segunda-feira, setembro 13

RVM: Mitsubishi avassaladora nos "verdadeiros" Grupo N


Quiz RVM - Grupo N: Os números não enganam - a Mitsubishi saiu vitoriosa por 15 vezes nos últimos 17 anos, e com toda a variedade de evoluções, desde o EVO 2 até ao EVO10. Nesta década apenas Adruzilo Lopes no “velhinho” Subaru Spec C conseguiu contrariar a hegemonia da marca dos três diamantes.


O Agrupamento de Produção sofreu algumas alterações interessantes que desvirtuaram um pouco essa grupo, nomeadamente com a inclusão das viaturas S2000. Como não considero verdadeiras viaturas de produção, apenas as convencionais:
10) Quantas vezes a marca Mitsubishi venceu esta categoria nos ultimos 20 anos?
A Mitsubishi venceu por 15 VEZES nos últimos 17 anos, sucedendo à Ford como dominadora no Agrupamento de produção. O primeiro EVO a vencer foi o Rui Madeira em 1994. Depois em 1996 foi a vez do Paulo Oliveira com um EVO III, e em 1997 foi o Abel Spínola em viatura idêntica. Recentemente, as honras couberam aos madeirenses, João Magalhães em 2009 e Filipe Freitas em 2010.



11) Quem foi o piloto que quebrou a superioridade da marca dos “Três Diamantes” esta década?
Foi o Adruzilo Lopes, em 2008 com o "velhinho" Subaru Impreza Spec C da ARC Sport, com que conquistou o título nacional de Produção. A viatura actualmente encontra-se nos Açores tripulada pelo Sérgio Silva.


12) Quem foi o último concorrente estrangeiro que venceu este Grupo no RVM? Em que ano.
Apetece afirmar que foi Renato Travaglia em 2007, tal a majestal exibição efectuado no rali. No entanto,após o rali, em que terminou no 2ºposto, foi desclassificado porque tinha um dos tubos do regulador de pressão do Evo 9 desligados.
É preciso andar até 1991 para encontrar um estrangeiro. Desde que Vitor Sá venceu em 1992, com um Ford Sierra Cosworth, as vitórias foram todas portuguesas. Em 1991 o peruano Ramon Ferreyros, navegado pelo espanhol Raffaele Yzenga foram os vencedores do Grupo N com um Sierra Cosworth.
Como complemento informativo: Em 1990 foi o Fernando Peres em Sierra Cosworth, 1989 o francês Pierre Bos no Sierra [tb foi preparador], em 1988 o Fernando Capdevilla com o M3 e em 1987 foi o José Maria Ponce num BMW 325i, ambos espanhóis.

Sem comentários: