quinta-feira, dezembro 30

Ricardo Teodósio nomeado em 4 categorias

O campeão regional de ralis lidera a lista de nomeações dos Troféus do Fórum Ralis a Sul, proposto para quatro categorias. Conheça uma breve descrição dos nomeados da edição de 2010.


A quinta edição dos Troféus do Fórum Ralis a Sul continua com a mesma estrutura da primeira edição. Oito categorias que visam premiar os elementos que mais se destacaram nos ralis a sul do país, e um Prémio Carreira que visa galardoar uma entidade que representou a região nos ralis.

PILOTO DO ANO 2010
Do lote de cinco nomeados para piloto do ano fazem parte: Bruno Andrade que voltou às boas exibições, em ano de estreia do EVO 6 alcançou dois pódios nas duas primeiras provas e acabou no 3º lugar do regional sul; o piloto de Serpa Carlos Martins também faz parte desta lista, destacando as boas exibições nas provas alentejanas, onde obteve dois segundos lugares à geral e foi o concorrente que mais se aproximou de Teodósio; João Correia esteve durante parte do campeonato no 2º lugar, graças a uma gradual adaptação ao Mitsubishi Carisma, e aos bons resultados obtidos em Loulé e Beja; Márcio Marreiros, esteve em destaque nas provas de asfalto efectuando uma excelente exibição no Casinos do Algarve e vencendo o Rali Cidade de Portimão, conquistando o título de vice-campeão no ano de estreia numa viatura de tracção total; e Ricardo Teodósio, que se sagrou campeão regional de ralis obtendo o seu primeiro título FPAK em ralis, com 5 vitórias (em seis possíveis) incluindo uma vitória no Rali de Loulé, pontuável para o Campeonato Open.

NAVEGADOR DO ANO 2010
Esta categoria, e como é hábito nas nomeações, por ordem alfabética estão: Aníbal Martins que foi o navegador de Carlos Martins no campeonato regional do sul, a bordo de um Ford Escort Cosworth na segunda época de ralis; 2010 fica marcado pelo regresso às lides regionais de João Luz, que navegando Ricardo Teodósio venceu as 4 provas em que participou e conquistou o título de navegadores; José Martins entrou com o pé direito em 2010 vencendo o Rali de Lagos ao lado de Ricardo Teodósio, também navegou Rui Coimbra e Marco Ferreira, mas acabou o ano do lado esquerdo na estreia como piloto em Portimão; Valendo a sua experiência Nelson Ramos navegou João Correia e Luís Nunes esta temporada. No primeiro ajudou na conquista do 4º posto em Serpa, enquanto que foi determinante no pódio de Luís Nunes em Portimão; Ricardo Barreto acompanhou(como já o faz nas últimas épocas) Bruno Andrade no Mitsubishi EVO VI da Roady Compétition. Para além de auxiliar Bruno Andrade na conquista do 3º posto no regional sul, também venceu a competição reservada aos navegadores do Critério Aerocap. A competência deste jovem navegador foi reconhecida com o convite para navegar Paulo Freire no Rally de Portugal, num Mitsubishi Lancer EVO VIII.

PILOTO REVELAÇÃO 2010
Este ano os concorrentes que mais se destacaram pela positiva são: Carlos Martins que em estreia numa viatura de tracção total efectuou bons registos, principalmente nas provas alentejanas; o jovem Diogo Gago que participou no Troféu FastBravo reservado aos pequenos Marbella, onde se incluía o Rali de Loulé, e também participou no Rali Casinos do Algarve, prova extra, onde esteve em bom nível; pelo segundo ano consecutivo João Correia aparece nesta categoria - depois de uma estreia em bom nível no Peugeot 106, o salto para uma viatura tão competitiva como o Carisma foi positivo, demonstrando capacidade de adaptação e argumentos para lutar pelos lugares cimeiros; Luís Nunes foi autor de uma das surpresas do campeonato, com a obtenção justa do terceiro posto no Rali de Portimão. A difícil adaptação ao Mitsubishi, com o qual estreou nos ralis, foi colmatada com uma progressão evidente ao longo da 2ª época; Nuno Correia protagonizou outra das agradáveis surpresas do regional, nomeadamente na participação esporádica no Rali de Portimão onde impressionou pela espectacularidade e agressividade com que "dominava" o AX dos Slalons.


MELHOR DECORAÇÃO 2010
Na categoria reservada às viaturas, destacando obviamente a decoração, mas também o seu estado de preservação estão: Ford Escort Cosworth de Pedro Leone, que sucede ao Sierra que venceu esta categoria no ano passado, com decoração semelhante; segue-se a armada Mitsubishi com as viaturas EVO4 de Ricardo Teodósio, EVO6 de Bruno Andrade e EVO6 de Márcio Marreiros. A Roady Compétition também tem outra viatura na contenda, o Renault 11 Williams de Augusto Páscoa que apesar de similar ao EVO 6 de Bruno Andrade tem algumas diferenças de pormenor.

PILOTO ESPECTÁCULO 2010
A encabeçar esta categoria está Bruno Andrade, que adaptou-se ao Mitsubishi Lancer EVO VI, e aos resultados também juntou a espectacularidade nas suas passagens, comprovadas em alguns vídeos da época 2010 do CRRS; João Correia também não passou indiferente aos espectadores, pois o Carisma verde também aliava o show à rapidez; o vencedor da categoria de 2009, José Carlos Paté volta a aparecer nomeado nesta categoria. A relação do piloto com o seu BMW é sinónimo de espectacularidade, sendo um dos concorrentes mais acarinhados pelo público; O ano não foi memorável para o campeão de 2009, Nuno Pinto. No entanto, enquanto participou foi um dos mais exuberantes; a fechar o "showman" Ricardo Teodósio, (poderia também ser chamado o Mr.Hollywood do Algarve) e mais não é preciso dizer.

PRÉMIO IMPRENSA 2010
Na classe reservada aos órgãos de comunicação social estão nomeados 3 sites, 1 blog e uma publicação mensal em formato revista. A saber - a revista Algarve Mais volta a novamente a ser nomeada, principalmente pelos artigos que dá destaque ao desporto motorizado algarvio; Em seguida aparece este espaço, o blog QMRally, no qual existe um conjunto de informação de desporto motorizado com destaque para a região sul do páis; depois o Ralis.Online, o grande favorito, pois para além da informação generalista também junta-se a imagem a cargo de Mondegosport; e finalmente os sites SuperMotores e Sportmotores, que normalmente fazem referência às provas do Campeonato Regional de Ralis do Sul.

PILOTO REGULARIDADE 2010
Nesta categoria são distinguidos os concorrentes que primam pela regularidade nas suas provas, e também no facto de concluírem as mesmas - ser regular na desistência não é um factor elegível. O vencedor das duas últimas edições António Lampreia volta a encabeçar os nomeados, pois a sua "arma" de eleição nos ralis é a regularidade. Este ano fica marcado pelo abandono no Rali de Portimão com problemas no turbo; José Carlos Paté é outro dos nomeados, pelo facto de ter conseguido acabar todas as provas pontuáveis para o regional, situando-se regularmente atrás da armada Mitsubishi; Márcio Marreiros também se valeu da regularidade, principalmente na fase da terra, para conquistar o vice-campeonato regional; com armas inferiores também se chega ao fim, e foi nesta máxima que Pedro Franco se valeu para acabar todas as provas com o Ford Sierra; finalmente, novamente Ricardo Teodósio que foi regularmente 1º classificado em quase todas as provas do regional, a excepção foi o Rali de Portimão onde teve problemas na sua viatura.

MELHOR RALI 2010
Na classe de Melhor Rali de 2010 vigoram 5 das 6 provas do campeonato, com todos os clubes intervenientes representados. A saber: Rali Cidade de Lagos, Rali Flor do Alentejo - Cidade de Serpa,Rali de Loulé-Casino de Vilamoura, Rali Casinos do Algarve e Rali Intermarché Cidade de Portimão. De fora ficou o Rali Cidade de Beja, com o factor de exclusão residindo no facto de ter sido uma prova rallysprint, com um único troço efectuado por 3 vezes (a super especial nocturna foi cancelada devido ao mau tempo).

Finalmente o PRÉMIO CARREIRA 2010, será entregue a José Moreno, um nome incontornável nos Ralis do Algarve nas últimas décadas, e aos seus três navegadores - Aníbal Moreno, Hélder Martins e António Pereira, este último a título póstumo.

TODAS AS INFORMAÇÕES EM:
TÓPICO FÓRUM RALIS A SUL
FACEBOOK OFICIAL

Sem comentários: