quarta-feira, agosto 4

RVM - Bruno Magalhães favorito em prova decisiva


Depois da sua grande vitória no SATA Rallye Açores, Bruno Magalhães carrega nas costas a responsabilidade se ser o grande favorito na próxima prova do IRC, que se realiza a partir de amanhã ao fim do dia, na Madeira.

Contudo, o piloto português vai ter grande oposição, não só da parte dos homens da Skoda, como também 'interna', pois Kris Meeke pretende também virar a página no ano menos bom que está a realizar.

A prova madeirense não se esgota na luta pela primazia no IRC, pois também o Campeonato de Portugal de Ralis e o Campeonato da Madeira de Ralis têm nesta prova grandes motivos de interesse.

Qualidade acima da quantidade

Apesar duma lista de inscritos muito menos extensa que nas anteriores edições, o Rali Vinho Madeira volta a gozar da sua posição no calendário dos vários campeonatos que integra - IRC, Europeu, Portugal e Madeira - para ser palco daquela que se prevê uma entusiasmante luta pela conquista das melhores posições.

Os ilustres visitantes voltam a ser muitos, mas configura-se como a mais forte a candidatura de Bruno Magalhães. O piloto da Peugeot Sport Portugal vem motivado do recente triunfo nos Açores e sempre esteve à vontade nas classificativas madeirenses, fatores que apoiam o reconhecimento pelos adversários do seu favoritismo. O Peugeot 207 S2000 pode não ser a arma ideal no atual contexto do IRC, mas a motivação de toda a estrutura dirigida por Carlos Barros num evento que conhece bastante bem poderá fazer a diferença no Funchal.

Kopecky ao ataque

Apesar de nunca ter estado na Madeira a nível oficial, a segunda evolução do Skoda Fabia S2000 deverá ter um comportamento muito positivo no asfalto local, piso que deverá ser aproveitado para Jan Kopecky, antes da ida à Rep. Checa e Itália, tentar encurtar a diferença pontual para o seu colega Juho Hanninen, cuja participação na Pérola do Atlântico é uma das grandes incógnitas e motivos de interesse, uma semana depois da sua participação no Rali da Finlândia. Sabe-se que Hanninen não é lá grande 'espingarda' no asfalto, mas tem de se contar com ele para os lugares da frente.

Também com um carro checo, Freddy Loix tentará fazer valer toda a sua experiência no terreno, enquanto Kris Meeke, desesperado por reduzir a sua desvantagem para os outros habituais participantes na série proposta pelo Eurosport, quererá fazer uso do conhecimento recolhido em 2009 para enfrentar provas especiais tão técnicas como as programadas pelo CS Madeira.

Num cenário em que os nacionais Miguel Campos, Vítor Pascoal e Ricardo Moura ou os locais Bernardo Sousa, Miguel Nunes e Vítor Sá estarão imiscuídos na luta pelos primeiros lugares, Luca Rossetti arranca com o número 1 a bordo dum Abarth Punto S2000, cuja competitividade está longe do seu carro habitual, a pensar nas contas do Europeu que lidera no confronto com Corrado Fontana.

Ainda a animar as hostes estarão a turca Burcu Centikaya, o belga Dominique Bruyneel, o brasileiro Daniel Oliveira e o italiano Marco Tempestini que habitualmente compete na Roménia e venceu uma das taças regionais FIA do último ano.

retirado de Autosport

Sem comentários: