sexta-feira, setembro 17

FIA GT1: Espetáculo mundial no Algarve


Para nova competição, nada melhor que uma pista moderna, com o Autódromo Internacional do Algarve a receber o grande espetáculo do Campeonato do Mundo de GT1.




Tem sido um ano cheio para o Autódromo Internacional do Algarve, que este ano recebeu a grande maioria das principais competições de automobilismo e motociclismo, desde o WTCC à Race of Champions, passando pela Le Mans Series e pelo Mundial de Superbikes. Agora, a pista algarvia apresta-se a receber o Campeonato do Mundo de GT1, nova competição criada pela FIA, que junta em pista alguns dos mais espetaculares e exóticos superdesportivos das estradas e das pistas.

O Mundial terá a companhia de duas competições paralelas, o Europeu de GT3 e a Taça da Europa de GT4, enquanto as honras de convidado especial cabem à Superleague Formula, competição que junta em pista alguns dos clubes de futebol mais conceituados do mundo, enquanto os carros são os monolugares mais potentes a seguir à Fórmula 1.

Uma nova proposta

Depois da visita do ano passado na sua anterior encarnação, como Campeonato FIA GT, este ano esta competição foi promovida a estatuto de Campeonato do Mundo, após 13 épocas. Para assegurar uma maior exclusividade, apenas são permitidos os carros de GT1, a principal das classes estabelecidas pela FIA e pela SRO, a organizadora do campeonato. O objetivo inicial foi cumprido, juntando em pista seis modelos distintos (Corvette, Aston Martin, Maserati MC12, Ford GT, Nissan GT-R e Lamborghini), representados por 12 equipas, para 24 carros em pista e conduzidos por 48 pilotos.

O Mundial também estreou um novo formato de corridas, mais interessante para a televisão, com a corrida de duas horas transformada em duas corridas de uma hora, a primeira disputada no sábado, com o nome de Corrida de Qualificação, enquanto a segunda, no domingo, é a Corrida de Campeonato. Embora ambas tenham a mesma duração, a primeira tem como propósito principal definir a grelha para a segunda, que dá pontos até ao décimo classificado, contra os três primeiros no sábado. Com este formato, as corridas tornaram-se mais disputadas, com trocas de piloto ao fim de meia hora e sem ninguém tirar o pé do acelerador, enquanto no formato antigo havia uma componente de estratégia que privilegiava a poupança de combustível e do material.

Estrelas versáteis

Quando o campeonato chegar ao Algarve no próximo fim de semana , a questão do título estará longe de estar decidida. Nesta fase, os carros mais avançados são um dos Maserati MC12 da Vitaphone Racing, um dos Ford GT da Matech Racing e um dos Aston Martin DBR9 da Young Driver AMR. O primeiro, pilotado por Michael Bartels e Andrea Bertolini, é um dos mais competitivos da história da categoria GT1 e está mais avançada para tentar repetir o título conquistado deste 2006. Na Matech Racing, por seu lado, Thomas Mutsch, antigo campeão europeu de GT3, quer mostrar que é uma das estrelas do futuro do campeonato. Mutsch já teve vários colegas de equipa diferentes, mas agora corre com o experiente Richard Westbrook, ex-piloto oficial da Porsche. Finalmente, a Young Driver AMR, apesar do seu nome, conta com os veteranos Tomas Enge e Darren Turner para tentar repetir a vitória da prova anterior, no Nürburgring. Na mesma equipa estará o português Pedro Lamy, também ele com vontade de realizar um bom resultado frente ao seu público.

Para além destes, há que contar com a presença habitual de vários pilotos que já demosntraram ser capazes de lutar pela vitória. Em particular, estão no campeonato ex-pilotos de F1 como Ricardo Zonta e Enrique Bernoldi, especialistas das corridas de GT como Peter Kox, Warren Hughes, Jamie Campbell-Walter, Frédéric Makowiecki e Peter Dumbreck, e jovens saídos das disciplinas de promoção dos monolugares, incluindo Nicolas Prost, Neel Jani e Stefan Mücke.

O melhor possível para Ramos

Miguel Ramos era presença habitual no Campeonato FIA GT e por isso continuou no seu sucessor, o Campeonato do Mundo de GT1. O piloto português corre no Maserati MC12 da Vitaphone Racing desde 2007, mas este ano não está muito contente com o comportamento do carro, em virtude da adaptação ao novo regulamento.

Depois de uma vitória em 2007 (em Brno) e outra em 2008 (em Nogaro), Ramos esteve bem perto de ganhar o ano passado no Algarve, mas não acredita que este seja o ano da vingança, avançando que "vai ser muito difícil, por não querer dizer impossível, poder lutar pela vitória. Obviamente que estarei lá a lutar pelo melhor, mas não antevejo que seja um circuito para nós".

De acordo com o piloto português, "o circuito do Algarve é caracterizado por fortes subidas com curvas lentas, e serão os carros com melhor relação peso/potência que vão andar à frente. Temos curvas rápidas nas descidas, mas aí o andamento é igual para todos. Este ano o Maserati é bem mais pesado que em 2009, pesa mais 100 kg que todos os outros, o que vai ser muito penalizante para o nosso andamento".

Miguel Ramos faz equipa na Vitaphone com Enrique Bernoldi, piloto brasileiro que já correu na Fórmula 1 na equipa Arrows. Em 2001 e 2002. Nos últimos anos, Bernoldi passou pela Stock Car Brasil e pela Indycar, tendo-se dividido pela Superleague e pelo FIA GT em 2009, onde venceu as 2 Horas de Paul Ricard.

EQUIPAS

Vitaphone Racing Team Maserati MC12 1 Michael Bartels/Andrea Bertolini
2 Miguel Ramos/Enrique Bernoldi
Swiss Racing Team Nissan GT-R 3 Karl Wendlinger/Henri Moser
4 Seiji Ara/Max Nilsson
Matech Competition Ford GT Matech 5 Thomas Mutsch/Richard Westbrook
6 Nicolas Prost/Neel Jani
Young Driver AMR Aston Martin DBR9 7 Darren Turner/Tomas Enge
8 Stefan Mücke/Pedro Lamy Hexis AMR Aston Martin DBR9 9 Frédéric Makowiecki/Thomas Accary
10 Clivio Piccione/Jonathan Hirschi
Mad-Croc Racing Corvette C6.R 11 Xavier Maassen/Jos Menten
12 Mika Salo/Pertti Kuismanen
Phoenix Racing Carsport Corvette C6.R 13 Marc Hennerici/Alexandros Margaritis
14 Mike Hezemans/Andrea Piccini
Sumo Power GT Nissan GT-R 22 Warren Hughes/Jamie Campbell-Walter
23 Michael Krumm/Peter Dumbreck
Reiter Lamborghini LP670 RSV 24 Peter Kox/Christopher Haase
25 Ricardo Zonta/Frank Kechele
Triple H Team Hegersport Maserati MC12 33 Altfrid Heger/Alex Müller
34 Alessandro Pier Guidi/Bert Longin
All-Inkl.com Münnich Motorsport Lamborghini LP670 RSV 37 Marc Basseng/Christophe Bouchut
38 Nicky Pastorelli/Dominik Schwager
Marc VDS Racing Team Ford GT Matech 40 Bas Leinders/Maxime Martin
41 Markus Palttala/Renaud Kuppens

HORÁRIO

Sexta, 17

09h00 Taça GT4 (treinos livres)
09h50 Mundial GT1 (treinos livres)
11h20 Superleague (treinos livres)
12h00 Europeu GT3 (treinos livres)
13h45 Taça GT4 (treinos livres)
14h35 Mundial GT1 (pré-qualificação)
16h05 Superleague (treinos livres)
16h45 Europeu GT3 (treinos livres)
17h55 Taça GT4 (qualificação)

Sábado, 18

09h00 Europeu GT3 (qualificação)
10h20 Taça GT4 (corrida 1)
11h15 Mundial GT1 (qualificação)
13h00 Europeu GT3 (corrida 1)
14h45 Superleague (qualificação)
16h45 Mundial GT1 (corrida 1)
18h15 Taça GT4 (corrida 2)

Domingo, 18

08h30 Mundial GT1 (warm-up)
09h45 Superleague (corrida 1)
11h15 Europeu GT3 (corrida 2)
13h00 Superleague (corrida 2)
14h00 Superleague (superfinal)
15h30 Mundial GT1 (corrida 2)

BILHETES

Bancada A €12 (domingo), €13 (fim de semana)
Outras bancadas €8 (domingo), €10 (fim de semana)
Paddock €6,50 (domingo), €8 (fim de semana)*
*A compra de bilhete de paddock implica a aquisição de um bilhete de bancada

Sem comentários: