quinta-feira, julho 1

WTCC cabeça de cartaz num vasto programa


O Autódromo Internacional do Algarve vai animar-se este fim-de-semana com uma série de corridas onde o WTCC assume claramente o estatuto de cabeça de cartaz num programa desportivo bastante preenchido.


E, em termos nacionais, falar de WTCC é referir o incontornável nome de Tiago Monteiro, com o piloto português a procurar confirmar o seu bom momento de forma, concretizado na última jornada do Mundial realizada em Zolder com uma subida ao pódio e a confirmação de um excelente quinto lugar em termos de campeonato.

Mas, para o portuense, esta sua presença na pista algarvia constitui sempre um momento alto da temporada, por se tratar da prova portuguesa inscrita no calendário do Mundial, como nos refere o piloto do Seat León TDI: «Correr em casa constitui sempre uma motivação suplementar, traz maiores responsabilidades, mas isso não faz o carro andar mais depressa. Pelas simulações que efectuámos, não podemos dizer que estamos em vantagem numa pista como esta, pois o favoritismo parece ir para os BMW, sobretudo pelas longas curvas em apoio que nos podem provocar alguns problemas de pneus dianteiros, mais ainda se a temperatura se mantiver elevada, como se prevê. Mas as coisas também não pareciam muito favoráveis em Zolder e acabei por conseguir um excelente fim-de-semana.»

Recorde-se que a prova portuguesa é a quinta do calendário, numa temporada que tem sido dominada por Yvan Muller e pelo seu Chevrolet Cruze, com o piloto francês a dispor de uma vantagem de 19 pontos sobre o italiano Gabriele Tarquini, num conjunto de corridas que tem sido caracterizado pelo equilíbrio das forças em presença. Daí que se espere bastante animação nas duas corridas de 11 voltas do WTCC no traçado algarvio de 4600 metros de perímetro.

Para além deste campeonato, estarão em pista os monolugares Williams JPH1B F2 que compõem as grelhas de Fórmula 2, também ela a conhecer aqui a sua quinta prova, numa época que tem sido liderada pelos britânicos Jolyon Palmer e Dean Stoneman, com o primeiro a ter uma vantagem de oito pontos antes das duas corridas algarvias.

O programa de provas internacionais é completado pela presença dos Seat León da Supercopa espanhola e na qual estão inscritos vários pilotos portugueses que, certamente, estarão desejosos de poder impor o factor casa para discutirem as posições cimeiras.

Em termos nacionais e uma vez que as corridas destinadas às Taças do PTCC e de Sport e Protótipos não tiveram a adesão suficiente para se poderem concretizar, serão os Clássicos a estar em pista com corridas para as categorias até 1300cc e acima de 1300cc, num interessante reviver de emoções com máquinas do passado mas que mantêm intactas as suas características de competitividade.

O dia de amanhã (sexta-feira) é destinado apenas a treinos livres e a qualificações e tem o seguinte horário:
10h30 - Treinos Livres 1 Supercopa Seat León
11h30 - Treinos Livres 1 FIA Fórmula 2
13h30 - Treinos Livres 2 Supercopa Seat León
15h00 - FIA WTCC Testing
16h00 - Treinos Livres 2 FIA Fórmula 2
17h00 - Qualificação Supercopa Seat León
18h00 - Treinos Livres Taça de Portugal Clássicos 1300 Circuitos
18h35 - Treinos Livres Taça de Portugal Clássicos Circuitos

retirado de motoresmagazine
imagem do
site oficial do WTCC

Sem comentários: