segunda-feira, outubro 11

José Luís Ascarza venceu 2º prova do Troféu de Elvas

A segunda prova da “V Edição do Rally Cidade de Elvas” em viaturas Todo o Terreno, realizou-se no sábado em terrenos junto ao Caia. A luta pelo primeiro lugar esteve “acesa” em todas as classificativas entre Joaquim Pais em BMW e o espanhol José Luís Ascarza da equipa Adas Sport em Mitsubishi, com vantagem para o piloto da vizinha Extremadura.

A segunda prova da “V Edição do Rally Cidade de Elvas” em viaturas Todo o Terreno, realizou-se este sábado em terrenos junto ao Caia.
O temporal que se abateu sobre a cidade na tarde/noite de sexta-feira levou a organização a suspender o prólogo que estava marcado para ontem (sexta-feira) no parque de Piedade, os amantes do motor foram prejudicados pela bastante chuva e vento que se abateu sobre a cidade nesse dia não podendo desfrutar do espectáculo que os pilotos previam apresentar naquele recinto.

Com este contratempo a organização teve que “inventar” em dez horas um novo percurso para o prólogo, mas Rui Silva e seus colegas, conseguiram ter tudo a pronto na manhã seguinte.

Sábado dia da prova, amanheceu com bastante sol, com os 26 concorrentes inscritos a realizar um prólogo sem anomalia de maior, sendo mais rápido a dupla Joaquim Pais/Carlos Jesus em BMW com o tempo de 3’ 49´´.

Ao terminar o prólogo deu-se inicio aos quatro percursos especiais de classificação, dois de manhã e dois pela tarde. A organização viu-se forçada a encurtar a prova em vários quilómetros (28) devido ao piso se apresentar com muita lama em sítios previstos para as classificativas.

A luta pelo primeiro lugar esteve “acesa” em todas as classificativas entre Joaquim Pais em BMW e o espanhol José Luís Ascarza da equipa Adas Sport em Mitsubishi, com vantagem para o piloto da vizinha extremadura.

Classificação geral :
1º. José Luís Ascarza/Carlos Fernandez em Mitsubishi Lancer EvoVI : tempo total 34’06’’
2º. Joaquim Pais/Carlos Jesus em BMW : tempo total 34’16’’ (penalizados no final com mais dois minutos por não entrar na sua hora ideal de saída, artigo 24.3 do regulamento (Furou antes de entrar no primeiro percurso).
3º. Miguel Abreu/Eduardo Cassola em Nissan com o tempo 37’ 30’’
4º. Domingos Santos/José Cidades em BMW com o tempo 37’ 42’’

As “máquinas” apresentadas pelos pilotos foram alvo de minúcia pelo público, em especial o veículo do vencedor, carro de fábrica avaliado em milhares de euros. A dupla elvense João Fernando/André Fernando foi uma das cinco equipas que abandonaram o Rally na terceira classificativa por problemas com o seu Ford, estavam a presentear excelente réplica aos favoritos.

Artigo de Carlos Falcato/Linhas de Elvas, publicado no Portal Alentejano

Sem comentários: