sábado, maio 29

Rali de Portugal Dia 2 - Oigier ensina a andar na frente

WRC > Portugal |OGIER RESISTE AO CAMPEÃO DO MUNDO

Loeb recuperou 23,7 segundos nos 135 km da etapa de hoje. Amanhã, se quiser vencer, terá de recuperar 21,1 segundos em 90 km mas Ogier poderá não estar pelos ajustes, sobretudo se não surgirem ordens de equipa…
De facto, poderemos estar perante um dos ralis mais emocionantes do ano mesmo se a Ford não tem mostrado “pedalada” para acompanhar a armada Citroen. Ogier voltará a ser o segundo na estrada mas Loeb estará um lugar mais à frente do que hoje e vai apanhar as primeiras passagens um pouco menos limpas… Mas isso são contas de outro rosário até porque hoje muito se decidiu na guerra dos pneus. Vamos, então à história do dia…
Loeb entrou ao ataque em Almodôvar 1 e ganhou 8,4 segundos a Ogier, aproximando-se ao mesmo tempo de Sordo que teve dificuldades com as notas na parte final do troço. Hirvonen perdeu 3,2 segundos para Loeb começando a descobrir que a jogada táctica do dia anterior não iria dar resultado.
Em Vascão 1, com o piso escorregadio, Loeb passou para segundo, recuperando mais 11,1 segundos a Ogier e ficando a 25,3 segundos do líder. A “fava” desta classificativa saiu à equipa oficial da Ford. Hirvonen sentiu o carro tão desiquilibrado que até pensou que tinha furado. Como resultado perdeu o 4º lugar para Solberg. Pior ainda foi o que aconteceu a Latvala que não controlou o carro à saída de um salto e foi embater com a traseira numa árvore, abandonando o Rali de Portugal pelo segundo ano consecutivo. Ainda não se sabe se voltará em Super Rally.
Em S. Brás de Alportel, Ogier volta a perder tempo, embora muito pouco. Loeb perde para Sordo mas segura a segunda posição por apenas meio segundo. Hirvonen confessa alguns erros e perde mais 3 segundos para Loeb. Petter Solberg ataca e vence o troço, afastando-se mais 10,6s de Hirvonen.
Depois da passagem pela assistência, as dificuldades aumentaram enormemente para os pilotos porque os pisos extremamente abrasivos provocaram forte desgaste dos pneus, sobretudo para quem não os soube gerir. O mais prejudicado foi Sordo que logo em Almodôvar 2 apareceu no fim do com o pneu frente esquerdo completamente destruído. Com apenas 1 pneu no carro, o espanhol ficou com um grave problema para o resto do dia. Sordo ainda fez um bom tempo, passando mesmo Loeb e voltando ao segundo lugar. Quem não teve problemas foi Ogier que, em vez de se limitar a esperar pela recuperação de Loeb, atacou e ganhou 6 segundos ao campeão do Mundo! Mikko Hirvonen preferiu jogar pelo seguro esperando que ao poupar um pouco os pneus pudesse vir a ganhar mais tarde quando os adversários ficassem sem borracha nas rodas… Entretanto, Solberg que iniciou o troço ao ataque, levantou o pé a partir do meio da classificativa, talvez alertado para o facto de haver problemas com os Pirelli Scorpion de muita gente… Mais atrás Ostberg ficava sem direcção assistida.
Em Vascão 2 Loeb quase devolve a vantagem ganha por Ogier no ultimo troço mas o mais jovem dos Sébastien defende-se com o segundo tempo à geral para espanto do campeão do mundo que não esperava um ritmo tão forte do seu adversário. Ogier apresenta-se no final do troço com os pneus destruídos mas tem mais 2 Pirelli no carro para substituir. Sordo, sem poder fazer mais nada, “limita-se a conduzir” e perde 23,8 segundos, descendo de 2º para 4º. Hirvonen continua a perder tempo e parece resignado enquanto Solberg que é agora terceiro continua a ganhar tempo ao líder da Ford.
Na última classificativa do dia, S. Brás de Alportel 2, Loeb ataca mas não ganha mais que 2 segundos a Ogier que diz no final do troço que no dia seguinte só quer uma coisa: “ganhar”! Sordo continua a andar devagar e apenas termina com 8,2 segundos de vantagem para Hirvonen. Solberg, apesar de perder para Hirvonen, ganha mais uns segundos a Sordo.
Hening Solberg é sexto à frente de Wilson, Ostberg, Raikkonen e Villagra que, empatado à décima com Al Qassimi, encerra o top 10. Ketomaa, em 12º, é o melhor S2000.
No final, já no Parque de Assistência, o discurso de Ogier moderou-se um pouco. Do “ganhar” curto e grosso do final da última especial, passou o registo para um diplomático “estou às ordens da equipa para fazer o que for melhor”…

SWRC | KETOMAA “PERDE” ADVERSÁRIOS MAIS DIRECTOS

A etapa não podia ter corrido melhor a Ketomaa que ficou sem adversários por perto.
Logo na primeira especial Ketomaa ganhou 2,7 segundos a Al-Attiyah que acabou por desistir na especial seguinte deixando o finlandês à vontade. Também PG Andersson se atrasa, embora não tanto como Tuohino que regista um péssimo tempo por não ter direcção assistida. Com o abandono, em Vascão 2, de Hanninen que, lembre-se não pontuava para a S-WRC, Ketomaa ficou também como melhor representante da produção…
Os problemas de PG Andersson tiveram epílogo em Almodôvar 2 quando o piloto perdeu uma roda porque alguém, na assistência, se esqueceu de apertar bem uma porca…
O líder do campeonato, Xevi Pons, regista agora um bom segundo lugar, embora já esteja a mais de três minutos do líder. O polaco Kosciuszo está ainda mais atrasado mas ocupa a terceira posição a 2:12,1 do piloto espanhol.
Um dos beneficiários das incidências do dia foi Bernardo Sousa que ascendeu à quarta posição a quase 3 minutos do piloto polaco mas com uma margem de 8:49,2 para Andersson que, apesar de não ter terminado o dia, ainda está à frente do segundo piloto luso nesta categoria que é Vítor Pascoal.


JWRC | ABBRING “HERDA” PRIMEIRA POSIÇÃO

Com as desistências de Burkart e Lemes, o Holandês Abbring, em Renault Clio R3, viu “cair-lhe do céu” a liderança da JWRC, categoria onde só ele e o jovem estoniano de 17 anos, Kruuda, conseguiram fazer todos os troços do Rali de Portugal disputados até agora. Abbring terminou com uma vantagem de 4:44,1 sobre o seu adversário que tripula um Suzuki Swift S1600.


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CPR > BERNARDO PASSEIA, MOURA DESISTE, PASCOAL ARRASTA-SE…

A nota de maior destaque da classificativa de Almodôvar 1, entre os portugueses do Campeonato de Portugal, é o abandono de Ricardo Moura, até aí brilhante terceiro classificado. O campeão dos Açores explica que começou a “sentir uma folga grande no volante. Primeiro pensei que a direcção estava a abrir mas depois percebi que havia mesmo qualquer coisa a partir. Foi o cubo do volante, a peça que o prende à coluna de direcção que se partiu e tivemos que parar para evitar um acidente.” O piloto do EVO IX sente-se triste por perder a possibilidade do bónus pontual que o regulamento prevê mas diz que o carro foi alvo de uma grande revisão para voltar amanhã em Super Rali. “O importante agora é levar os Açores ao estádio do Algarve e pontuar para a Produção” adiantou.
Bernardo Sousa, apesar de um furo sofrido em Vascão 2 teve um dia tranquilo porque a vantagem para os seus perseguidores é enorme. Vítor Pascoal que começou o dia em 2º arrastou-se na ronde da tarde com um apoio de motor partido e não conseguiu resistir a Pedro Peres e mesmo a Vítor Sá, caindo para quarto. Sousa tem uma vantagem superior a sete minutos sobre Pedro Peres que, por sua vez, dispõe de cerca de dois minutos de avanço para Vítor Sá. Pascoal está a 34,9 segundos do pluri-campeão Madeirense e tem atrás de si Nuno Barroso Pereira a 11:45,7. Armindo Neves, o 2º da produção antes do rali de Portugal continua em prova e é 9º da geral e 6º da Produção.
Rui Lousado sofreu um acidente mesmo no final da classificativa de Vascão 1 e ficou encarcerado, juntamente com o seu navegador, cerca de 15 minutos no carro com gasolina a cair por cima dos dois pilotos. A intervenção dos meios de socorro fez-se a pé porque a entrada no troço em sentido contrário era impossível a menos que se parasse a prova…
Armindo Araújo, pelo seu lado, também não teve um dia fácil. Primeiro ficou sem intercomunicadores e teve que conduzir “à vista”. Depois os problemas eléctricos que tinham causado a falha agudizaram-se e para terminar partiu uma suspensão traseira. Na passagem pela assistência foi tudo reparado e o campeão do Mundo de Produção impôs um ritmo forte que lhe permitiu começar a ganhar tempo a todos os homens do Grupo N convencional. Mesmo com todos estes problemas, Armindo Araújo continua segundo, no que diz respeito aos pilotos deste tipo de carros, menos de 50 segundos atrás de Ott Tanak.

retirado de Formula Rali

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