domingo, junho 21

Estatística do Campeonato Regional 2009

À semelhança do que foi feito em relação ao Troféu Selénia (e e foi feito no ano passado ao CRRS e CRDR), elaborei os dados estatísticos do campeonato regional do sul 2009. 
Os dados foram disponibilizados oficialmente através dos clubes organizadores das duas provas que já foram disputadas - Beja e Lagos.
Para além da tabela classificativa do CRRS 2009 (de acordo com os dados oficiais FPAK), também podem ser consultados outros valores - vitórias, vitórias em especial, nº de participantes, penalizações, abandonos, trocas de pilotos, navegadores e viaturas, extensão de provas, melhor média entre outros.
FICHEIRO EXCEL ( http://www.ralisasul.com/rali/Estatistica%202009-CRRS.xls )
NOTAS
- Para além do Nuno Pinto averbar 100% de vitórias, também Luís Reis o fez na classe III (embora fosse o único representante da classe)
- A equipa com + vitórias em especiais de classificação é o Pedro Leone/Bruno Ramos onde se impôs por 3 vezes (todas em Beja). Seguem-se Nuno Pinto com 2, e depois o trio João Monteiro, Rui Chaparro e José Neves apenas com uma.
- Na divisão 1 é o Luis Nascimento quem leva mais vitórias, e na classe I o Márcio Marreiros já soma 6 melhores tempos.
- O Troço mais rápido foi o das Neves (Beja) com uma média de 91,4Km/h pratagonizado pelo José Neves (Neves nas Neves). Curiosamente nas 2 rodas motrizes, o melhor registo foi do Luís Nascimento, mas no troço de Bensafrim no Rali de Lagos.
- Quanto às penalizações, o Luís Nascimnento/José Charata ficam na frente - acumulando 5:10 (nas duas provas), seguido do Manuel Ribeiro 5:00 (apenas em Beja)
- Beja foi um pouco mais extensa que Lagos - 40,4 versus 39,58.
- Quanto ao número de participantes, curiosamente estiveram 25 elementos à partida em ambas as provas - embora estivessem mais inscritos (Beja tinha 32). Números muito semelhantes também nos abandonos - 9 contra 10.
- A classe 4 continua a ser a "parente rica" do regional, embora de uma prova para outra se perdessem 3 concorrentes. A classe 3 apenas tem um representante.
- São 3 os concorrentes que abandonaram nas 2 provas. A saber: Pedro Charneca, António Lamúria e Armando Barradas.
- António Lampreia e Luís Reis já experenciaram navegadores diferentes, enquanto que António Lamúria e Armando Barradas trocaram de viatura (infelizmente o resultado foi o mesmo).
- Para já são 40 elementos que efectuaram todas as provas (entre pilotos e navegadores), dos quais apenas 7 pilotos e 6 navegadores lograram finalizar todas.
Imagem:Mondegosport

Sem comentários: