quarta-feira, maio 5

Cartaz de nível promete emoção na planície

Com um cartaz de bom nível, nele figurando alguns dos principais candidatos ao título, a Baja Cidade de Beja/Montes Alentejanos dá, este fim-de-semana de 8 e 9 de Maio, continuidade ao Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT), competição que se tem vindo a afirmar pela qualidade dos intervenientes.
Na vasta planície alentejana volta a reeditar-se o duelo entre os BMW X3 CC e os Mitsubishi Lancer Turbo da nova geração, carros competitivos e dotados de elevado índice tecnológico.
Líder do campeonato e vencedor das duas primeiras provas da época, Filipe Campos tudo fará para esquecer o insucesso da passada prova do CPTT, em que a mecânica traiu legítimas ambições. A tarefa do piloto do BMW X3 CC assistido pela equipa alemã X-Raid não será fácil, pois Miguel Barbosa, que apostou num dos Mitsubishi Lancer Turbo, tudo fará para conquistar o primeiro triunfo da época.
Com menos uma prova no activo, Miguel Barbosa tem seis pontos de desvantagem para o líder do campeonato, mas poderá contar, tal como sucedeu em Reguengos de Monsaraz, com a ajuda do francês Nicolas Misslin, o colega de equipa e patrão da JMB Stradale.
Entre os outsiders, ganham destaque os nomes de Bernardo Moniz da Maia, o patrão do Yser Team, em BMW X3 CC, bem como Pedro Grancha e José Gameiro, ambos em Nissan Off Road, na prova em que regressa José Mendes (Opel Astra Proto). Contudo o vencedor-surpresa da última prova do campeonato, Lino Carapeta, autor de proeza inédita, promete baralhar de novo as contas dos favoritos, contando com a robustez do Bowler Wildcat.
Mas, nem só da luta pelo triunfo absoluto viverá esta baja alentejana, pois na categoria T2, a presença do actual líder da Taça FIA de Bajas, o portalegrense Nuno Matos, valoriza um plantel de qualidade.
Líder do campeonato, o jovem Ricardo Porém (Nissan), revelação do campeonato, defende dois pontos de vantagem para José Camilo Martins (Mitsubishi), o que perspectiva duelo animado, mas Francisco Gil (Nissan), Jorge Plácido Simões (Nissan) e Américo Antunes (Mitsubishi) podem ter palavra a dizer, tal como deverá suceder na categoria T8, com Nuno Tordo, Henrique Meneses, Pedro Baiona e Miguel Veloso, todos em Nissan, e Paulo Ferreira (Toyota) a reunirem algum favoritismo.
O traçado desta Baja Cidade de Beja/Montes Alentejanos, com um sector cronometrado de 300 km, dos quais cerca de 50% estende-se este ano pelos concelhos de Ferreira do Alentejo e Aljustrel, tem a particularidade do tempo gasto na assistência, localizada ao Km 130, ser acrescentado ao da prova, um aliciante suplementar que terá como aperitivo, na tarde de sábado (15 horas) a Super Especial (dupla passagem) para ordenar a partida no dia seguinte (8 horas).
Mas nem só de autos se faz esta prova, com a participação de todas as modalidades da Federação de Motociclismo de Portugal: motos, quads e buggys. No total serão 124 concorrentes a animar o fim-de-semana desportivo no baixo-alentejo!
A ExoBeja será, uma vez mais, o centro nevrálgico da prova, recebendo o Parque de Assistência, Parque Fechado e o Pódio (cerimónia pelas 17h30 no domingo). O BejaParque Hotel recebe o gabinete de imprensa e o secretariado.
A Baja Cidade de Beja/Montes Alentejanos conta com o patrocínio da Câmara Municipal de Beja e das edilidades de Aljustrel, Ferreira do Alentejo e Vidigueira, bem como da Carmim com os vinhos Terras d´el Rei e Monsaraz, Solverde – Casinos do Algarve, JV – Xerox, bem como os hóteis BejaParque, Francis, Melius e Vila Galé Clube do Campo.
LISTA DE INSCRITOS (CLIQUE PARA CONSULTAR)

Sem comentários: