado a uma caixa curta....
Suspensões: uns Koni novos à frente que custaram quase tanto como metade do carro e os Koni de trás foram ressuscitados no importador. Pneus terra: comprados 2 Fedima novos para a frente mais 3 em segunda mão.
Um terratrip , intercomunicadores e está feito. Pintura e preparação feita por mim (reforços e pouco mais), algumas peças de barcos (a minha vida está ligada à náutica) tal como o conta rotações novo, muito parafusos inox.
E lá vamos nós para Martim Longo ! Entretanto fizemos cerca de 400 kms no carro em voltas para ver o que se ia partindo ou desapertando.
O "Manel" tinha umas "luzes" de navegação, fomos inventando as nossas notas e métodos e fizemos os reconhecimentos devagarinho com o meu Prius a ver se não o estragávamos muito. O piso então até parecia razoável, mudaria de opinião durante as 2as passagens !
(...)Maçaricos como éramos ( e somos...) tudo era novidade: sistemas de partida, carta de controlo, cronómetro, etc. e lá partimos para a PE1 e tudo ia correndo sem grandes percalços, giríssimo. Rolar depressa (mas não tão depressa como os outros...) e ter a certeza que ninguém aparece pela frente ! O senão foi no km 16,5 uma fita de plástico de percurso que se partiu e se atravessou no "caminho certo", virámos para a direita enquanto devíamos ter seguido em frente. Ao final de um pouco demos pelo erro e toca de vir para trás para o "caminho certo", perdemos uns 3 minutos nisto, mas chegámos ao fim da PE embora na passagem pela lomba do asfalto tenha sido à "rasca". Está claro que nada de pôr o carro a voar, tomara que ele vá com as 4 rodinhas todas no chão ! PE longa como tudo ! No final da PE2 avisaram-nos que a grelha e o farol estavam a cair. Trabalho feito no parque de assistência e com a ajuda dum senhor que era mecânico da Ford (...) também se descobriu e reparou um parafuso da torre da suspensão dianteira que estava a desapertar-se. Próximo upgrade: contraporca nesses parafusos !
E as PE foram passando e melhorando os tempos, adaptando-me ao carro e ao piso que cada vez estava pior, com cuidado para não furar nem sair ( pena o Fontaínhas ter saído tão perto do final) e pé leve no acelerador nos sítios a subir onde o piso fazia “ondas” para não sacrificar muito as transmissões.
Saldo final: suporte da panela de escape partido (outro upgrade para o futuro) e satisfação por ter chegado ao fim e ainda ter carro para a próxima prova.
Próximos passos ?
a) Ver se carro consegue “voar” e aterrar direito
b) criar “calo”
c) colar mais vezes o acelerador ao fundo
d) chegar sempre ao fim.... e divertir-me sempre
Parece que depois duma PE de 20 kms uma rampa com 2,5 kms vai passar num instante !
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