quarta-feira, novembro 3

Autodromo Internacional do Algarve-2 anos já passaram

O Autódromo Internacional do Algarve prepara-se para comemorar dois anos de actividade no próximo dia 2 de Novembro. Desde a sua inauguração que o Autódromo Internacional do Algarve (AIA) tem sido alvo de inúmeros elogios e prémios de reconhecimento tanto a nível nacional como internacional.


O último, aconteceu recentemente e surge da parte da prestigiada revista inglesa Autosport que dedica um editorial extenso à infra-estrutura portuguesa elegendo o Circuito de Portimão como um dos melhores do mundo.

Se em 2008 o Algarve Motor Park apenas inaugurava o Autódromo Internacional do Algarve, dois anos volvidos, a estrutura apresenta já em pleno funcionamento o Kartódromo Internacional do Algarve referenciado também além fronteiras pelas suas características únicas. Mas nem só da componente desportiva vive o Algarve Motor Park. Em fase avançada de construção está o Empreendimento Turístico Vista do Falcão, Hotel, Central Foto Voltaica e Parque Tecnológico. Este último irá trazer para o Algarve no início de 2011 a empresa italiana N-Technology que irá construir em Portugal o Porsche Panamera S de competição. Mas não só, são várias as equipas do motorsport mundial que pretendem sediar as suas empresas em Portimão, como o caso da Ocean Racing Technology, equipa de Tiago Monteiro e José Guedes na GP2, não só pelas condições que lhes são apresentadas mas também pelas infra-estruturas a ela associadas.

É por tudo isto que o reconhecimento tem vindo um pouco de todo o lado. O AIA é um projecto pioneiro em Portugal em que poucos acreditavam mas que se tornou uma realidade e que enche de orgulho os seus mentores. De notar, que a construção do Circuito ficou concluída em apenas sete meses, um feito de ressalvar, sobretudo se tivermos em conta o historial que Portugal apresenta na construção de grandes obras. Para além disso, a pista algarvia recebeu, desde a sua inauguração os mais prestigiados eventos desportivos a nível mundial: Campeonato do Mundo de Superbikes, Testes de Fórmula Um, Le Mans Series, FIA GT, A1 GP, WTCC, Superleague Fórmula, entre outros.

Dos inúmeros prémios recebidos até ao momento destaca-se; o Prémio ‘Motorsport Facility of the Year’ distinguido pelo ‘Professional Motorsport World Expo Awards 2009’, que anualmente premeia as melhores equipas, personalidades, tecnologias e infra-estruturas do mundo automobilístico; o Prémio Circuito da Década pela ‘Fast Bike Magazine’; e o Prémio Mérito Desportivo 2008 pelo semanário AutoHoje ou a distinção por parte da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting através do Prémio Prestigio

Se estas referências são importantes para catalogar as potencialidades do Autódromo Internacional do Algarve, há ainda que salientar os elogios feitos pelos melhores pilotos a nível mundial e que já tiveram oportunidade de ver de perto o AIA: Michael Schumacher foi dos primeiros pilotos a visitar o circuito e não escondeu a sua admiração pela tecnicidade da pista e da exigência na condução. Também Lewis Hamilton elogiou o circuito aquando da realização de testes de F1 caracterizando-o de fabuloso. Mas não só, Olivier Panis, Nelson Piquet, Bruno Senna, Troy Bayliss, Fernando Alonso, e até mesmo Max Mosley. Todos se mostraram agradados com o circuito algarvio e sua grandiosidade.
Curiosidades:

- 24 meses de actividade

- 7 Meses de Construção

- 195 Milhões de Euros de Investimento

- 15 Provas de Campeonatos Internacionais

- Mais de 1 Milhão de Espectadores

- Mais de 1500 pilotos de todo o mundo já visitaram o AIA

- 3200 trabalhadores na construção do AIA

- 50 pessoas de Staff Permanente

- 1.27.880 a volta mais rápida à pista por Pedro de la Rosa em F1 em Janeiro de 2009

- 38 carros – Maior Grelha de Partida no Algarve Historic Festival de 2010

- A configuração da pista foi idealizada e desenhada por Paulo Pinheiro;

- A equipa de arquitectos é totalmente portuguesa;

- Pilotos de Renome que já visitaram o AIA: Michael Schumacher, Fernando Alonso, Felipe Massa, Lewis Hamilton, Olivier Panis, Bruno Senna, Pedro de la Rosa, Troy Bayliss, Max Biaggi, etc.

Retirado parcialmente do site 16 VÁLVULAS

Sem comentários: