domingo, agosto 1

IRC – Antevisão do Rali Vinho Madeira 2010

No próximo fim-de-semana disputa-se a 51ª edição do Rali Vinho Madeira. Este ano a prova rainha madeirense, recebe o pelotão do IRC pela quarta vez, desta vez com o favoritismo a recair sobre Bruno Magalhães e o Peugeot 207 S2000. Pela frente terá os pilotos oficias da Skoda, Freddy Loix, Kris Meeke e Luca Rossetti, que prometem lutar pelos lugares cimeiros.



O EVENTO

Com seis vencedores nas sete provas anteriores, a edição de 2010 do Intercontinental Rally Challenge já comprovou ser muito competitiva. Menos de um mês após um final emocionante do SATA Rally dos Açores, com a liderança da prova a mudar três vezes nas últimas duas especiais, o IRC continua com o Rali Vinho Madeira na próxima semana (5-7 de Agosto).
Enquanto que a batalha açoreana foi travada em especiais de terras, a Madeira é um rali especificamente de asfalto, e está feito para uma nova disputa entre alguns dos melhores pilotos de rali da Europa. No ano passado, os dois primeiros classificados ficaram separados por 3,5 segundos.
Após a Super-Especial, disputada ao longo da Avenida do Mar, no Funchal, na noite de quinta-feira, as equipas vão disputar ronda dupla de seis classificativas na sexta-feira, e outra ronda de quatro especiais programadas para Sábado, com chegada à capital madeirense por volta das 17:12.
Com um total de 21 provas especiais numa distância de quase 300 quilómetros, a prova madeirense é um teste de resistência para as viaturas e equipas. O facto da especial de fecho, no Sábado à tarde, ter 22,01 quilómetros, torna quase impossível avançar com uma previsão quanto ao vencedor.
O percurso é constituido por estradas estreitas e sinuosas, podendo ser equiparadas às usadas no Rally Islas Canarias, local da quarta ronda do IRC disputada em Abril. Com um traçado tão exigente, arranjar um conjunto de notas eficazes é uma arte, o que significa que na Madeira a experiência é recompensada.
Característica única na prova madeirense, resido no facto dos pilotos não poderem efectuar cortes nas curvas apertadas, devido ao facto das estradas estarem delimitadas por paredes, muros e rocha. Como tal, a posição de saída para a estrada será menos crucial que noutros ralis, pois as estradas tendem a permanecer limpas, sem gravilha ou destroços.
A Madeira também é montanhosa, traduzindo-se numa ondulação de estradas com muitas subidas e descidas com inclinações acentuadas, aumentando o grau de dificuldade na abordagem dos concorrentes. Sair das curvas em força é essencial para atacar as subidas, enquanto precisão na travagem é essencial nas descidas. A juntar a isto, as altas temperaturas, à distância entre cada secção, desempenho dos travões e desgaste dos pneus, para não mencionar o esforço mecânico colocado sobre as viaturas, serão tudo factores essenciais para o sucesso.
Tal como a maioria das ilhas, a Madeira é susceptível a condições climatéricas variáveis, que desempenharam importante papel na escolha dos pneus, particularmente se os concorrentes optarem por pneus slicks para piso sico, ou uma mistura de pneumático para chuva.
O Rali Vinho Madeira, que comemora a sua 51ª edição, recebeu o IRC nos últimos três anos. Esta prova também é pontuável para o Campeonato Europeu e Português.
Este será o segundo evento, após os Açores, que contará para o Colin Mcrae IRC Flat Out Trophy. O prémio é entregue ao piloto mais espectacular em prova que personifica o espírito da lenda britânica, durante as restantes rondas do IRC esta temporada. O vencedor será escolhido por um júri constituído pelo responsável do Intercontinental Rally Challenge, Jean-Pierre Nicolas, Gilbert Roy, representante do Eurosport Events, e Jimmy McRae, pai de Colin.



OS CONCORRENTES

Os pilotos da equipa oficial Skoda, Juho Hanninen e Jan Kopecky estão na liderança do campeonato e apresentam-se com vontade de compensar as decepções recentes, apesar de disputarem o Rali Vinho Madeira pela primeira vez.
Hanninen, que lidera com nove pontos de vantagem sobre Kopecky, despistou-se no Rally de Ypres, e perdeu uma vitória quase certa nos Açores quando se viu forçado a parar para mudar um pneu na penúltima especial do rali.
Por seu lado, Kopecky esteve a quatro quilómetros da vitória no SATA, mas um erro levou ao despiste e consequente abandono. A sua recente vitória no Rally Islas Canarias, que tem características similares à prova madeirense, servirá de motivação. No entanto, a falta de conhecimento do terreno por parte dos pilotos da Skoda, diminuem consideravelmente as probabilidades de sucesso.
Depois da espectacular vitória nos Açores, Bruno Magalhães carrega a esperança de uma nação desejosa de um triunfo na Madeira. Depois de no ano passado, ter perdido por uma margem mínima, para Giandomenico Basso, o piloto lisbonense com 30 anos apresenta-se determinado em subir ao topo do pódio, no rali que descreve como o seu favorito.
A prova tem acrescida importância para o piloto da Peugeot Sport Portugal: a menos que consiga arranjar mais fundos, a Madeira deverá ser a sua ultima prova de 2010, no IRC, deitando abaixo as esperança de um título internacional.
O campeão em título do IRC, Kris Meeke, reacendeu as suas chances de reconquistar o título de pilotos com o segundo lugar nos Açores, e conta ainda com a experiência adquirida o ano passado na Madeira.
Embora tenha admitido que se esforçou para garantir o quinto lugar na sua estreia na Madeira em 2009, ele inicia o evento após um teste bem sucedido em Itália, onde seus engenheiros foram capazes de corrigir o problema de setup da suspensão que resultou em numa jante partida e a perda do primeiro lugar nas Ilhas Canárias.
Freddy Loix regressou em grande ao IRC, com uma vitória em Ypres, em Junho, e será mais capaz de correr à frente na Madeira, devido ao seu conhecimento das estradas da ilha e sua propensão para ralis de asfalto. Embora mude do line up da equipa oficial da Skoda para a Rene Georges Rally Sport, terá a última evolução Skoda Fabia S2000 à sua disposição, que levou a uma vitória na estreia na Bélgica.
Enquanto Giandomenico Basso, grande dominador das últimas edições da prova madeirense, não conseguiu reunir apoios para participar com o Abarth Grande Punto, o seu colega de equipa, Luca Rossetti marcará presença com uma das máquinas de Turim, da equipa Procar. Rossetti lidera o campeonato europeu e deverá concentrar a sua estratégia nesta competição, principalmente devido à presença de Jan Kopecky, que também pontua para o ERC.
A concorrente feminina Burcu Cetinkaya está de volta à acção na Madeira depois da ausência forçada nos Açores (apesar de ter desempenhado funções na viatura de segurança), devido aos danos sofridos no seu Peugeot 207 S2000 num violento acidente em Ypres. Daniel Oliveira, outro ausente nos Açores, também retorna após o acidente em Ypres.
Bernardo Sousa, o líder do Campeonato Português, perdeu um lugar entre os seis primeiros nos Açores depois de ter danificado a suspensão do Ford Fiesta S2000 na fase final do rali. Natural da região, Sousa espera tirar o máximo proveito de sua vantagem de jogar em casa, concentrando os esforços na procura do máximo de pontos para o campeonato nacional.
Outros pilotos capazes de rivalizar com os concorrentes do IRC são os ex-vencedores do rali, Miguel Campos e Vitor Sá. Também há que contar com os italianos Corrado Fontana e Marco Tempestini e os portugueses Vitor Pascoal e Miguel Nunes. Ricardo Moura e Pedro Meireles são os principais concorrentes da Ralliart e da Subaru, respectivamente, incorporando uma lista de 46 concorrentes.
A luta pelo IRC 2WD Cup deverá ser travada entre os Peugeot 206 S1600 de Luís Serrado e Duarte Ramos, enquanto Carlos Oliveira também poderá se intrometer com um Abarth Punto Super 1600.



AS EXPECTATIVAS
Juho Hanninen (Finlandia), Skoda Fabia S2000: ““Sem dúvida que tenho vindo a melhorar no asfalto, mas disseram-me que existem muitas curvas cegas na Madeira e que também será difícil encontrar o ritmo e tirar um bom conjunto de notas para a navegação. Não será fácil, vou tentar, mas acho que um pódio será difícil. Se eu conduzir muito bem, então eu acho que será possivel uma quinta ou sexta posição”.

Bruno Magalhaes (Portugal), Peugeot 207 S2000: “Fiquei muito feliz com a vitória nos Açores, mas a Madeira é um rali em Portugal que ainda tenho de ganhar. Mesmo que seja um rali muito técnico e duro para o carro o piloto, é o meu favorito. Estive muito perto de vencer ano passado, mas agora eu sei que tenho de atacar desde a primeira especial. "

Bernardo Sousa (Portugal), M-Sport Ford Fiesta S2000: “Sendo madeirense conheço muito bem as estradas. Mas não estou 100 por cento confiante no asfalto, porque passaram quatro quatro meses desde a última vez que dirigi neste piso e eu realmente não tenho tanta experiência. Assim vai ser difícil entrar no ritmo certo de início. "



DESCRIÇÃO DO EVENTO

Evento: Rali Vinho Madeira
Começo: Quinta, 4 de Agosto
Fim: Sábado, 7 de Agosto
N.º Inscritos: 46
Presença no IRC: Três (2007, 2008 and 2009)
Vencedor 2009: Giandomenico Basso (ITA)/Mitia Dotta (ITA) Abarth Grande Punto S2000
Piso: Asfalto
Nº de especiais: 21
Distância de Troços Cronometrados: 298.20 kms
Distância das Ligações: 600.52kms
Distância Total: 898.72kms
Itenerário (hora local): Shakedown (Quinta, 5 Agosto): Agua da Pena, 09:00hrs-13:00hrs; Dia 1, Parte 1(Quinta, 5 de Agosto): Começo: Avenida Arriaga, Funchal, 17:02hrs; Service A: Fundoa, 19:02hrs; SS1: Av. Do Mar (2.18kms), 19:30hrs.Dia 1,Parte 2 (Sexta, 6 de Agosto): Service B: Fundoa, 08:18hrs; SS2: Campo de Golfe 1 (15.99kms), 09:01hrs; SS3: Terreiros 1 (21.77kms), 09:39hrs; Service C: Fundoa, 10:31hrs; SS4: Campo de Golfe 2 (15.99kms), 11.24hrs; SS5: Terreiros 2 (21.77kms), 12:02hrs; Service D: Fundoa, 12:54hrs; SS6: Serra D’Agua 1 (13.77kms), 13:42hrs; SS7: Boaventura 1 (10.76kms), 14:18hrs; SS8: Cidade de Santana 1 (13.85kms), 14:44hrs; SS9: Referta 1 (14.29kms), 15:19hrs; Service E: Fundoa, 16:14hrs; SS10: Serra D’Agua 2 (13.77kms), 17:02hrs; SS11: Boaventura 2 (10.76kms), 17:38hrs; SS12: Cidade de Santana 2 (13.85kms), 18:04hrs; SS13: Referta 2 (14.29kms), 18:39hrs; Service F: Fundoa, 19:24hrs. Dia 2 (Sábado, 7 de Agosto): Service G: Fundoa, 07:46hrs; SS14: Paul 1 (10.92kms), 08:31hrs; SS15: Ponta do Pargo 1 (13.13kms), 09:21hrs; SS16: Rosario 1 (11.52kms), 10:08hrs; SS17: Chao da Lagoa 1 (22.01kms), 11:06hrs; Service H: Fundoa, 12:15hrs; SS18: Paul 2 (10.92kms), 13:10hrs; SS19: Ponta do Pargo 2 (13:13kms), 14:00hrs; SS20: Rosario 2 (11.52kms), 14:47hrs; SS21: Chao da Lagoa 2 (22.01kms), 15:45hrs; Service I: Fundoa, 16:54hrs; FIM: Funchal, 17:12hrs.



PRINCIPAIS INSCRITOS
1 Luca Rossetti (ITA)/Matteo Chiarcossi (ITA) Abarth Grande Punto S2000
2 Juho Hanninen (FIN)/Mikko Markkula (FIN) Skoda Fabia S2000
3 Kris Meeke (GBR)/Paul Nagle (IRL) Peugeot 207 S2000
4 Corrado Fontana (ITA)/Nicolas Arena (ITA) Peugeot 207 S2000
5 Marco Tempestini (ITA)/Dorin Pulpea (ROM) Peugeot 207 S2000
6 Jan Kopecky (CZE)/Petr Stary (CZE) Skoda Fabia S2000
7 Bruno Magalhaes (POR)/Carlos Magalhaes (POR) Peugeot 207 S2000
8 Bernardo Sousa (POR)/Nuno Silva (POR) M-Sport Ford Fiesta S2000
9 Freddy Loix (BEL)/Frederic Miclotte (BEL) Skoda Fabia S2000
10 Vitor Pascoal (POR)/Mario Castro (POR) Peugeot 207 S2000


IRC STANDINGS
Drivers after round seven of 12
1 Juho Hanninen (Finland) 48pts
2 Jan Kopecky (Czech Republic) 39pts
3 Bruno Magalhaes (Portugal) 30pts
4 Guy Wilks (United Kingdom) 25pts
5 Kris Meeke (United Kingdom) 23pts
6 Thierry Neuville (Belgium) 11pts
7 Mikko Hirvonen (Finland) 10pts
= Freddy Loix (Belgium) 10pts
9 Andreas Mikkelsen (Norway) 9pts
10 Paolo Andreucci (Italy) 8pts etc

Manufacturers after round seven of 12
1 Skoda 104pts
2 Peugeot 73pts
3 M-Sport 26pts
4 Ralliart 14pts
5 Subaru 11pts

IRC 2WD Drivers after round seven of 12
1 Rafael Tulio 20pts
2 Pierre Campana 16pts
3 Kevin Abbring 10pts
= Harry Hunt 10pts
= Yeray Lemes 10pts
= Kris Princen 10pts
= Marcos Tokarski 10pts
8 Carlos Oliveira 9pts
9 Enrique Cruz 8pts
= Luis Gius 8pts
= Pablo Pelaez 8pts
= Colin R Smith 8pts
= Luis Tedesco 8pts etc

IRC 2WD Manufacturers after round seven of 12
1 M-Sport 68pts
2 Peugeot 54pts
3 Abarth 19pts
4 Honda 16pts
5 Skoda 5pts




KEY STATISTICS
Rally wins in 2010 (drivers)
Hanninen: 2
Hirvonen: 1
Kopecky: 1
Loix: 1
Magalhaes: 1
Meeke: 1
Rally wins in 2010 (manufacturers)
Skoda: 4
Peugeot: 2
M-Sport: 1
Stage wins in 2010 (drivers)
Juho Hanninen: 29
Kris Meeke: 25
Jan Kopecky: 19
Freddy Loix: 9
Sebastien Ogier: 7
Paolo Andreucci: 5
Bruno Magalhaes: 4
Mikko Hirvonen: 3
Stephane Sarrazin: 2
Andreas Mikkelsen: 1
Bernardo Sousa: 1
Nicolas Vouilloz: 1
Guy Wilks: 1
Stage wins in 2010 (manufacturers)
Skoda: 59
Peugeot: 41
M-Sport: 5

Texto original de Scott Coursey, adaptado de Rallybuzz.

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