segunda-feira, março 1

FPAK alerta para carros de reconhecimentos nos ralis

Comunicado da FPAK
Nas Prescrições Especificas de Ralis 2010 são definidas as regras pelas quais se devem reger os reconhecimentos das Provas Especiais de qualquer Rali e nomeadamente é referido que:
14.3 - As viaturas a utilizar para o reconhecimento das PE's de qualquer Campeonato ou Troféu, terão que ser viaturas conformes ao disposto no Art. 22º do Regulamento dos Campeonatos Regionais FIA 2010.

Para facilitar a compreensão dessas regras, abaixo se transcreve o disposto no Art.º 22 do Regulamento dos Campeonatos Regionais de Ralis FIA 2010.
22.1 VIATURAS DE RECONHECIMENTO
Requisitos gerais:
- A viatura deve ter uma única cor, sem qualquer publicidade, autocolantes, etc.
- Protecções inferiores são autorizadas (de acordo com os regulamentos do Grupo N)
- Dois faróis dianteiros adicionais (de acordo com o Código da Estrada) são autorizados
- A equipa poderá utilizar um sistema ligeiro de intercomunicação (sem capacetes)
- Equipamento complementar de navegação poderá ser instalado na viatura
Viaturas em conformidade com as especificações seguintes poderão ser utilizadas:

22.1.1 Viaturas de série
Viaturas de série, sem qualquer modificação, tal como são vendidas ao público
22.1.2 Viaturas de Produção
- O motor deve ser um motor de produção em série (de acordo com os regulamentos do Gr. N)
- A caixa de velocidades deve ser uma caixa de produção em série (de acordo com os regulamentos do Grupo N)
- O sistema de escape deve ser um sistema de produção em série, com o nível de ruído máximo permitido pelas tolerâncias legais do país.
- As suspensões devem estar conformes com os regulamentos do Grupo N
- A montagem de um "rollbar" em aço em conformidade com os Artigos 253-8.1 a 8.3 do Anexo J é autorizada.
- "Bacquets" de cor similar ao interior da viatura são autorizadas
- As jantes são livres dentro dos limites do Anexo J, Grupo N.[

22.2 PNEUS PARA AS VIATURAS DE RECONHECIMENTO
Os pneus a utilizar durante os reconhecimentos, serão:
a) Asfalto: pneus de série homologados para normal circulação na via pública
b) Terra: pneus homologados para pisos de terra, excepto se o regulamento particular da prova apresentar qualquer outra restrição;

Comunicado 012/2010-FPAK
LISBOA, 26 de Fevereiro de 2010

Sem comentários: