quarta-feira, março 31

Bruno Andrade desvenda EVO VI

Através da sua página do Facebook, Bruno Andrade deu a conhecer a decoração da sua nova viatura para o Campeonato Regional do Sul 2010. Depois de ter concretizado a venda do Subaru Legacy, irá tripular um Mitsubishi Lancer EVO VI recentemente adquirido na Republica Checa. O piloto que contará com as notas de Ricardo Barreto, irá defender esta temporada as cores da Roady Competition. É uma mudança à muito desejada, que finalmente é conccretizada. À esquerda a nova viatura, em baixo a decoração a utilizar.

Leia Mais

terça-feira, março 30

Rali de Portugal Revival

Cerca de duas dezenas de viaturas clássicas irão animar as especiais do Algarve e Baixo Alentejo, no intervalo das passagens da prova do WRC. Mais um motivo de atracção… e uma forte “ajuda” para que o público não se desloque de troço para troço!
Os espectadores que se deslocarem aos troços do Vodafone Rally de Portugal nos dois últimos dias de provas quase não terão tempo para descansar em termos de emoções, pois a organização da prova acaba de acrescentar mais um motivo de grande atracção aos muitos que já caracterizam a edição deste ano da competição portuguesa pontuável para o WRC - Campeonato do Mundo de Ralis.
Na verdade, 2010 será palco da primeira edição do Rallye de Portugal Revival, uma prova destinada a carros clássicos, com data de construção até 1982, exceptuando-se apenas os modelos de tracção às quatro rodas, e que evoluirão entre as duas passagens dos concorrentes participantes no WRC, dando assim continuidade ao elevado grau de espectacularidade do evento, que quase não terá tempos mortos ao longo dos seus dois últimos dias.
Nesta primeira edição do Rally de Portugal Revival estima-se que participem cerca de duas dezenas de concorrentes - até porque o intervalo entre as duas passagens limita esse número de inscritos - sendo certo que será possível ver os melhores pilotos nacionais da categoria frente a nomes estrangeiros com palmarés firmado neste tipo de competição, e carros que marcaram épocas importantes nos ralis mundiais, como o Ford Escort RS ou o Lancia Stratos, entre outros.
No programa da prova, as verificações técnicas estão previstas para quinta-feira, dia 27 de Maio, e nesse mesmo dia os participantes farão o shakedown e disputarão a primeira Super Especial, no Estádio do Algarve, num horário que antecederá o dos participantes no WRC.
O dia de sexta-feira será preenchido com o reconhecimento das classificativas e o segundo dia de prova terá o seu início pelas 09h55 de sábado, dia 29 de Maio, com uma única passagem pelos troços de Almodôvar, Vascão e S. Brás de Alportel. No último dia de competição - no domingo, 30 de Maio - a partida está prevista para as 07h50, disputando os concorrentes as classificativas de Felizes e Loulé, concluindo a sua actuação com nova passagem pela Super Especial do Estádio, tal como no primeiro dia antes dos concorrentes ao evento do WRC.

Leia Mais

sábado, março 27

Cartaz do Rali Cidade de Lagos 2010

Leia Mais

sexta-feira, março 26

Caricatura Team Ralis a Sul

O Tiago Silva, CaricaRally, juntou as caricaturas de todas as equipas da Adminitração do Fórum Ralis a Sul e fez um poster interessante e bonito. Nela constam, o campeão Nuno Pinto, o Bruno Andrade no Subaru,o Nuno Fontaínhas no Sierra, o Zé Correia versão 2008, Márcio Charata adaptado versão 2007 e o Zé Charata versão Loulé 2007.

Leia Mais

quinta-feira, março 25

Testes de Ostberg e Guy Wilks

Ontem fiz uma alusão ao terceiro aniversário dos testes do Kopecky em Martimlongo, preparando o regresso do Rali de Portugal ao Mundial. Nesse teste também participou Guy Wilks, num Focus WRC, no primeiro dia, e Mads Ostberg num Subaru Impreza WRC, no segundo dia. Aqui ficam dois registos pessoais dos testes destes concorrentes.



Leia Mais

quarta-feira, março 24

Testes Kopecky Rally de Portugal 2007

Faz três anos que recolhi o primeiro conjunto de imagens dos testes do checo Jan Kopecky, em Martinlongo, com o intuito de preparar a prova portuguesa que regressava ao mundial. Foi a primeira vez que tive a oportunidade de acompanhar o simpático piloto checo, e repeti a dose em 2008, desta feita com um Peugeot 207 quando preparava o IRC.

Leia Mais

Rali de Portugal: ACP convida a deixar o carro em casa

O Vodafone Rally de Portugal constitui, como todos sabem, uma enorme manifestação de interesse popular, com milhares e milhares de pessoas apinhadas ao longo das classificativas do Baixo Alentejo e do Algarve, tornando por vezes a circulação automóvel algo problemática nas zonas de acesso às provas especiais.
Em 2010 e pretendendo contribuir não só para um rali mais "limpo" ‐ com menores emissões de CO2 ‐ e facilitar as deslocações aos muitos interessados, sobretudo os que vivem fora do Algarve, a organização da prova, em colaboração com o ACP Viagens, preparou dois programas para acompanhamento da prova, um a partir de Lisboa e outro do Porto, com a vantgem de poder ver o rali ao vivo... e deixar o carro em casa!
Os vários programas de viagem ‐ disponíveis no sítio http://iris.cpidt.pt/sportmotores2003/goweb?url=www.rallydeportugal.pt ‐ incluem duas versões, uma mais acessível e outra mais completa, que engloba as vantagens do "rally pass", e podem ser pagos por duas ou três vezes, conforme forem contratados ainda no mês de Março, ou apenas em Abril, tornando assim muito mais cómoda e vantajosa a situação do ponto de vista financeiro.
Todos os contactos deverão ser feitos para ACP Viagens, tel ‐ 21 3513830 / fax ‐ 21 3156787 ou para o email incoming@acp‐viagens.pt.
Esta, pois, mais uma excelente razão para não ficar em casa e acompanhar in loco a edição de 2010 do Vodafone Rally de Portugal, agora que pode, tranquila e comodamente, seguir a prova com todas as mordomias, sem ter de se preocupar com o que quer que seja. E motivos de interesse para ir até ao Algarve.

Leia Mais

segunda-feira, março 22

Terras del Rei: Filipe Campos vencedor

Filipe Campos venceu mais uma vez, Moniz da Maia ficou em segundo. Um excelente resultado para a Yser Racing Team. Miguel Barbosa fechou os lugares do pódio.
Miguel Barbosa, a estrear o Mitsubishi Lancer Turbo, entrou ao ataque e rapidamente ganhou vantagem. Se apenas por mérito próprio ou também por estratégia de Filipe Campos, isso cada um dos pilotos terá a sua opinião.
Filipe Campos que optou por “poupar os pneus e os travões na fase inicial da prova para depois poder atacar. Sabíamos que na primeira fase da corrida íamos perder algum tempo e assim aconteceu, ma a verdade é que a estratégia que traçámos estava certa e o resultado está à vista,” afirmou.
A questão é que Miguel Barbosa se viria a atrasar, devido, segundo informação da equipa, "a meio do sector selectivo, uma forte indisposição física quase o [Miguel Barbosa] obrigaram a desistir, tendo, apesar dos diversos vómitos e faltas de força, efectuado um esforço enorme para conseguir chegar ao final da prova, agora já em 3º lugar da geral", tendo o piloto lisboeta acrescentado, "lamentar não termos podido vencer por estas razões. Não sei o que me aconteceu mas foi muito difícil aguentar até ao final. Houve alturas em que fiquei tão mal disposto e sem forças que não acreditava conseguir chegar até a final".
Com tudo isto, não só Filipe Campos teve um final de prova sem qualquer pressão como viu o seu companheiro de equipa, Bernardo Moniz da Maia subir ao segundo lugar, numaapetitosa dobradinha da Yser Racing Team.
Nos lugares seguintes, mas já bem mais distantes, terminaram José Lucas em Mitsubishi e José Gameiro em Nissan.
O próximo embate do CPTT tem lugar na região de Évora. O Ervideira Rally TT estará na estrada entre os dias 17 e 18 de Abril, uma vez mais com organização da Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense.
Classificação Final:
1º Filipe Campos/Jaime Baptista (BMW X3 CC), 5h08m32s
2º Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor (BMW X3 CC), a 12m43s
3º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Mitsubishi), a 14m54s
4º José Lucas/Luís Tirano (Mitsubishi) a 29m52s
5º José Gameiro/António Saraiva (Nissan), a 30m49s

Leia Mais

sábado, março 20

Terras del Rei: Filipe Campos na frente

Depois de disputada a dupla passagem pela superespecial, Filipe Campos parte na frente para a etapa de amanhã.
Teve lugar ao início da tarde de hoje, a segunda prova do Campeonato de Portugal de TT, a Baja Terras del Rei, que este fim-de-semana anima a região de Tavira.
Com aproximadamente sete quilómetros, a especial de abertura do evento levado a cabo pelo Clube Automóvel do Algarve ficou marcada pela afluência de muito público que se deslocou à zona de Cachoupo para assistir à passagem das cerca de três dezenas de equipas que responderam ao repto lançado pela agremiação algarvia.
Em termos desportivos, o Campeão em título e vencedor da ronda de abertura da temporada, Filipe Campos, esteve em evidência e assegurou o melhor tempo acumulado após duas passagens por esta Super Especial.
Filipe Campos perdeu para Miguel Barbosa, a estrear o Mitsubishi Lancer Turbo, 10s na primeira passagem, mas recuperou 12 na seguinte o que lhes permitiu fechar o dia com um acumulado de menos dois segundos que Miguel Barbosa que terá optado por abrandar no final do percurso, de forma a não ter que abrir a estrada amanhã. Vamos ver se terá sido a melhor estratégia.
Nos lugares seguintes terminaram Miguel Farrajota, Rui Sousa e a fechar o Top 5, o patrão do Yser Team, Bernardo Moniz da Maia.
Para amanhã esta reservada a segunda e derradeira etapa desta Baja Terras del Rei que conta com uma especial única de 320 quilómetros com arranque agendado para as 10h00. O Final da prova terá lugar na Praça da República em Tavira às 15h00.
Classificação ao final do 1º Dia
1. Filipe Campos/Jaime Baptista (BMW X3 CC), 11m02,05s
2. Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Mitsubishi), a 1,2s
3. Miguel Farrajota/Nelson Ramos (Proto), 19,8s
4. Rui Sousa/Carlos Silva (Isuzu), a 31,8s
5. Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor (BMW X3 CC), a 33,0s

in motoresmagazine.net

Leia Mais

sexta-feira, março 19

Melhores momentos Regional Sul 2003

Mais um espectacular video com edição de Nuno Fontaínhas

Leia Mais

quinta-feira, março 18

Rali Vinho Madeira 1995 - Dia1

Leia Mais

terça-feira, março 16

Baja TT Terras Del Rei - Inscritos

Baja Terras d´el Rei será palco de uma iniciativa exclusiva no sábado 20 de Março pelas 19:30 horas no Mercado da Ribeira (Praça Velha) em Tavira. Os interessados poderão falar num ambiente informal com os maiores campeões do Todo-o-Terreno português.
Filipe Campos, campeão em título de TT, e Miguel Barbosa, regressado do Dakar e na luta por recuperar o ceptro de campeão que já foi seu por 3 vezes são dois dos convidados.
Os algarvios Miguel Farrajota e Ruben Faria também estarão presentes.
Miguel Farrajota luta, este ano, pelo pódio no CPTT num renovado Proto Depières de fabrico nacional com motor BMW.
Ruben Faria, regressa do Dakar com missão cumprida. Depois de ajudar Cyril Depres a ganhar a prova em moto, venceu a última etapa e acabou na 11ª posição. Agora, de volta às lides nacionais, partilha com os presentes todas as emoções vividas na Argentina e no Chile.
Estes e outros pilotos falam das suas experiências e expectativas. O Clube Automóvel do Algarve lança o repto: “apareça em Tavira no sábado, depois da Super Especial, e fale com os melhores do TT nacional!”
A Baja Terras d´el Rei conta com o apoio da Carmim – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz com os vinhos Terras d´el Rei e Monsaraz, da Câmara Municipal de Tavira, da Solverde – Casinos do Algarve, dos hotéis Vila Galé Tavira e Porta Nova, bem como da Rádio Gilão como Rádio Oficial do Evento e a XesEquipa – Xerox.

INSCRITOS - AUTOS/MOTOS/QUADS/BUGGYS (clique nas imagens para aumentar)

Leia Mais

segunda-feira, março 15

TEAM LAUREATE - Época 2010 apresentada

Foi em ambiente de festa e camaradagem que o «Team Laureate» foi apresentado, tendo em vista a temporada 2010 do Campeonato Regional de Ralis Sul.
Apesar de só ter início programado para dia 10 e 11 de Abril, com a disputa do Rali Cidade de Lagos, prova do Campeonato Regional de Ralis Sul, o Team Laureate antecipou-se e fez a primeira apresentação da época automobilística, ao nível dos ralis, no Algarve.
A apresentação decorreu no Patacas Bar, em Vilamoura, onde estiveram presentes muitos convidados, numa ocasião que serviu acima de tudo para apresentar as duplas de pilotos que fazem parte do Team Laureate.
Ao todo serão cinco as duplas que irão defender as cores do Team Laureate no Campeonato Regional de Ralis Sul, a saber:
- Rui Coimbra / José Martins (VW Golf GTi);
- Renato Léria / Ana Santos (Opel Corsa);
- Miguel Costa / Rui Santos (Renault 11 Turbo)
- Pereira Félix / José Vicente (Ford Escort Cosworth)
- António Barradas / Júlio Ferreira (Peugeot 205 GTi).
Motivação não falta ao Team Laureate, que continuará a marcar presença assídua nas provas do Campeonato Regional de Ralis Sul, tendo como objectivos lutar pelas melhores posições dentro de cada uma das classes em que os seus pilotos estão inseridos.
CALENDÁRIO REGIONAL SUL
10/11 Abril – Rali Cidade de Lagos
22/23 Maio – Rali Cidade de Beja
02/03 Outubro - Rali de Loulé
23/34 Outubro – Rali Vila de Ourique
13/14 Novembro – Rali Casinos do Algarve
04/05 Dezembro – Rali Cidade de Portimão
Albufeira, 14 de Março de 2010.
Para mais informações e fotos, contactar:
Miguel Costa
Telm: 915 572 545

Leia Mais

sábado, março 13

Testes da Mitsubishi no Algarve

Faz hoje três anos que captei as imagens do Toni Gardemeister com o Mitsubishi Lancer WRC no troço do Azinhal, em Castro Marim. O piloto finlandês, a que se juntou o português Armindo Araújo no dia seguinte, preparava o Rally de Portugal que voltava ao Mundial em 2007, desta vez por troços algarvios e alentejanos.

Leia Mais

terça-feira, março 9

Lagos com novidades

O Rali Intermarché Cidade de Lagos vai ser a primeira prova do Campeonato Regional de Ralis Sul 2010 que contará também para o Critério de Ralis AEROCAP.
Esta prova que vai para a estrada no dia 11 de Abril, com as verificações documentais e técnicas,e os reconhecimentos a decorrerem a 10 de Abril, vai apresentar algumas novidades, que o Clube Automóvel de Portimão decidiu introduzir face à edição de 2009.
Assim, o Parque Fechado será no complexo desportivo de Lagos, garantindo desde logo outras condições, enquanto nos troços, apesar de serem os mesmos do ano passado, Barão de S. João e Bensafrim, este último verá a sua quilometragem aumentada. Serão ao todo quatro especiais, com 40,52 Kms de especiais, para um percurso de 102,51 Kms.
Este ano além do Apoio da Autarquia de Lagos, o Rali Intermarché Cidade de Lagos conta com patrocínio do Autódromo Internacional do Algarve, Delta Cafés, Auto D. Henrique, Reboques Florival, Roady e o apoio especial do Intermarché de Lagos Budens e Sagres.
in www.ralisonline.net

Leia Mais

domingo, março 7

Solidariedade dos pilotos portugueses pela Madeira

Este fim-de-semana a tragédia da Madeira foi lembrada no Campeonato de Portugal de Ralis, com vários concorrentes a ostentarem nas suas viaturas bandeiras madeirenses com uma fita negra. Curiosamente, o vencedor do Rali Torrié foi o madeirense Bernardo Sousa, que é o primeiro madeirense a vencer uma prova nacional "fora de portas".
A nível internacional a Madeira também foi recordada por Bruno Magalhães e Pedro Zamith, que mostraram a sua solidariedade no Rally de Curitiba (Brasil) - prova do IRC.

Leia Mais

sexta-feira, março 5

Paulo Primaz despede-se dos ralis

Foi com alguma surpresa e, acho que o posso dizer, também tristeza que li a descisão do Paulo Primaz de se despedir do automobilismo.
Foi (prefiro dizer é) um dos melhores representantes dos navegadores algarvios e esteve em várias frentes dando sempre o seu melhor. É inegável a sua dedicação e profissionalismo.
Recebeu muitas palavras amigas, e manifestações de surpresa e apoio, falo do Facebook obviamente.
Palavras do Paulo Primaz:Chegou o momento de arrumar o fato...
Devido a compromissos profissionais, chegou o momento de me despedir do automobilismo como navegador.
Quero agradecer aos cerca de 25 pilotos que acompanhei ao longo de cerca de 22 anos.
Realço como pontos marcantes na minha vida desportista, o ter sido campeão nacional de navegadores no grupo de produção e a ida ao Rally da Finlândia.
O meu Muito Obrigado a todas as pessoas com quem lidei nestes anos todos.
Saudações Desportivas
Paulo Primaz


Espero que seja um até breve, pois como nós, o bichinho fica lá dentro.

Leia Mais

quarta-feira, março 3

Baja Terras D'el Rei - Tavira 2010

A organização, a cargo do Clube Automóvel do Algarve, já disponibilizou o flyer contendo as primeiras informações da Baja Terras D'el Rei 2010, que este ano tem centro nevrálgico em Tavira.
A prova disputa-se a 20 e 21 de Março e é pontuável para o nacional de Todo-o-Terreno.

Leia Mais

terça-feira, março 2

Os WRC podem participar nas provas regionais?

A pergunta surgiu no Fórum Ralis a Sul, num tópico sobre as novas regras para os Ralis. Efectivamente, o período de homologação dos Grupo A8 já acabou, e também os primeiros WRC's já entram nesse lote, no entanto existem conhecimento sobre estas viaturas nos regulamentos das provas regionais.
Tanto que o José Correia afirmou " acho que um Ford Escort WRC, um Peugeot 206 WRC, um Seat Córdoba WRC, um Skoda Octavia WRC, um Subaru Impreza WRC (dos da primeira versão) ou um Toyota Corolla WRC podem correr nos Regionais VSH. Todos os outros WRC (ainda) não.", passando as restrições pela interpretação dos regulamentos.
Aliás, correu uma informação, não confirmada, sobre a ponderação de uma equipa numa viatura destas para os regionais...
Fica então a pergunta: Os WRC podem participar nas provas regionais?, ao que acrescento... e no Open?

Leia Mais

segunda-feira, março 1

FPAK alerta para carros de reconhecimentos nos ralis

Comunicado da FPAK
Nas Prescrições Especificas de Ralis 2010 são definidas as regras pelas quais se devem reger os reconhecimentos das Provas Especiais de qualquer Rali e nomeadamente é referido que:
14.3 - As viaturas a utilizar para o reconhecimento das PE's de qualquer Campeonato ou Troféu, terão que ser viaturas conformes ao disposto no Art. 22º do Regulamento dos Campeonatos Regionais FIA 2010.

Para facilitar a compreensão dessas regras, abaixo se transcreve o disposto no Art.º 22 do Regulamento dos Campeonatos Regionais de Ralis FIA 2010.
22.1 VIATURAS DE RECONHECIMENTO
Requisitos gerais:
- A viatura deve ter uma única cor, sem qualquer publicidade, autocolantes, etc.
- Protecções inferiores são autorizadas (de acordo com os regulamentos do Grupo N)
- Dois faróis dianteiros adicionais (de acordo com o Código da Estrada) são autorizados
- A equipa poderá utilizar um sistema ligeiro de intercomunicação (sem capacetes)
- Equipamento complementar de navegação poderá ser instalado na viatura
Viaturas em conformidade com as especificações seguintes poderão ser utilizadas:

22.1.1 Viaturas de série
Viaturas de série, sem qualquer modificação, tal como são vendidas ao público
22.1.2 Viaturas de Produção
- O motor deve ser um motor de produção em série (de acordo com os regulamentos do Gr. N)
- A caixa de velocidades deve ser uma caixa de produção em série (de acordo com os regulamentos do Grupo N)
- O sistema de escape deve ser um sistema de produção em série, com o nível de ruído máximo permitido pelas tolerâncias legais do país.
- As suspensões devem estar conformes com os regulamentos do Grupo N
- A montagem de um "rollbar" em aço em conformidade com os Artigos 253-8.1 a 8.3 do Anexo J é autorizada.
- "Bacquets" de cor similar ao interior da viatura são autorizadas
- As jantes são livres dentro dos limites do Anexo J, Grupo N.[

22.2 PNEUS PARA AS VIATURAS DE RECONHECIMENTO
Os pneus a utilizar durante os reconhecimentos, serão:
a) Asfalto: pneus de série homologados para normal circulação na via pública
b) Terra: pneus homologados para pisos de terra, excepto se o regulamento particular da prova apresentar qualquer outra restrição;

Comunicado 012/2010-FPAK
LISBOA, 26 de Fevereiro de 2010

Leia Mais