sexta-feira, maio 28

Rali de Portugal - Resumo do Dia 1 - Oigier dominador

WRC > Rali de Portugal OGIER DOMINA PRIMEIRO DIA

Ogier e Sordo voaram durante a parte da manhã estabelecendo uma diferença razoável para a restante concorrência e beneficiando com as respectivas posições de partida para as classificativas. Petter Solberg vinha em terceiro com Hirvonen e Loeb muito perto.
A segunda ronde pelos troços revelou-se muito dura para os pneus se bem que a escolha da Pirelli pela mistura mais dura dos Scorpion acabou por evitar que se registassem muitos furos. Na verdade só Petter Solberg furou no último troço mas essa história fica para mais tarde…
Ogier fez o pleno de vitórias da parte da tarde (apenas deixou um troço para Sordo) e apresenta-se à partida para o segundo dia no comando com uma vantagem que, sendo substancial, não será inteiramente tranquilizadora. Sordo que teve problemas de travões na última classificativa acabou por perder quase 20 segundos e ficou agora a 26,6 da liderança.
Loeb não esperaria ficar em terceiro mas o tempo perdido por Solberg com o furo na última especial do dia acabou por fazer o Norueguês perder duas posições e colocar o campeão do mundo na terceira posição da lista de saída para os troços de amanhã. 44,8 segundos é a margem que Loeb tem de recuperar o que, parecendo muito, estará ao alcance do talento do piloto francês.
Quanto aos homens da Ford, vendo que não poderiam manter o ritmo dos primeiros, decidiram marcar Loeb ao homem, restando agora saber se o poderão seguir quando o campeão do mundo encetar amanhã o previsível ataque. Hirvonen foi mesmo visado por Loeb, embora por meias palavras, deixando perceber que Hirvonen poderá ter perdido tempo deliberadamente.
Solberg é que não poderá ser acusado de tácticas porque se é verdade que terá a melhor posição à partida para amanhã, também não se pode esquecer que terminou o último troço furado e com a própria carroçaria maltratada…
Latvala terminou a última especial com os pneus destruídos e está em sexto lugar já a mais de um minuto.

S-WRC > Rally de Portugal JARI KETOMAA FOI MAIS FELIZ NO FINAL DE UM DIA DE DURA BATALHA

O S-WRC esteve ao rubro ao longo de todo dia com a batalha sem quartel travada entre Ketomaaa e Al-Attiyah. O finlandês começou e terminou o dia no comando da categoria mas entre a segunda e a penúltima especial quem comandou foi o árabe, se bem que a diferença entre os dois nunca tenha sido superior a 6,5 segundos. Os dois pilotos dos Fiesta S2000 apenas ficaram mais separados no último troço na sequência da cedência da direcção assistida de Al-Attiyah que o fez perder, de uma só vez, 29,7 segundos. Ainda assim, o piloto da Barwa Rally Team mantém a segunda posição, 13,6 segundos à frente do Fabia S2000 de Per Gunnar Andersson.
O líder do campeonato, Xevi Pons, é quarto mas já a mais de um minuto de Ketomaa. Seguem-se Tuohino, e Kosciuszo. Todos estes pilotos estão separados entre si por cerca de meio minuto.
Bernardo Sousa e Vitor Pascoal são 7º e 8º, respectivamente, mas os dois pilotos estão preocupados apenas com as contas do campeonato nacional.
LLovera é 9º e Brynildsen abandonou num rali que já antes de começar tinha provocado algumas dores de cabeça entre o piloto e a equipa de René Georges.
Fora da competição mas contando com um S2000, Juho Hanninen tem sido mais rápido que todos os homens do SWRC mostrando a valia dos pilotos que disputam o IRC.

JWRC > Rally de Portugal NEUVILLE PERDE PRIMEIRO LUGAR DE FORMA INGLÓRIA E ENTREGA-O A BURKART

Para se ganhar é preciso, em primeiro lugar, chegar ao fim. O belga Thierry Neuville descobriu esta velha máxima ao abandonar a cerca de 1 km do final da última especial na sequência de uma saída de estrada. O jovem belga tinha dado nas vistas ao vencer todos os troços do dia de hoje aos comandos do C2 S1600, embora não tivesse conseguido amealhar uma vantagem superior a 20 segundos em relação ao alemão Burkart que conduz um Suzuki Swift S1600.
Burkart herdou a primeira posição e dispõe agora de uma muito confortável de 1:49,9 sobre o espanhol Yeray Lemes em Renault Clio S1600.
As diferenças nesta categoria são agora muito substanciais entre os vários pilotos. Por exemplo, o terceiro, o holandês Abbring está a 4:23,0 do primeiro e a 2:33,1 de Lemes.
Nas posições imediatas estão classificados Broccoli, Kruuda, Arzeno e Hunt.

CPR > Rally de Portugal BERNARDO SOUSA USA TÁCTICA DE CONTENÇÃO PARA DOMINAR CONCORRÊNCIA NACIONAL

Liberto de pressão por a prova não contar para o PWRC, Armindo Araújo continua a ser o melhor português. Mas como o campeão do mundo de produção não pontua para o Campeonato de Portugal, é Bernardo Sousa quem está em posição de garantir uma boa pontuação…
Sempre em andamento cauteloso e com vontade de acelerar um pouco mais para subir no S-WRC, Bernardo Sousa controlou como quis a competição portuguesa e cavou uma vantagem de 3:39,6 que poderá gerir com andamentos ainda mais calmos nos dois dias que faltam.
Em grande esteve Ricardo Moura que foi segundo ao longo de grande parte do dia e que cedeu apenas no último troço para o S2000 de Vítor Pascoal. Os dois pilotos partem agora separados por 12,1 segundos. O campeão dos Açores está a fazer uma prova notável até porque os problemas que teve durante os reconhecimentos fizeram com que alguns dos troços apenas tenham sido percorridos uma vez.
Pedro Peres e Rui Lousado têm sido autores de provas interessantes e encontram-se à frente de Vítor Sá. Peres terminou o dia 32,3 do terceiro lugar de Ricardo Moura, enquanto Lousado ficou com uma desvantagem de 19,2 para o piloto da Peres Competições.
Entre os desistentes do primeiro dia do CPR, destaque para Pedro Meireles que chegou a ser segundo e Nuno Barroso Pereira.
in formularali

Sem comentários: