sexta-feira, junho 11

Vigouroux estreia-se a vencer etapa

A terceira ronda da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno está ao rubro, terminada que está a oitava etapa do Rally TT Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech! Com Eric Vigouroux (Chevrolet) a conseguir a primeira vitória em especiais desde que a prova deixou o Estoril no passado domingo, Filipe Campos (BMW X3CC) continua como líder… mas apenas com 14s de vantagem para Leonid Novitskiy (BMW X3CC)!
Ou seja, depois de 4607 quilómetros, dos quais 1511 contra o cronómetro, o piloto português tem ainda duas etapas para defender a liderança na prova do Automóvel Club de Portugal, depois de ter somado a totalidade de pontos nas especiais em Portugal, a contar para o Nacional da especialidade.
Que rali! Está a ser uma prova muito interessante e dura. Hoje, tive um furo lento e tive mesmo que parar para mudar a roda, numa altura em que ia a manter contacto com o Novitskiy e, um pouco mais à frente, com o Vigouroux. O carro está com alguns problemas de sobreaquecimento no motor e fiquei sem a 4ª relação de caixa, mas está tudo bem”.
Com uma entrada mais forte em África, Novitskiy bem tem tentado chegar-se a Campos e tudo indica que as duas derradeiras etapas da prova vão definir quem sairá vencedor de Marrocos. “Tive também um furo lento e perdi algum tempo com isso. Esta especial era muito rápida e estou a ter uma luta muito interessante com Campos”, reconheceu o russo.
Depois de algumas “ameaças”, nomeadamente desde que a caravana entrou em Marrocos, Eric Vigouroux conseguiu, finalmente, a primeira vitória numa especial, com o Chevrolet Silverado pick up – carro que não possui pára-brisas, fazendo com que piloto e navegador utilizem um capacete inspirado na aeronáutica – a não acusar hoje os problemas que o foram afastando da liderança.
Numa etapa menos dura que as anteriores – mais rolante, entre pedra e zonas mais “macias” – Ricardo Leal dos Santos (BMW X5) fez uma boa especial, ao terminar como o quarto mais rápido, mas face ao andamento de Vigouroux acabou por perder o terceiro lugar, já que os escassos três minutos que trazia de Er Rachidia obrigavam-no a arriscar em demasia para conservar a posição à geral.
Quem não teve tanta sorte foi mesmo Hélder Oliveira, que protagonizou um aparatoso despiste, deixando a Nissan Pathfinder fora de prova: “Sensivelmente a meio da especial, numa zona muito rápida e com muitas lombas, a traseira da Nissan descompensou um pouco e já não foi possível segurá-la. Capotámos várias vezes e estamos fora de prova. Ainda estou um pouco combalido e o José Marques (navegador) queixa-se de uma costela, mas estamos bem. Tristes, mas bem”, explicou, minutos depois de ter sofrido o despiste.
Protagonista igualmente de problemas ao longo deste sexto dia de prova voltou a ser Miguel Barbosa, que ficou sem turbo no seu Mitsubishi e por isso mesmo sem potência para ultrapassar algumas dunas do percurso, ficando irremediavelmente atrasado.
O Rally TT Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech entra agora na sua fase mais crítica, com a realização da última longa especial, com 350 Km, na ligação entre Zagora e Marrakech.
Classificação
Pos. Equipa Carro Tempo
1º Filipe Campos/Jaime Baptista BMW X3CC 16h44m53s
2º Leonid Novitskiy/Andreas Schulz BMW X3CC a 14s
3º Eric Vigouroux/Alex Winocq Chevrolet Silverado a 48m08s
4º Ricardo Leal dos Santos/Paulo Fiúza BMW X5 a 56m35s
5º Bernardo M. Maia/Joana Sottomayor BMW X3CC a 2h37m53s
retirado do site oficial

Sem comentários: