quarta-feira, agosto 12

O Rali Vinho Madeira no Eurosport

O site RalisMadeira disponibilizou os links dos vídeos da Eurosport da ronda do IRC que decorreu na Madeira, e permitiu o acesso a algumas das melhores imagens dos concorrentes. A Eurosport, a par com a RTP-Madeira, desempenhou um papel preponderante na promoção e divulgação da edição 50 do RVM.
Gostava de destacar a excelente montagem dos filmes, aproximando-se do nível dos praticados no WRC. Com o passar das provas é notória uma melhoria significativa na promoção e na edição dos ralis. Desde já fica uma nota negativa para os directos – por duas vezes interromperam entrevistas com principais intervenientes – Bruno Magalhães e Kris Meeke.
O genérico de entrada com uma alusão muito rápida às 50 edições da prova madeirense podia ser melhorado, mas é colmatado com a entrada de Bruno Magalhães e Alexandre Camacho no lote de favoritos. Normalmente este genérico está reservado aos elementos habitues do IRC, mas talvez pela exibição do 1º dia, ou por mérito da edição de 2008, os dois portugueses merecem destaque.
Efectivamente, as imagens eram extraordinárias, e os andamentos rapidíssimos nada devendo aos WRC’s. Só o conhecimento extremo das estradas, e uma dose de “insanidade” fez com que Basso, Magalhães e Camacho andassem no limite, principalmente nas descidas vertiginosas. Não estranha o despiste do Meeke, e mesmo do Rossetti, pois a exigência de rapidez levou ao erro – que só por felicidade levou a apenas um abandono entre os concorrentes da frente.
Interessante o facto de não existir uma única menção ao Campeonato Europeu de ralis, nem aos pilotos Solowow e Fontana que entraram na luta dos dez primeiros. Por contra-senso aparecem muitas imagens de Vítor Pascoal, que mesmo com uma viatura sem as evoluções, podia (e devia) ter feito melhor. Também interessante o destaque dado ao Ricardo Moura (representante dos Açores – e faço alusão ao facto de Nicolas também ter sido patrocinado pelo Governo Regional dos Açores no Rally Portugal Histórico), e também ao Skoda de Maurin e ao Proton Satria de Guy Wilks.
Finalmente uma palavra à competição reservada aos duas rodas motrizes – com todo o destaque vai para Manuel Villa, no Fiat Punto S1600 que venceu facilmente. O piloto italiano e Denis Milet foram os únicos que participaram na prova madeirense do campeonato IRC 2WD, o que faz lembrar os campeonatos europeus, em que se premeia a presença em detrimento da rapidez. Seria justo elogiar as prestações de Filipe Freitas (devido à não inscrição da Renault no IRC não merece sequer aparecer na tabela dos 10 mais, substituído por Guy Wilks), e também João Magalhães que venceu e convenceu no Grupo N convencional e apenas se viu uma mísera passagem de relance. Também faltaram mais imagens das “cavigiolettes”, mas para essas basta procurar na net para encontrar registos interessantes.
2009 ficou para trás numa edição memorável, com os dois primeiros separados por 3,5 segundos.
Os vídeos podem ser visto em RALISMADEIRA - VIDEOS RVM 2009

Sem comentários: