domingo, novembro 14

Nuno Fontaínhas foi 5ª na despedida do Transit Trophy

A primeira edição do Troféu Transit chegou ao fim com a segunda corrida no circuito do Algarve. Nuno Fontaínhas defendeu as cores da FIAAL, e numa prova de trás para a frente conseguiu um positivo 5º posto. O troféu ficou na posse da Auto Rabal.

Depois de ontem, João Fontaínhas, ter finalizado no pódio, ao seu irmão Nuno incumbiu a difícil tarefa de fazer uma corrida de trás para a frente. Fez uma excelente exibição, talvez uma das melhores da temporada. Recuperou várias posições até chegar ao 4º posto. Nessa altura envolveu-se numa animada luta, mas que graças à inexperiência e alguma ingenuidade culminaram numa saída de estrada. Recuperou, voltou à corrida e finalizou no 5º posto. Apesar de tudo um resultado cheio de mérito.
Quanto ao campeonato acabaram no 4º posto, com 75 pontos, numa equipa quase sem experiência em pista, e lutando com verdadeiros especialistas. Defenderam as cores do Team FIAAL, também do Fórum Ralis a Sul, e especialmente do Algarve. Parabéns, com os votos que a experiência se repita em 2011.

Na segunda corrida do Troféu Ford Transit Trophy, a vitória foi para um dos candidatos ao troféu, a BRM, que mesmo assim não evitou a conquista do ceptro por parte da Auto Rabal, num fim de semana dominado pelas cores do Team Beta ENI, que acabou por encerrar da melhor forma a primeira edição do Ford Transit Trophy.

Tudo estava por decidir na segunda corrida do Ford Transit Trophy, ainda mais porque com a grelha de partida invertida e a pista molhada, a indefinição era bastante grande e seria necessário adoptar uma postura algo táctica, para pontuar o mais possível para definir as pontuações finais.

Partindo do final da grelha, o Team Beta-ENI, tinha a tarefa dificultada, pois havia muita gente para ultrapassar e por isso mesmo foi Pedro Fins que aproveitou da melhor forma a sua posição na grelha, para se lançar para a frente, já que a Bretescar efectuou uma falsa partida, pelo quev a sua posição de líder nas primeiras voltas era algo fictícia.

Pelo caminho ficava desde cedo a máquina do CAM Sport, e as posições atrás de Pedro Fins (BRM) eram muito disputadas, principalmente entre a Fiall, Daro, Beta-ENI e ainda pela Ford Transit da Q&F Ford, cujo convidado, Miguel Barbosa, apesar de algumas travagens efectuadas mais no limite, conservava, com muita autoridade um fantástico terceiro lugar absoluto.

A meio da corrida, uma disputa acesa entre a Daro e a Fiall, atrasa a máquina dos algarvios, ao mesmo tempo que facilita a vida dos homens da Auto-Rabal, que vão subindo na classificação, desta feita a contas com um “set-up” menos conseguido para a pista algarvia molhada.

Para Pedro Fins acabou por ser um justo prémio para encerrar a temporada, “até porque tínhamos poucas hipóteses de conquistar o Troféu, devido à distância pontual antes desta corrida. Ontem falhou o combustível e hoje conseguimos ganhar, o que garante uma recompensa final para toda a equipa BRM, que esteve extraordinária durante toda a temporada.”

Já referimos que a vitória final do fim de semana (obtida pela soma de tempos das duas corridas) foi para o Team Beta-ENI, que conquistou nesta sua deslocação ao AIA, uma vitória e um segundo lugar, mas a grande festa foi para a Auto Rabal, que leva para casa o primeiro Ford Transit Trophy.

Para João Diogo Lopes e Filipe Martins, os pilotos que conquistaram o ceptro, foi uma “conquista algo difícil, que fomos construindo ao longo da temporada. Depois da vitória na primeira deslocação ao Algarve, começámos a pensar que seria possível, mas seria no Caramulo que acreditámos estar mesmo na corrida, até porque era a prova em que, teoricamente estaríamos mais há vontade. O sistema de pontuação não prevê muitas diferenças entre as equipas classificadas, pelo que a vantagem que tínhamos antes destas duas corridas, nos garantia alguma segurança e a possibilidade de efectuar uma gestão não muito complicada. Foi isso que fizemos desde o início do fim de semana, apesar de na última corrida as coisas não se terem passado como esperávamos, pois o “set-up” escolhido não foi o mais adequado, mas conseguimos não cometer erros e vencer. Uma vitória que dedicamos aos nossos patrocinadores e a uma equipa que consideramos bastante “caseira” feita com a união de esforços entre a Auto Rabal, JHF Lope e Espoauto, mas que se revelou muito eficiente em todas as provas que disputámos. Também queremos agradecer à Q&F e á FORD que nos ajudaram no nosso project e esperamos agora conseguir regressar em 2011, para tentar revalidar este título.”

Em 2011 o Ford Transit Trophy regressa com a mesma dinâmica, esperando-se mais equipas e a mesma competição e “fair-play” entre todos os participantes.

Classificação final 2ª Corrida:
1º BRM, 13 voltas em 30m37,983s; 2º TEAM BETA-ENI, a 6,269s; 3º Q&F FORD, a 8,575s; 4º DARO, a 9,639s; 5º FIAAL, a 26,827s; 6º AUTO RABAL, a 32,131s; 7º MCOUTINHO-IBERTAL, a 34,616s; 8º BRETESCAR, a 35,339s.

CLASSIFICAÇÃO FINAL AIA 2:
1º TEAM BETA-ENI; 2º Q&F-FORD; 3º DARO; 4º FIAAL; 5º AUTO-RABAL; 6º BRM; 7º BRETESCAR; 8º MCOUTINHO-IBERTAL.

FORD TRANSIT TROPHY:
1º AUTO RABAL, 100; 2º BRM, 89; 3º DARO, 86; 4º FIAAL, 75; 5º CAM, 64; 6º TEAM BETA-ENI, 58; 7º BRETESCAR, 57; 8º MCOUTINHO-IBERTAL, 57; 9º RODIVEX, 41.


texto adicional retirado de Sportmotores

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