quarta-feira, setembro 16

Todos ao Algarve ver a GP2 Series e o FIA GT!

Portimão vai ser no próximo fim-de-semana cenário da derradeira prova do campeonato GP2, num programa que inclui também o campeonato FIA GT, competições onde Álvaro Parente e Miguel Ramos têm uma palavra a dizer relativamente à possibilidade de fazerem soar o hino nacional.
No caso da GP2, a prova portuguesa é a única da época que não se inclui num programa de Fórmula 1, com os participantes a descobrirem um novo e espectacular traçado do Autódromo Internacional do Algarve, pista onde estarão igualmente presentes os homens do FIA GT, o mais importante campeonato de GTs do Mundo.
Portimão é um dos traçados mais curtos do calendário de GP2, mas a sua natureza ondulada, com muitas subidas e descidas, obrigando as equipas a uma afinação com grande aderência. Com muitas curvas, o circuito não é tão rápido como outros já experimentados ao longo da época, mas tem a vantagem de oferecer aos pilotos inúmeros pontos de ultrapassagem. O asfalto nunca antes utilizado por estes carros constituirá um desafio para as configurações aerodinâmicas das equipas.

Íncrivel Hulk já é Campeão na GP2
Nico Hulkenberg (ART Grand Prix) já é o virtual vencedor do campeonato GP2 de 2009, desde a última prova realizada em Monza, mas os restantes lugares e a vitória entre as equipas está ainda por decidir. Muito naturalmente, Álvaro Parente será a atracção principal no Algarve no próximo fim-de-semana, e depois do 'Incrível Hulk' ter assegurado o título em Monza espera-se uma corrida aberta no linda e difícil pista algarvia.

Vitória em casa para ORT e Parente?
A Ocean Racing Technology, equipa estreante na GP2, teve um início de campeonato algo tremido, mas a meio da temporada, a equipa conseguiu dar a volta por cima e alcançou novos níveis de competitividade, rapidamente conquistando os primeiros pontos, o primeiro pódio e, finalmente, a primeira vitória, com um espectacular triunfo de Parente no difícil traçado de Spa-Francorchamps. Parente procura agora a sua segunda vitória do ano.
No Algarve, e para além da ORT e Álvaro Parente, a comunidade angolana terá motivo para ver corridas de automóveis, graças à participação de Ricardo Teixeira, de nacionalidade angolana mas nascido em Portugal, que faz a sua época de estreia na GP2. Isto tudo sem contar também com a presença de uma quase mão-cheia de pilotos brasileiros: Lucas di Grassi, Diego Nunes, Luiz Razia e Alberto Valério.

Miguel Ramos vai vencer no FIA GT?
O Campeonato FIA GT é onde correm as grandes marcas: Porsche, Ferrari, Corvette, Maserati, Saleen. É também aqui que está outro piloto português, Miguel Ramos, que correr com o Maserati da Vitaphone Racing pelo terceiro ano consecutivo. Ramos venceu uma corrida na temporada de 2007 e outra em 2008, mas este ano ainda está à procura do seu primeiro triunfo. Será no Algarve?

Sem comentários: