domingo, novembro 14

Teodósio foi o melhor no regional e conquistou o título

Ricardo Teodósio fez o que lhe competia Voltou novamente a traduzir a superioridade evidenciada a Sul e venceu a prova reservada aos concorrentes do CRRS. 100% vitorioso alcançou o título do regional sul, o primeiro da sua carreira.

Ricardo Teodósio entrava para esta prova com os olhos no título de campeão regional do sul. Depois de 4 vitórias em outras tantas provas, muito dificilmente o ceptro lhe escapava, no entanto o piloto da Guia não quis deixar os créditos por mãos alheias. Navegado por João Luz entrou na super-especial em máximo ataque, e logo começou a construiu um fosso para os demais adversários. Reforçou essa diferença na primeira passagem pelo Alferce. Aliás, comparativamente a todos os concorrentes do CPR, ele faria o 3º tempo, atrás de Bernardo Sousa e Miguel Campos apenas. Com esta proeza já somava quase 30 segundos para o segundo classificado, e ainda via o seu principal rival, João Correia, ficar fora de prova após um despiste na PE2.
Mas esta atitude teve consequência na terceira especial, a mais longa, Corchas. Problemas de travões condicionaram o andamento, e teve que levantar um pouco o pé, vendo inclusivamente outros concorrentes do regional serem mais rápidos. O objectivo passava pelo regional... e assim fez. Cumpriu, e venceu a especial da Fóia, e finalizou o rali com uma vitória no CRRS. O piloto da Guia ganhou assim o seu primeiro título, num ano de domínio absoluto.
Como é normal no regional sul, o interesse competitivo vira-se para o segundo lugar. Desta feita, os intervinientes eram Luís Mota e Nuno Pinto, ambos em Mitsubishi EVO 6. Após a primeira passagem no Alferce, era Nuno Pinto quem levava vantagem com 0,8 segundos de vantagem sobre Mota. Mas as Corchas foram decisivas, pois Mota, venceu a prova especial e foi 8,2 segundos mais rápido construindo uma vantagem que permitiu controlar na última especial. Acabou em segundo do rali, com 0,8 segundos de vantagem sobre o ex-campeão regional de ralis.
O piloto do rali (não apenas no CRRS, mas também à geral) foi Márcio Marreiros. Já havia surpreendido na super-especial, mas revelou muita competitividade no asfalto monchiquense,mesmo quando as condições eram adversas. Uma saída de estrada e dois piões condicionaram o resultado, que se saldou num excelente quarto posto do regional.
Uma vez mais, Bruno Andrade e Ricardo Barreto voltaram às boas exibições, e bons resultados no regional. Num rali que tradicionalmente lhe corre bem, não teve argumentos (e em abono da verdade nem viatura) para os rivais que acabaram na frente. Ficou no quinto posto.
Outra das surpresas da prova foi protagonizada por Luís Nunes, que contou com a navegação de Nelson Ramos. O piloto do Mitsubishi vermelho, não esteve bem na super especial, mas redimiu-se em Monchique, efectuando alguns bons registos e acabando no sexto posto. A sua melhor classificação, desde que encontrou no regional.
Encarando o espírito do regional como ninguém José Carlos Paté levou o seu BMW 325 IX ao sétimo posto, e foi o melhor "não Mitsubishi" em prova. A pouco mais de 20 segundos acabou António Lampreia, que manteve a sua "receita", de optar pela regularidade aliada a um ritmo constante com o Ford Escort Cosworth.
Depois das excelentes exibições nas provas alentejanas, onde foi segundo, Carlos Martins não esteve tão bem no asfalto do Casinos do Algarve. Teve alguma dificuldade em adaptar à chuva, e apenas conseguiu acabar no nono posto. Pouco, para quem estava na luta pelo título regional, mas na mesma positivo levando em linha de conta a falta de experiência neste piso, com esta viatura.
A fechar o top 10, ficou Augusto Páscoa, que com uma viatura com alguns problemas esteve uns furos abaixo ao que nos habituou. Fez o suficiente para ser o melhor representante das duas rodas motrizes do regional, embora tivessem outros concorrentes melhor classificados que não contavam para o CRRS.
Nota positiva também para a vitória na classe I de Renato Leria, navegado por Ana Santos, no Opel Corsa 1.6.
Entre os concorrentes que não lograram finalizar as quatro especiais reservadas ao regional, destaque para João Correia, que estava na vice-liderança do regional, e saiu de estrada na PE 2 - Alferce. Também João Monteiro e Pedro Charneca não chegaram a arrancar para este dia, depois de problemas nas suas viaturas. Jorge Baptista e Edgar Gonçalves abandonaram após a especial dois, vítima de despiste logo a seguir à tomada de tempos.
Para acabar o regional apenas falta definir o vice-campeonato e as contas para os navegadores, apesar das contas favoráveis para João Luz.
Dentro de duas semanas disputa-se o Rali Cidade de Portimão, também em asfalto, que encerra a temporada de 2010.

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