quarta-feira, junho 30

LMS - Algarve: Uma trintena de carros inscritos


Os 1000 km do Algarve, terceira prova pontuável para o Le Mans Series 2010, contará com apenas 32 concorrentes, uma vintena a menos que na prova anterior em Spa-Francorchamps.


Como se esperava, nem a Peugeot, nem a Audi, estarão oficialmente representadas na corrida nocturna de Portimão cuja classe rainha, a LMP1, conta apenas com quatro viaturas inscritas.

A presença portuguesa na prova está, por agora, confinada à Quifel ASM Team e ao seu piloto-financiador Miguel Pais do Amaral, sendo que já foi noticiado na imprensa de Portugal a possibilidade de Pedro Lamy se juntar ao Team ORECA-Matmut.

O início da corrida está previsto para as 17h do dia 17 de Julho e o seu término pelas 23h. Os bilhetes já se encontram à venda no site do circuito e na loja do Autódromo Internacional do Algarve e vão desde os 10€ dependendo da bancada escolhida.


LISTA DE INSCRITOS:

LMP1:
008. Signature-Plus Lola Aston Martin DBR1 Ragues-Mailleux
4. Team ORECA-Matmut Peugeot 908 HDi FAP Panis-Lapierre
12. Rebellion Racing Lola B10/60-Rebellion Prost-Jani
13. Rebellion Racing LolaB10/60-Rebellion Bellichi-Boullion

LMP2:
24. OAK Racing Pescarolo-Judd Lahaye-Nicolet
25. RML Lola Coupe-HPD Erdos-Newton-Collins
35. OAK Racing Pescarolo-Judd Moreau-Hein

39. KSM Lola B08/47-Judd Noda-Pourtalès-Kennard
40. Quifel ASM Team Ginetta-Zytek 09S MP Amaral-Pla
41. Team Bruichladdich Zytek 09S Ojjeh-Greaves
42. Strakka Racing HPD ARX-01c Kane-Leventis-Watts
43. DAMS FLM09 Barlesi-Cicognani-Chalandon
44. DAMS FLM09 Firth-Hughes
45. Boutsen Energy Racing FLM09 Kraihamer-Crem-Delhez
46. JMB Racing FLM09 Kutemann-Basso-Hartshorne
47. Hope Polevision Racing FLM09 Zacchia-Moro-Lombart
48. Hope Polevision Racing FLM09 Verdonck-Pillon-Capillaire
49. Appelwood Seven FLM09 Toulemonde-Beche

LM GT1:
50. Larbre Compétition Saleen S7-R Gardel-Goueslard-Rees
66. Atlas FX-Team Full Speed Saleen S7-R Schroyen-Van Dam-Lacko


LM GT2:
75. ProSpeed Competition Porsche 997 GT3-RSR Westbrook-Holzer
76. IMSA-Performance Matmut Porsche 997 GT3-RSR Narac-Pilet
77. Team Felbermayr Proton Porsche 997 GT3-RSR Lieb-Lietz
85. Spyker Squadron Spyker C8 Laviolette GT2-R Bleekemolen-Dumbreck
88. Team Felbermayr Proton Porsche 997 GT3-RSR Ried-Ragginger-Henzler
89. Hankook Team Farnbacher Ferrari F430 GTC Farnbacher-Simonsen
90. CRS Racing Ferrari F430 GTC Ehret-Quaife-Kaffer
91. CRS Racing Ferrari F430 GTC Kirkaldy-Mullen
92. JMW Motorsport Aston Martin Vantage V8 Vantage Bell-Turner
94. AF Corse Ferrari F430 GTC Perez Companc-Russo
95. AF Corse Ferrari F430 GTC Alesi-Vilander-Fisichella
96. AF Corse Ferrari F430 GTC Bruni-Melo

retirado de Sportmotores

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terça-feira, junho 29

Video Troféu Transit - Circuito de Vila Real

Video da 1º prova Ford Transit Trophy,circuito de Vila Real 2010,captação de imagem de Nelson Martins, Nuno e João Fontainhas.

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Anuladas as corridas das Taças de Portugal

Afinal nem mesmo o melhor paddock do país - o do Autódromo do Algarve - foi suficiente para atrair concorrentes para as Taças de Portugal de Circuitos, de GT e Sport-Protótipos...
Face à falta de inscritos, a FPAK viu-se obrigada a anular a jornada algarvia.

Depois de ter justificado a falta de concorrentes no Circuito de Vila Real pela falta de um verdadeiro paddock, poucos dias depois a FPAK acaba por ter que "engolir um sapo" anulando a jornada algarvia, que se disputaria no Autódromo de Portimão, que tem o melhor paddock do país. Afinal os motivos da falta de inscritos devem ser mesmo outros...

COMUNICADO DA FPAK:

Referem os regulamentos das Taças de Portugal de Circuitos e de GT/SP, o seguinte:

11.3 – Se na classificação final (Absoluta ou em qualquer das Categorias) da TPC (ou das TPGT / TPSP), não houver nenhum Condutor com o mínimo de três pontuações válidas, essa Taça será anulada nessa Categoria.
Ambas as Taças integravam duas provas: o Circuito de Vila Real (que se realizou em 20 do corrente) e o Circuito do Algarve (a realizar no próximo fim-de-semana inserido no programa do WTCC).
Fechadas as inscrições para a prova do Algarve, verificou-se que quer na TPC, quer nas TPGT & TPSP, não existia um número mínimo de inscritos que justificasse a efectivação de qualquer corrida nestas categorias.
Analisada a situação pela Direcção da FPAK, decidiu esta cancelar de imediato as duas corridas do Algarve e criar uma alternativa para que ambas as Taças não fossem anuladas por razões regulamentares.
Assim, considerar-se-ão as duas corridas do Circuito Braga 2, a realizar em 24-25 de Julho, já pontuáveis para o Campeonato de Portugal de Circuitos e para os Campeonatos de Portugal de GT & SP, como simultaneamente pontuáveis para as correspondentes Taças de Portugal.
Possibilitando assim que os concorrentes que participaram e pontuaram na primeira prova das Taças de Portugal (disputada no Circuito de Vila Real) não sejam prejudicados.
Já que de outra forma e segundo os regulamentos em vigor, as respectivas Taças de Portugal teriam que ser anuladas, por não haver qualquer possibilidade de existir um Condutor com o mínimo exigido de três pontuações válidas.

Comunicado 036/2010-FPAK
LISBOA, 28 de Junho de 2010

retirado de motoresmagazine

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segunda-feira, junho 28

Mais dois confirmados no ROC

A organização Race of Champions Southern Europe Final confirmou a presença em Portimão de mais dois pilotos: dos ralis o finlandês Marcus Grönholm, e das pistas o britânico Johnny Herbert.
Os dois pilotos juntam-se a um cartaz muito competitivo, que promete animar, de 8 e 9 de Agosto, os espectadores do Autódromo do Algarve.

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domingo, junho 27

Lista de Inscritos - WTCC Portimão


Um total de 21 pilotos vão estar no primeiro fim-de-semana de Julho no Autódromo Internacional do Algarve para a prova do Mundial de Turismo (WTCC). Tiago Monteiro é o único representante nacional presente.




LISTA DE INSCRITOS

PROGRAMA HORÁRIO

POSTER

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sábado, junho 26

Glamour de volta com Algarve Classic Cars

A maior concentração anual de automóveis antigos da Península Ibérica, o Algarve Classic Cars, atinge a maioridade estando de regresso ao Algarve, de 9 a 11 de Julho. O evento reúne 150 Automóveis Antigos num programa que contempla Percurso Desportivo e Percurso Turístico. O glamour dos veículos antigos volta assim às estradas algarvias colorindo o percurso por onde os participantes passam.

As habituais provas de regularidade desafiam os participantes, no Percurso Desportivo, a realizarem o seu melhor tempo possível, enquanto ao longo do Percurso Turístico é possível desfrutar da riqueza da paisagem e dos espaços culturais a visitar.

A décima oitava edição percorrerá várias centenas de quilómetros nos concelhos de Loulé, Albufeira, Portimão, Lagoa, Silves, e S. Brás de Alportel e conta com a presença de participantes oriundos de vários países da Europa. Condutores de Portugal, Bélgica, França, Espanha, Alemanha e Inglaterra estarão ao volante de Rolls Royce, Bentley, Porsche, Jaguar, BMW, Aston Martin e Ferrari, com modelos que datam entre 1924 e 1979.

A 18ª. edição do Algarve Classic Cars inicia-se com o Circuito de Vilamoura pelas 19 horas, e termina no Domingo com a atribuição dos Troféus aos vencedores. Na Marina de Vilamoura os veraneantes têm a oportunidade de descobrir as vantagens de BP Ultimate no Jaguar estacionado em frente ao espaço da marca. Adicionalmente, são convidados a participar nas animações disponibilizadas por BP Ultimate como são exemplos a realização de um jogo interactivo, com oferta de gifts BP Ultimate, e registo fotográfico junto ao modelo Jaguar.

retirado de Testdrive

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WTCC Algarve no Eurosport

Para quem não puder deslocar-se ao Autódromo Internacional do Algarve, os canais Eurosport garantem cobertura pormenorizada de toda a competição. A qualificação tem lugar no Sábado, 3 de Julho e pode ser acompanhada em directo no Eurosport 2. Já no Domingo, 4 de Julho, o Warm Up começa às 08h30 e tem transmissão directa no Eurosport e Eurosport HD, que meia-hora antes mostram de novo os momentos essenciais da qualificação. Quanto às corridas, são também transmitidas no Eurosport e Eurosport HD, às 12h00 e 16h45 (hora portuguesa).

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sexta-feira, junho 25

Ricardo Teodósio na Race of Champions


Segundo informação avançada pela página oficial do facebook do Autódromo do Algarve, o algarvio Ricardo Teodósio estará presente na Race of Champions. O representante algarvio junta-se a um lote de pilotos interessantes: Emanuele Pirro, Dani Sordo, Mick Doohan, Pedro Lamy, Tiago Monteiro, Álvaro Parente, Filipe Albuquerque, Stig Blomqvist, Nani Roma, Dindo Capello, Clivio Piccione e Stéphane Ortelli .

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Video Troféu Transit - Circuito de Vila Real-2

Imagens onboard das partidas das duas corridas do Team FIAAL, no Circuito de Vila do Conde. João Fontaínhas e Nuno Fontaínhas partilharam o volante da Ford Transit. A edição do filme ficou a cargo do Nuno Fontainhas.

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Roady Competition no pódio em Portimão


Participante no Troféu Regional de Slaloms do Sul (TRSS), inicialmente pela mão de Augusto Páscoa (Renault 11), a Roady Competition fez agora alinhar no Slalom de Portimão mais um piloto, Bruno Andrade (Mitsubishi Lancer EVO VI), o qual concluiu a 3ª prova do TRSS no pódio.


Defendendo as cores do Roday / Centro-Auto Portimão, no Regional de Rallyes Sul, Bruno Andrade alinha nestas provas com o objectivo dé explorar mais a sua nova montada e habituar-se ainda mais à mesma, pelo que apesar disso provou ter jeito para esta especialidade e o resultado foi bastante satisfatório, ficando a apenas 4,094s do vencedor, no 2º lugar, o que deixa um bom prenúncio para as próximas jornadas.

Quanto a Augusto Páscoa, para além de se debater com problemas de afinação, que não conseguiu melhorar em tempo útil, e tendo em conta que o traçado era bastante rápido e mais favorável aos 4x4, não conseguiu melhor que o 7º posto à geral e o 4º na Classe.

Recorde-se que, o Roady / Centro-Auto Portimão está situado no Sítio do Cabeço do Mocho, Lote 1, em Portimão e está aberto todos os dias, das 09:00 às 22:00 horas, incluindo Domingos e Feriados.

Para além da loja, onde se pode encontrar de tudo um pouco para o automóvel, incluindo Peças, Acessórios e Equipamentos, inclusive para competição, o Roady / Centro-Auto Portimão também dispõe de Oficina de Mecânica e Manutenção, Electricidade, Ar-Condicionado, Pneus e Lubrificantes, dedicando-se também ao comércio de automóveis usados.

retirado de Região Sul Desporto

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quinta-feira, junho 24

Transit Trophy estreou-se em Vila Real


A Daro, através de Rui Azevedo, conseguiu vencer a primeira e segunda corrida da primeira jornada do Ford Transit Trophy, que se iniciou no passado fim-de-semana no circuito citadino de Vila Real. FIAAL ficou á beira do pódio.
(Os tempos de referência foram rectificados)


A FIAAL, com os irmãos João e Nuno Fontainhas a tripularem a Transit algarvia, tanto na primeira como na segunda corrida ficou á beira do pódio, concluindo a jornada no 4º lugar.

Começando por dominar nos treinos livres e depois nos cronometrados, no sábado, Rui Azevedo garantiu a primeira vitória do Ford Transit Trophy, naquela que foi a estreia absoluta mundial das Ford Transit em competição, numa iniciativa da Ford Lusitana e da Q&F.

Com a segunda corrida a ser tirada a papel químico da primeira, o triunfo da DARO, não foi assim tão fácil, já que logo a seguir à partida, as Transit da Auto Rabal e da BRM, conduzidas por profundos conhecedores da velocidade e do circuito, forçaram Rui Azevedo a manter toda a atenção, para que não houvesse surpresas ao longo dos 30 minutos de prova.

Não muito longe do trio da frente, e diga-se em abono da verdade, sem qualquer conhecimento da pista e das andanças da velocidade, andou a Transit da FIAAL, conduzida por João Fontainhas e Nuno Fontainhas, sendo de referir que, o autor do crono que garantiu o 4º lugar na grelha de partida foi Nuno Fontainhas.

Face á necessidade de angariar conhecimento sobre a pista, e porque o circuito de Vila Real não permitia ultrapassagens, tanto na primeira como na segunda corrida, os algarvios conseguiram manter as posições, pelo que o balanço do fim-de-semana, segundo os pilotos, foi excelente, no entanto prometem melhores performances para a próxima jornada que se vai realizar no Algarve.

Logo a seguir à Transit Trophy da FIAAL, sem alterações de vulto em relação à primeira corrida, posicionaram-se a Maivex, a Bretescar e a M. Coutinho, que se colocaram à frente da Transit da QF / Ford, conduzida pelo humorista António Machado.

A próxima prova do Ford Transit Trophy está agendada para 17 Julho no Autódromo Internacional de Portimão, integrado no programa Le Mans Series

retirado de Região Sul Desporto


Impõe-se uma rectificação aos tempos que publiquei no artigo anterior sobre o Troféu Transit: Na qualificação, o melhor registo foi de Rui Azevedo, com 2:35, 463; Nuno Fontaínhas foi o melhor representante do Team FIAAL e fez 2:37,205.

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Verão a alta Velocidade no AIA


O Autódromo Internacional do Algarve (AIA) vai receber este Verão alguns dos melhores eventos automobilísticos a nível mundial. Uma agenda repleta de alta velocidade que vai animar o Verão Algarvio.

De 2 a 4 de Julho o AIA recebe o WTCC – World Touring Car Chamionship onde participa o piloto Tiago Monteiro. Um dos eventos mais atractivos sempre com muita animação, dentro e fora da pista

A 16 e 17 de Julho é a vez da prova Le Mans Series, um evento que trás até ao Algarve um pouco das míticas 24 horas de Le Mans. Uma prova nocturna com alguns dos melhores pilotos de sempre: Jean Alesi, Giancarlo Fisichella, Nigel Mansel, Olivier Panis, etc. Entre os portugueses confirmada a participação de Miguel Pais do Amaral e espera-se poder ver igualmente Pedro Lamy.

Em pleno calor de Agosto, a 8 e 9, o Circuito de Portimão recebe o Race of Champions um evento que põe em competição uma série de pilotos convidados num percurso especialmente desenhado para o efeito e com máquinas iguais. Mais um evento nocturno que tem para já garantida a participação de Tiago Monteiro, Nani Roma, Filipe Albuquerque, Mick Doohan, Pedro Lamy, etc.

A fechar o Verão, já no mês de Setembro, a 18 e 19 o AIA prepara a recepção ao Campeonato FIA GT. Uma competição que trás até ao Algarve máquinas de sonho como Ferrari, Porsche, Lamborghini, entre muitas outras.

Em paralelo com todos estes eventos está ainda à disposição do público em geral, o Kartódromo Internacional do Algarve que foi recentemente inaugurado e que pode proporcionar momentos únicos de adrenalina e confraternização entre amigos. Igualmente à disposição estão as inúmeras experiências da Racing School: Cursos de Condução, Taxi Experiences, etc.

Um sem número de actividades que podem ser vividas no AIA a toda a velocidade.

Retirado do site oficial do AIA

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quarta-feira, junho 23

Ricardo Teodósio triunfa no Slalom de Portimão


Ricardo Teodósio aos comandos de um Mitsubishi Lancer EVO IV venceu no passado Domingo, 20 de Junho, o Slalom de Portimão, 3ª prova do Troféu Regional de Slaloms do Sul, que se realizou no parque de estacionamento anexo ao Autódromo Internacional do Algarve, organizado pelo Clube Automóvel de Portimão com o alto patrocínio do Município de Portimão.



Com pouca assistência em termos de público, comparado a outras provas já realizadas dentro das cidades ou vilas, onde efectivamente a moldura humana é bastante grande, Ricardo Teodósio começou por dar o mote da rapidez, logo na primeira manga, pelo que foi na segunda manga que o piloto da Guia averbou o crono da vitória, sendo de realçar que foi o único piloto a baixar do segundo vinte (2.16,156s), ficando no final com uma vantagem de 4,094s sobre o 2º classificado, Bruno Andrade (Mitsubishi Lancer EVO VI) que teve como melhor crono 2,20,250s.

No degrau mais baixo do pódio, com mais 1,633s que Andrade, ficou Rui Coimbra, que face às performances mais elevadas dos 4x4 e a um traçado favorável a estes bólides, pouco ou nada poderia fazer com o seu Volkswagen Golf GTi para lutar pela vitória.

A luta pelo 4º posto foi travada entre quatro pilotos, cabendo no final a Phillipe Vinois (Peugeot 205), levar a melhor sobre João Martins (Opel Corsa 2.0), pela diferença de 0,536s, sobre Mark Malkin (Morris Mini), que gastou mais 0,408s que Martins, enquanto que, ao debater-se com problemas de afinação no seu Renault 11, Augusto Páscoa não conseguiu ir além do 7º posto, com mais 0,364s que Malkin.

Carlos Marreiros (Opel Corsa 1.6), finalizou a prova no 8º lugar, ficando na frente de Mário Jorge (Renault 5 GT Turbo) pela margem de 0,847s enquanto que Nuno Correia (Citroen AX) fechou o top-ten com mais 4,404s que Jorge.

No que concerne aos vencedores das Classes, Ricardo Teodósio venceu a 5, Mário Jorge a 4, Rui Coimbra a 3, Carlos Marreiros a 2 e Mark Malkin a 1.

A próxima prova, é o Slalom do Parchal, que está agendado para a noite de 31 de Julho

Retirado de Região Sul Desporto

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Ralis regressam a Serpa

A prova irá para a estrada a 18 e 19 de Setembro, com o nome de Rali Flôr do Alentejo Cidade de Serpa, tendo início com uma super-especial nocturna, para no dia seguinte disputar dois troços por duas vezes. Esta prova contará para o Regional Sul, estando já presente no Facebook.

O Nacional de Iniciados, no final da década de 90, chegou a ter uma prova em Serpa com a responsabilidade do Arte e Sport.
Agora, mais de uma década depois os ralis vão regressar a Serpa, desta feita em pisos de terra, com a responsabilidade organizativa a pertencer ao Aero Clube de Beja.
Página Facebook Rally de Serpa:
http://www.facebook.com/raliserpa?ref=ts&v=wall

retirado de ralis.online

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terça-feira, junho 22

4º posto para os irmãos Fontaínhas


Uma das particularidades da competição Ford Transit é a classificação final conjunta, onde é somado o tempo das duas provas feitas pelas equipa. O 4º posto do João Fontaínhas do Sábado, somado ao 4º posto do Nuno no Domingo, deu um... 4ºposto final, numa prova dominada pelo Rui Azevedo.


Analisando os números da prova, são constatados alguns factos interessantes:
A volta mais rápida foi efectuada por Rui Azevedo com 2:29,907 na segunda corrida. Na equipa FIAAL o melhor representante foi Nuno Fontaínhas com 2:32,780 (Domingo), enquanto que João Fontaínhas fez 2:35,884 (Sábado). Importante referir que a prova de Sábado foi disputada no final da tarde, com problemas de visibilidade, pois o Sol encadeava.
Rui Azevedo fez o melhor registo na 2ª corrida, fez doze voltas em 30:25,656. No Team FIAAL, Nuno Fontaínhas completou as 12 voltas em 31:01,274, enquanto João Fontaínhas fez 31:27,152.
Na qualificação, o melhor registo foi de Rui Azevedo, com 2:27, 846; João Fontaínhas fez 2:37,205.
Todos os registos podem ser consultados em:
http://www.cavr.pt/tempos.html

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Stig Blomqvist no Race of Champions


Stig Blomqvist foi hoje confirmado para a Corrida dos Campeões que será realizada no Autódromo de Portimão no próximo ano. O veterano piloto sueco junta-se assim a uma lista de nomes entre os quais Nani Roma, Stephane Ortelli, ou os portugueses Pedro Lamy, Tiago Monteiro ou Filipe Albuquerque.

A GNI Events, empresa responsável pela organização da Race of Champions Southern Europe Final, confirma a presença de Stig Blomqvist, Nani Roma, Dindo Capello, Clivio Piccione e Stephane Ortelli no evento a realizar em Portugal, nos dias 8 e 9 de Agosto de 2010, no Autódromo Internacional do Algarve.

Stig Blomqvist (tem 63 anos e nasceu em Örebro, Suécia) é já um veterano do automobilismo. Alcançou a sua primeira vitória internacional em 1971 e, em 1984, foi campeão do mundo de rallies. Em 1989 e 1990 foi campeão da ROC em Nürburgring e Barcelona, respectivamente. Stig Blomqvist afirma que está ansioso “por regressar e voltar a competir em Portugal” onde recorda “a atmosfera incrível e o entusiasmo dos fãs”. “Ganhei um evento em Talin, na Estónia, no início de Junho e terei como objectivo ganhar a Race of Champions Legends em Portimão”, explica o piloto.

Nani Roma (tem 38 anos e nasceu em Folgueroles, Barcelona) é um piloto de rallies espanhol. Foi o primeiro piloto espanhol a ganhar o Dakar, ao vencer, em 2004, a categoria de motos com uma KTM. Na edição de 2005 muda de categoria, passando a competir em carros com um Mitsubishi. No seu palmarés contam-se vitórias no Rally do Egipto, da Sardenha, na Baja de Espanha e em campeonatos de enduro, entre outros.

Dindo Capello (tem 45 anos e nasceu em Asti, Itália) é um piloto de endurance. Iniciou a sua carreira em 1976 no karting. Em 1990 alcança a sua primeira grande vitória, vencendo o Campeonato de Superturismo Italiano, o que volta a acontecer em 1996. Venceu as 24 Horas de Le Mans em 2003 e 2004, chegando ao podium em outras três ocasiões.

Clivio Piccione (tem 26 anos e nasceu em Monte Carlo, Mónaco) iniciou a sua carreira no karting em 1997. Em 2005 correu na GP2 Series pela equipa Duranco, tendo em 2006, disputado a mesma competição pela DPR. Para Piccione “é um prazer fazer parte de um evento fantástico como este e defender as cores do Mónaco”. O piloto diz-se ainda “ansioso por lutar pela vitória e defender o título do ano passado com o novo colega de equipa Stéphane Ortelli”.

Stéphane Ortelli (tem 40 anos e nasceu em Hyères, França) é um piloto monegasco. Vencedor das 24 Horas de Le Mans em 1998, venceu ainda as 12 Horas de Sebring em 2005 na categoria de GT1 pela Aston Martin. Ortelli afirma que está muito contente por representar o seu país, o Mónaco, na prestigiada Race of Champions Portugal. “O Clivio (Piccione) falou-me do entusiasmo do ano passado, quando devido a compromissos não me foi possível estar presente. Estou ansioso por me juntar ao Clivio na defesa do título do Mónaco, na expectativa de estarmos novamente presentes na final mundial. Estou especialmente feliz por participar na Race of Champions Southern Europe Final em Portimão, porque sou um grande fã da ROC e vejo-a todos os anos desde a minha participação em 1998 nas Canárias, após a minha vitória nas 24H de Le Mans”, afirma Ortelli.

Recorde-se que na lista de confirmados para o evento, a realizar nos dias 8 e 9 de Agosto de 2010 no Autódromo Internacional do Algarve, constam já os nomes de Emanuele Pirro, Dani Sordo, Mick Doohan, Pedro Lamy, Tiago Monteiro, Álvaro Parente e Filipe Albuquerque. A Race of Champions, em Portimão, contará com as provas “Race of Champions Portugal”, “Race of Champions Iberia”, “Race of Champions South Europe” e “Race of Champions Legends”.


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segunda-feira, junho 21

Slalom de Portimão: Para não variar Teodósio.

Este ano a 100%, Ricardo Teodósio não dá chances aos adversários. Terceira prova do TRSS e outras tantas vitórias, sempre com espectáculo à mistura. Em Portimão teve a concorrência do Bruno Andrade (EVO6), que ficou a 4 segundos, e a fechar o pódio Rui Coimbra no Golf GTI, que venceu a classe 3. Mark Malkin venceu a classe 1 (6º da geral), Carlos Marreiros venceu a classe 2 e Mário Jorge a classe 4. Participaram 20 concorrentes.






Informação Clube Automóvel de Portimão
Foto de arquivo - Slalom de Vila do Bispo, in Facebook.

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Video Troféu Transit - Circuito de Vila Real

Vídeo do Team FIAAL - João Fontaínhas / Nuno Fontainhas com excerto de algumas passagens no circuito de Vila Real, na Ford Transit de Troféu.

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domingo, junho 20

Nuno Fontaínhas foi 4º no Troféu Transit

Hoje foi a vez do Nuno Fontaínhas passar para o volante, e sendo a estreia em pista demonstrou muita rapidez e maturidade. Andou sempre no 4º posto, e efectuou uma prova muito sólida. Muito difícil apanhar os três da frente, conseguiu uma distância segura para o 5º classificado, e efectuou tempos próximos dos mais rápidos. Efectivamente foi uma aposta ganha pela FIAAL, que tem uma dupla de pilotos muito homogénea.


A DARO, através de Rui Azevedo, conseguiu a segunda vitória consecutiva no Ford Transit Trophy, ao conseguir impor-se a toda a concorrência na segunda corrida desta categoria, disputada esta tarde no circuito de Vila Real.

Uma vez mais o domínio da DARO foi completo, mas nesta segunda corrida o equilíbrio entre as Ford Transit foi ainda mais evidente, com as equipas a terminarem bastante perto uma das outras no final de mais 30 minutos de corrida bem emotiva.

Uma estreia auspiciosa por parte do concessionário Ford de Santo Tirso apostando na experiência de Rui Azevedo, que na altura em que cortou a meta nesta segunda corrida, garantiu a sua terceira vitória no fim-de-semana transmontano; com a Ford Transit ontem e hoje, mas também hoje no CPCC 1300, onde alinha aos comandos de um competitivo Ford Escort.

Foi uma vitória importante para a equipa nortenha, que comentou assim a forma como tudo se passou: “Arranquei bastante bem e juntamente com as duas Transit (Auto-Rabal e BRM) ganhámos alguma vantagem, que nos afastou dos restantes. Fomos rodando bastante depressa e alturas houve em que eles estavam mais rápidos do que eu, mas a pista não permite ultrapassagens… Para o final da corrida ainda tive que gerir muito bem a questão dos pneus, pois a temperatura era bastante mais elevada do quer ontem e a Transit mostrou-se algo instável já nas derradeiras voltas. Uma boa aposta e uma corrida muito bonita e interessante, tal como tinha acontecido ontem.”

Logo a seguir à Ford Transit Trophy da Daro, mantiveram-se também as posições conseguidas pela Auto-Rabal e BRM, na competição disputada ontem, com a FIAAL e a MAIVEX, BRETESCAR E M.COUTINHO a colocarem.se à frente da Transit da QF / FORD, conduzida pelo humorista António Machado.

A próxima prova do Ford Transit Trophy está marcada para 17 Julho no AIA - Portimão integrado no programa Le Mans Series.

Classificação
1º DARO Rui Azevedo, 12 voltas em 30m20,956s
2º AUTO&RABAL João Lopes/Filipe Martins a 0,392s
3º BRM Pedro Fins a 1,021s
4º FIAAL J. Fontainhas/N. Fontainhas a 35,816s
5º MAIVEX José P. Miranda/Helder Silva a 1m05,218s
6º BRETESCAR José Fontes/Luis Prazeres a 2m13,249s
7º M. COUTINHO Paulo Machado/Joaquim Soares a 2m42,249s
8º FORD/QF Francisco Mota/António Machado a 3 voltas


in motoresmagazine

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Transit: A primeira foi para Rui Azevedo


A primeira vitória do Ford Transit Trophy, pertenceu à DARO, cujo piloto – Rui Azevedo – conseguiu levar de vencida todos os restantes concorrentes das Ford Transit

O domínio da DARO foi completo, desde os treinos livres até à corrida, com Rui Azevedo a garantir a primeira vitória do Ford Transit Trophy, nesta estreia absoluta no circuito de Vila Real.

Mas o triunfo da DARO, não foi assim tão fácil, já que logo a seguir à partida, as Ford Transit da Auto-Rabal e da BRM, forçaram Rui Azevedo a manter toda a atenção, para que não houvesse surpresas, ainda que nalgumas zonas do circuito a Ford Transit da DARO, até fosse ligeiramente mais lenta: “Arranquei bastante bem e ganhei uma ligeira vantagem, que me serviu para efectuar uma gestão correcta da corrida. Mas a verdade é que eles me seguiram de muito perto e principalmente nas “chicanes” se aproximavam bastante, fazendo aquelas partes do circuito, de uma forma que eu não compreendo nem consegui acompanhar. Foi uma fantástica vitória, conseguida com um carro de corrida, que de princípio a fim manteve as suas características e eficiência. Uma boa aposta e uma corrida muito bonita e interessante.”

Nas posições imediatas, colocaram-se os dois principais opositores da DARO e encerraram a classificação as máquinas da FIAAL e Bretescar, que constituíram o segundo grupo agressivo do Troféu, encerrando as contas o veículo da QF e o da M. Coutinho.

Amanhã a segunda corrida está marcada para 14h00.

Classificação
1º DARO Rui Azevedo, 12 voltas em 30m41,377s
2º Auto-Rabal João Lopes/Filipe Martins a 1,727s
3º BRM Pedro Fins a 7,315s
4º FIAAL J. Fontainhas/N. Fontainhas a 45,775s
6º BRETESCAR José Fontes/Luis Prazeres a 49,668s
5º MAIVEX José P. Miranda/Helder Silva a 1m28,341s
7º FORD/QF Francisco Mota/António Machado a a 2m13,271s
8º M. COUTINHO Paulo Machado/Joaquim Soares a duas voltas

Retirado de Motores Magazine

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sábado, junho 19

João Fontaínhas foi 4º no Troféu Transit

A primeira prova do Troféu Transit, no Circuito de Vila Real foi dominado por Rui Azevedo. João Fontaínhas foi o primeiro piloto a entrar em acção com a Transit da FIAAL, e acabou no 4º posto. Numa pista onde é difícil ultrapassar, o farense teve alguns alguns problemas na segunda volta, onde pensou ter furado. Amanhã é a vez do irmão Nuno entrar em acção.


Rui Azevedo com vitória de peso

A prova transmontana marcou também a estreia do Ford Transit Trophy, que teve oito carrinhas em pista. A primeira corrida foi dominada por Rui Azevedo, alguém mais habituado aos troços de ralis mas que demonstrou um andamento claramente superior ao da concorrência. João Lopes foi o segundo e Pedro Fins o terceiro, posições iguais à dos treinos cronometrados.

retirado de AutoSport

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José Martins cumpriu o 100ºrali

José Martins é um navegadores mais simpáticos e profissionais do pelotão do regional sul. Graças a compromissos profissionais, em boa hora estabeleceu-se em solo algarvio e o “bichinho” falou mais alto. Foi o primeiro navegador de Bruno Magalhães, e também já cantou notas a Armando Oliveira, Carlos Fulgêncio ou Armando Parente. Actualmente é navegador do Rui Coimbra, mas somou a sua primeira vitória no regional em Lagos com Ricardo Teodósio. Cumpriu no Rali de Cheganças o 100º rali da carreira e decidiu partilhar com os membros do fórum Ralis a Sul o feito.


Ilustres amigos,
Com a minha participação no Rali de Cheganças do Regional de Alenquer ao lado do Rui Coimbra no Vw Golf, no passado fim de semana atingi os 100 Ralis, assim sendo deixo abaixo umas notas sobre este assunto:
O Navegador José Martins de momento a residir no Algarve por motivos profissionais, atingiu o 100º Rali na sua longa carreira neste desporto com a participação no Rali de Cheganças do Regional de Alenquer, ao lado de Rui Coimbra em VW Golf no passado fim de semana.
Iniciou a sua carreira ao lado de Carlos Fulgêncio num Seat Marbella alugado no Rali Alvarinho de 1991, tendo desde essa data realizado os 100 Ralis ao lado de 20 pilotos diferentes, em 31 viaturas de 19 modelos diferentes. De relevo ficam as 3 vitórias à geral nos Ralis de Santo Tirso 2000, Vidreiro 2000 com Carlos Fulgêncio e recentemente no Rali de Lagos 2010 ao lado de Ricardo Teodósio, e ainda o facto de ter sido o primeiro navegador do Bruno Magalhães.
Estas 100 provas correspondem a 62 provas do Nacional de Ralis, 26 do Open/Promoção/Iniciados, 11 dos Regionais e 1 Rali extra.
"Quero agradecer a todos os pilotos/amigos a possibilidade que me deram de poder praticar o meu desporto ao longo destes 19 anos de carreira, esperando ainda continuar nesta modalidade ainda por muitos anos. "
Abaixo segue a relação dos pilotos e viaturas por ordem cronológica:

CARLOS FULGÊNCIO
JOSÉ CARLOS RODRIGUES
ARMANDO PARENTE
ANTÓNIO VIEIRA
LUIS FONSECA
BRUNO MAGALHÃES
ARMANDO OLIVEIRA
JOÃO PEDRO NUNES
FRANCISCO TEIXEIRA
FERNANDO LUIS
JORGE PORTELA
ÁLVARO BANDEIRA
CARLOS LOPES
PEDRO TAVARES
ARTUR PERICÃO
ANTÓNIO GAGO
LEDESMA DOS SANTOS
RUI COIMBRA
FELIX RODRIGUEZ
PEDRO LANÇA
RICARDO TEODÓSIO

SEAT MARBELLA GL A
TOYOTA STARLET 1.3 SI A
VW GOLF GTI 16V A
CITROEN AX GTI A
VW GOLF GTI 2.0 16V A
FORD ESCORT COSWORTH N
MITSUBISHI LANCER EVOLUTION V N
CITROEN SAXO VTS A
RENAULT CLIO WILLIAMS A
MITSUBISHI LANCER EVOLUTION 6,5 N
MITSUBISHI LANCER EVOLUTION VI N
RENAULT CLIO 16V A
FIAT PUNTO HGT A
CITROEN C2 GT KIT CAR A
SUBARU IMPREZA 555 N
OPEL CORSA GT (1.4) VSH
PEUGEOT 205 GTI 1.9 (16V) VSH
VW GOLF GTI 16V VSH
FORD ESCORT COSWORTH VSH
OPEL CORSA GSI VSH
MITSUBISHI LANCER EVOLUTION IV VSH

Texto retirado do Fórum Ralis a Sul
Imagem obtida no facebook

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Novas Funcionalidades no blog

O blog QuimRally tem sido reformulado com o intuito de proporcionar uma consulta mais eficaz. Foi uma mudança gradual, aplicada durante as ultimas semanas, a que acresceram algumas aplicações. Musica, Twitter, Actualidade, Links, “Leia Mais” são alguns dos aplicativos...

A falta de tempo para reformular o blog, fez com que recorresse da informação de outros sites (sempre identificados) para destacar a competição motorizada no sul do país. Aproveitando principalmente as informações sobre ralis, também decidi acrescer as competições automóveis que se disputam no Algarve, ou que interessam a algarvios, como por exemplo Perícias, Troféu de Slalons, provas do Autódromo do Algarve, ou o Troféu Transit que conta com os irmãos João e Nuno Fontaínhas.

Para além de uma mudança de cabeçalho, que já não ocorria há quase um ano, e que teve um feedback positivo, também acrescentei o aplicativo SingingBox, que abre automaticamente cada vez que acede ao site. A selecção de músicas foi feita dentro de uma lista proporcionada pelo aplicativo, e está em opção aleatória. Pode ser desligada, carregando no pause, ou pode seleccionar outra música carregando nos botões FF ou RW. Cada vez que muda a página, a musica também muda.

A conta twitter foi reactivada - @quim_macedo, com um widget directo ao blog, no lado esquerdo. Reconheço a importância da promoção e divulgação dos artigos. Tem resultados directos com o Fórum Ralis a Sul, e também com o blog QuimRally. Para ler os links propostos do twitter, deve abrir com o botão do lado esquerdo do rato, e escolher a opção “Abrir numa nova janela”.

Do lado direito, o aplicativo ACTUALIDADE, tem uma lista de sites/blogs, que consoante são actualizados também vão subindo na escala de aparências. Dele fazem parte muitos dos sites e blogues de referência que consulto diariamente, e que aconselho. Por baixo também tem um conjunto de links para os sites de referência nacionais de desporto motorizado. Como cidadão de Faro, também coloquei algumas ligações a blogues regionais.

Também instalei um aplicativo conhecido como “Leia Mais”. Para não maçar o leitor com textos extensos e que por vezes não são do seu interesse, as novas mensagens têm a opção “Leia Mais” - na página inicial existe um pequeno texto introdutório sobre o que se refere o artigo, e clicando no “Leia Mais”, poderá aceder ao restante conteúdo.

Como sempre, também pode entrar em contacto comigo através do mail: kimmac78@hotmail.com, ou deixando mensagens no blog (opção reactivada).

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Terra ao Pequeno-Almoço

Espectacular edição do finlandês Antti, de um vídeo a que deu o nome "Gravel for Breakfast". Tem tudo aquilo que os ralis representam, e que muitas vezes não é transmitido ao adepto - sangue, suor, sacrifico, lágrimas, vitórias, derrotas, desilusão, alegria...



Nota - Para audição exclusiva do vídeo desligue o aplicativo Singingbox, que está por baixo do cabeçalho do blog.

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quinta-feira, junho 17

Slalons continuam em Portimão

A 3ª prova do Troféu Regional de Slalons do Sul irá disputar-se em Portimão este Domingo, dia 20 de Junho. Contando com uma lista provisória de 27 inscritos, tem como principais novidades os ingressos de Bruno Andrade e João Correia, ambos em Mitsubishi Lancer EVO VI


O troféu organizado pelo Clube Automóvel de Portimão teve nas duas provas anteriores o mesmo pódio. Ricardo Teodósio foi o vencedor incontestado, Rui Coimbra foi segundo e Mark Malkin terceiro.A entrada dos EVO 6 de Bruno Andrade e João Correia, provavelmente, irá interferir nos lugares de topo, não só tendo em conta as viaturas, mas também os concorrentes. Destaque também para a participação de José Martins num Citroën Saxo, e da presença de Philippe Vinois com um BMW 325i.

A prova, que se disputará no Autódromo do Algarve, tem verificações às 11:00, e a primeira manga está prevista para as 15:00.
informação Clube Automóvel de Portimão.


LISTA DE INSCRITOS

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quarta-feira, junho 16

Vídeo Rali de Cheganças

Vídeo do Rali de Cheganças - Regional de Alenquer - que contou com a presença de várias equipas algarvias. A promoção e edição é do OesteRallys.

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Inscritos no Troféu Transit

A lista de inscritos do Troféu Transit foi divulgada à pouco. São 10 os concorrentes que vão disputar a primeira prova em Vila Real, com o devido destaque para a equipa algarvia da FIAAL, que participa com o número 70. Ao mesmo tempo, o Nuno Fontaínhas partilhou no Ralis a Sul os fatos de competição, que pode ser vista abaixo.




Tal como tinha sido anunciado, ficou definida há poucas horas a Lista de Inscritos desta competição, que inclui dez participantes representantes de alguns concessionários Ford, mas também entregues a equipas particulares, as quais consideram o Ford Transit Trophy como a competição mais interessante para estarem presentes no mundo da competição em velocidade.

Tal como anunciado anteriormente, trata-se de uma lista com dez equipas, o que faz com que o Ford Transit Trophy seja uma das corridas mais participadas do fim de semana de estreia nas pistas nacionais e que está a ser aguardada por todos com enorme expectativa, tais são as manifestações de simpatia e interesse que chegam à organização, vindas de todos os quadrantes, confirmando deste modo o anunciado sucesso do Troféu.

Horário: Sábado 9.25 / 955 – Treinos Livres
14h00 / 14h20 – Treinos Cronometrados (1ª Sessão)
14h25 / 14h45 – Treinos Cronometrados (2ª Sessão)
19h10 – 1ª Corrida (30 Minutos)
Domingo 14h00 – 2ª Corrida (30 Minutos)

LISTA DE INSCRITOS
5 Bruno Ramos Bruno Ramos / Pedro Santos
9 Bretescar Luiz Prazeres / Jose Vaz Fontes
10 MCoutinho / Ibertal Paulo Machado / Joaquim Soares
16 Auto Rabal João Lopes / Filipe Martins
19 Nuno Santos Nuno Santos
28 Pedro Fins Pedro Fins
33 Daro Lda N.N
45 Q&F Francisco Mota / Antonio Machado
70 FIAAL João Fontainhas / Nuno Fontainhas
99 Rodivex Jose Pedro Miranda / Helder Silva
artigo e imagem de Supermotores


Decoração dos Fatos de Competição da equipa FIAAL - João Fontaínhas, Nuno Fontaínhas.

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Oreca pode ter Pedro Lamy no Algarve

Para já não passa da uma hipótese mas Pedro Lamy está referenciado como piloto de um dos carros da Oreca nos 1000 Km’s do Algarve, prova da Le Mans Series, que se disputará a 16 e 17 de Julho. À semelhança do ano passado, a equipa Peugeot optou por não participar na prova portuguesa deixando Lamy afastado da competição em solo nacional.

Hughes de Chaunac, director-geral da Oreca, mostrou-se receptivo à ideia de ter Pedro Lamy como seu piloto nos 1000 km do Algarve, o que seria o reeditar de uma parceria que valeu às duas portas a conquista do título de GT2 no Campeonato FIA GT em 1998. Chaunac afirmou que "ainda não combinámos nada sobre o assunto, mas não nos importávamos".
Lamy perdeu a hipótese de correr na edição inaugural da prova algarvia o ano passado quando a Peugeot cancelou a vinda a Portugal, e a Oreca já contou com um piloto da Peugeot Sport, Stéphane Sarrazin, na sua equipa na prova do Circuito Paul Ricard para a Le Mans Series.
Entretanto, Bruno Famin, director técnico da Peugeot, confirmou que a ligação à Oreca vai continuar em 2011.
Embora tenha que construir um carro novo (provavelmente chamado 909), a Peugeot será capaz de construir três chassis para usar em Le Mans e fornecer mais um à Oreca, até porque, como Olivier Quesnel, director de equipa, afirmou "mesmo que ganhe o carro da Oreca, continua a ser um Peugeot". O que ainda não está confirmado é onde o substituto do 908 será estreado e em quantas provas vai participar no próximo ano, dependendo da velocidade de desenvolvimento e do calendário do Le Mans Intercontinental Challenge.
retirado de Autosport

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terça-feira, junho 15

Ecos da prestação dos Algarvios


Os ecos da prestação dos algarvios no Rali de Cheganças, principalmente a vitória do Ricardo Teodósio, também chegam aos meios de comunicação algarvios. Abaixo a crónica online do Pilotos e Máquinas, suplemento do Diário Região Sul.




Por não se realizarem provas no sul do país nesta altura do ano, Ricardo Teodósio, bem como outros pilotos algarvios, deslocou-se ao Rally de Cheganças, que se realizou este fim-de-semana, e venceu aos comandos de um Mitsubishi Lancer EVO IV.

Em prova, começando por liderar na primeira especial, o piloto da Guia / Albufeira navegado por Fernando Miguel, teve que se aplicar nos derradeiros troços, para se impor à dupla José Merceano/Francisco Pereira (BMW 325 IX) após esta ter passado pela liderança da 2ª à 4ª especial.

Com efeito, apesar de um toque num passeio na Super-Especial e um toque nos últimos 500 metros do derradeiro troço, Ricardo Teodósio levou a melhor por apenas 4,16 segundos sobre José Merceano que podia no final ter arriscado um pouco mais e garantir a vitória, mas optou pelas contas em termos de Regional, tendo em conta que o principal adversário, Pedro Carmo, estava muito atrasado.

Refira-se que, na discussão pela vitória também andou Daniel Nunes mas uma transmissão partida na última especial forço-o ao abandono.

António Nunes que não andou na luta pela liderança, terminou em 3º lugar, num rally em que optou pela regularidade e soube aproveitar as incidências da prova para fazer um grande resultado.

João Correia, outro dos algarvios que se estreou em Cheganças, navegado por Pedro Conde (Mitsubishi Lancer EVO IV), na sua segunda prova aos comandos de um 4x4 efectuou bons registos e concluiu a prova no 4.º posto.

A fechar o top-five, ficou Fernando Marques que voou literalmente com o seu 205 e obteve um fantástico resultado com um duas rodas motrizes, o que espelha bem o andamento que impôs para se intrometer entre o batalhão de 4x4.

No que concerne aos restantes algarvios, a dupla Rui Coimbra / José Martins (VW Golf GTI) foi vítima de dois furos e teve que se resignar ao 9º posto à geral, mas ainda assim foi 3ª nas duas rodas motrizes.

Falando ainda de algarvios, a dupla Márcio Marreiros / Paulo Costa (Mitsubishi Lancer EVO IV) terminou no 15º posto enquanto que a equipa Luís Reis / Pedro Arroja (Renault 11 Turbo) concluiu a prova na 22ª posição, na frente da dupla Jaime Falcão / Guida Pontífice (Rover 114 GT).

retirado do Região Sul
Foto do RalisOnline

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Ajuntamento no Rali de Portugal


O Rui Fonseca conseguiu captar com a sua máquina, um grupo que animadamente comentava as prestações dos concorrentes que passavam no shakedown do Rally de Portugal.
Da esquerda para a direita: Nuno Pinto, Luís Mota, Pedro Lança, Márcio Charata, Álvaro Bandeira,José Correia, José Martins, Carlos Fulgêncio, José Charata e Luís Silva. à estilo "Onde está o Wally!" também é possível encontrar uma lente escura dos meus óculos atrás do Álvaro Bandeira.

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Algarve recebe prova do WTCC

De 2 a 4 de Julho o Autódromo do Algarve irá receber a ronda nacional do WTCC. É a primeira vez que a competição se desloca ao circuito algarvio prometendo muita competição e espectáculo. Contando com um luta entre BMW, Seat e Chevrolet é uma oportunidade para ver grande pilotos em acção como Gabriele Tarquini, Jordi Gené, Yvan Muller, Alain Menu, Andy Priaulx e o português Tiago Monteiro.

O WTCC visita pela primeira vez o Autódromo Internacional do Algarve. A competitividade deste Campeonato do Mundo proporciona, sem dúvida, algumas das melhores corridas em termos de espectáculo para o público. Considerado o melhor Campeonato de carros de Grande Turismo, o WTCC vai trazer ao Algarve carros das grandes marcas que nos últimos anos têm dado grande espectáculo: SEAT, BMW, Chevrolet, Lada, etc.

Clique para aceder ao Programa provisório de Prova

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Ford Transit Trophy começa em Vila Real

No próximo fim-de-semana tem início o Troféu Transit, no Circuito de Vila Real. É uma competição inédita com uma viatura que não é muito comum ser encontrada em pistas. A representar as cores algarvias estão os irmãos João e Nuno Fontaínhas, com a Ford Transit da FIAAL.

O Ford Transit Trophy está pronto para começar. Esta competição única no mundo, organizada pela Ford Lusitana e pela Q&F, vai estrear-se já no próximo fim-de-semana no mítico circuito de Vila Real.

A transformação está operada e a sólida Ford Transit ficou agora transformada num veículo de competição, capaz de trazer a todos emoções inesperadas. Partindo de uma vulgar Ford Transit, os técnicos da Q&F desenvolveram ao longo de muitos meses uma máquina competitiva, agressiva e fiável, que será agora lançada para as pistas pelos concessionários da marca em Portugal, tendo ao volante pilotos desejosos de repetir em competição directa, todos os triunfos que no dia"a"dia este popular produto da Ford alcança para os seus proprietários/utilizadores.

Um posto de condução mais elevado e dimensões pouco habituais em veículos de competição, não irão impedir que as corridas sejam espectaculares, como já ficou mais do que provado nos testes efectuados quer no Estoril, quer em Braga.

E é já em Vila Real no próximo fim"de"semana onde decorrerá a primeira apresentação pública do Ford Transit Trophy, disputando duas corridas de 30 minutos, no Sábado e no Domingo, para as quais trouxe uma dezena de máquinas de competição, coloridas e vistosas, como desejam por certo todos os patrocinadores e apoiantes desta iniciativa.

SÁBADO - 19 de Junho
09h25 - 09h55 Treinos Livres
14h00 - 14h20 Treinos Cronometrados (1ª Sessão)
14h25 - 14h45 Treinos Cronometrados (2ª Sessão)
19h10 - 19h40 CORRIDA 1 - 30 minutos (Partida Rolante)
DOMINGO - 20 de Junho
14h00 - 14h30 CORRIDA 2 - 30 minutos (Partida Rolante)

retirado de Autosport

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segunda-feira, junho 14

Teodósio venceu Rali de Cheganças

Ricardo Teodósio e Fernando Miguel em Mitsubishi Lancer EVO VI sairam vencedores do Rally de Cheganças, prova pontuável para o Troféu de Ralis a Alenquer. O piloto algarvio teve que forçar o andamento para conseguir superiorizar na última especial ao rapidíssimo José Merceano no BMW 325 IX. Conheça a descrição da prova feita pelo Rui Pereira do OesteRallys.

Ricardo Teodósio Feranado Miguel começaram por vencer a super especial de sábado, mas durante a manhã de domingo não consguiram fazer valer a sua superioridade, pois estavam a abrir a estrada, nesta altura o rali estava a ser disputado por dois pilotos habituais em Alenquer. Daniel Nunes navegado por Carlos Ramiro em Mitsubishi Lancer Evo VI que estava a recuperar tempo depois de ter partido uma transmissão na Super Especial e José Merceano com seu habitual navegador Francisco Pereira em BMW 325 IX que não perdia nada para os competitivos mitsubishi, chegaram ao final da manhã isoladdos nos dois primeiros lugares do rali. Ricardo Teodósio e Fernando Miguel ocupavam o terceiro posto a cerca de cinco segundos.

Ricardo Teodósio e Fernando Miguel venceriam a terceira passagem pelo troço de Cheganças ficando praticamente empatado com José Merceano e Francisco Pereira para o último troço, enquanto Daniel Nunes e Carlos Ramiro caiam para terceiro a três segundos depois de vários toques.

A última especial foi de nervos e Ricardo Teodósio e Fernando Miguel a voltarem a rodar abaixo dos sete minutos, vencendo a prova com quatro segundos de vantagem para José Merceano e Francisco Pereira que com o 325IX que na última especial poderiam ter atacado um pouco mais mas também pensaram nas contas do campeonato mesmo assim fizeram uma prova soberba e bateram o pé ao poderosos Mitsubishi e provaram que os BMW ainda são competitivos!

Daniel Nunes e Carlos Ramiro esperavam pelo menos terminar no pódio, mas a jovem equipa viria a desistir com a transmissão partida no arranque para a derradeira especial, acabando o mais baixo do pódio por ficar em António Nunes e Rui Marques no Mitsubishi Lancer Evo VI que primaram pela regularidade apesar de term sempre feito uma prova muita rápida.

Os algarvios João Correia e Pedro Conde levaram o Carisma GT (ex- Ricardo Costa) ao quarto posto final mas já a mais de um minuto das equipas do pódio, mostrando sempre um ritmo muito regular, terminando na frente dos vencedores da tracção dianteira, precisamente Fernando Marques e João Santos, sempre muito espectaculares com o 205GTI que não andaram mas sim voaram ao volante da máquina francesa.

Pedro Cunha e Carmo e Rui Manuel Niza acabaram por finalizar no sexto posto final, depois de primeira pec de domingo terem feito uuma falsa partida (sendo-lhe atribuida a primeira penalização), à entrada para a derradeira especial o motor boxer teimara em trabalhar em apenas 3 cilindros(segunda penalização), com isto a equipa perdeu algum tempo na assistencia chegando 11 minutos atrasados ao arranque da última especial. Sem estas penalizações a equipa tinha o pódio assegurado sem problemas.

Com isto Pedro Cunha e Carmo perdeu assim a liderança do Troféu Regional de Ralis de Alenquer para José Merceano.

No sétimo posto ficou a equipa Gilberto Costa e Amilcar Damião em VW Golf, na oitava posição a equipa João Neves e Filipe Neves em Mazda 323, na nona posição ficou outro algarvio mas neste caso o futebolista Rui Coimbra navegado por José Martins em VW Golf GTI que sofreram vários precalces e não fossem esses precalces talvez pudesse ter lutado pelo segundo lugar da tracção dianteira (pois Fernando Marques esteve intocável). A fechar o top ten ficou a equipa Daniel Ferreira e Marco Gomes que depois do voilento acidente que sofreram no Rali da Labrugeira voltaram á carga mas desta feita com o BMW 325 IX do "Cenouras".

Destaque ainda para Pedro Catarino e Joaquim Oliveira, vencedores na tracção traseira com um Ford Sierra 2.0.

O rali ficou marcado pelas desistencias de Carlos Valentim que partiu uma transmissão do Ford Escort RS Cosworth, Daniel Nunes também com uma transmissão partida, Eduardo Silva com um barulho estranho no seu BMW, Nelson Cardoso que perdeu a embriagem com a meta á vista, Marco Brás que partiu a correia do alternador, Paulo Gonçalves que viu o seu Peugeot 205 GTI arder completamente!!!(entre outras deistencias).

Classificação Final:
1º Ricardo Teodósio/Fernando Miguel – Mitsubishi Lancer Evo IV – 29m59,6s
2º José Merceano/Francisco Pereira – BMW 325ix a 4,1s
3º António Nunes/Rui Marques – Mitsubishi Lancer Evo V a 47,7s
4º João Correira/Pedro Conde – Mitsubishi Carisma GT a 1m34,6s
5º Fernando Marques/João Santos – Peugeot 205 Gti a 2m31,1s
6º Pedro Carmo/Rui Niza – Subaru Impreza a 2m54,1s
7º Gilberto Costa/Amilcar Damião – Vw Golf Gti a 3m29,2s
8º João Neves/Filipe Neves – Mazda 323 4wd a 3m30,2s
9º Rui Coimbra/José Martins – Vw Golf Gti a 3m33,2s
10º Daniel Ferreira/Marco Gomes – BMW 325ix a 3m36,9s

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domingo, junho 13

Teodósio venceu Rally de Cheganças

A partes a negro dizem respeito à comitiva algarvia que participou na prova do Troféu Regional de Alenquer.

Após uma luta renhida pela vitória na prova de Cheganças, a dupla formada por Ricardo Teodósio e Fernando Miguel em Mitsubishi Evo IV levou de vencida a prova, relegando a dupla formada por José Merceano e Francisco Pereira (BMW 325 IX) para a segunda posição. A encerrar o pódio ficou a dupla formada por António Nunes e Rui Marques em Mitsubishi Evo V).
A prova teve início na noite de sábado com a realização de uma super especial nocturna que permitiu um aproximar entre o público e as máquinas. A super especial foi disputada, em alcatrão, no interior da vila de Alenquer e foi vencida por Ricardo Teodósio com uma vantagem de 0,75s sobre o segundo classificado que foi José Merceano e, uma vantagem de 1,93s sobre o terceiro tempo que foi para Carlos Valentim (Ford Escorth RS Cosworth).
Ainda sobre a super especial nocturna há que realçar o bom espectáculo proporcionado pelos diversos pilotos e ainda o muito público que afluiu até ao local.
Após este pequeno aperitivo nocturno, a prova prosseguiu, no domingo pela manhã, com a realização da 2ª e 3ª especial.
A primeira especial de domingo foi ganha pelo jovem Daniel Nunes (Mitsubishi Lancer Evo VI) que apresentou-se com um andamento muito elevado e a querer recuperar o tempo que tinha perdido na noite devido a alguns problemas com a transmissão. O segundo tempo na especial foi para Pedro Carmo (Subaru Impreza WRX) ao fazer mais 7,45s que Daniel Nunes. O piloto do Subaru também demonstrava que queria recuperar o tempo perdido na noite anterior devido a uma penalização de 10s por falsa partida.
Na terceira posição da especial ficou José Merceano e no quarto lugar ficou Ricardo Teodósio. Como Ricardo Teodósio perde, nesta PEC, cerca de 4s para José Merceano, este último assume a liderança da prova.
Ao passarmos para a segunda especial do dia, começaram-se a verificar as primeiras desistências ao nível dos pilotos da frente, onde se destaca a desistência de Carlos Valentim (Ford Escorth RS Cosworth), de Jaime Almeida (Ford Escorth RS Cosworth) e ainda de Eduardo Silva (BMW E36).
Daniel Nunes soma mais uma vitória nesta PEC e assim passa para a vice liderança quando se dá a pausa para almoço com uma ligeira desvantagem de 0,55s para o primeiro classificado que era José Merceano (BMW 325 IX) que conseguiu o segundo tempo na especial. Ainda nesta especial é de destacar o terceiro para Ricardo Teodósio e o quarto para Pedro Carmo.
Com isto, a prova foi para a pausa de almoço com uma luta muito renhida na frente da classificação geral e com uma grande indecisão sobre quem seria o vencedor ao final do dia.
Por volta das 15h30 recomeça o rali com a realização da 4ª PEC (terceira do dia), sendo que nesta as contas da classificação geral voltaram a ficar todas baralhadas. Ricardo Teodósio (Mitsubishi Evo IV) faz o melhor tempo ao conseguir uma vantagem de 5s sobre José Merceano (BMW 325 IX) e consegue assim anular praticamente a desvantagem que tinha na classificação geral. Nesta classificativa Pedro Carmo (Subaru Impreza WRX) perde algum tempo e vê afastada de todo a possibilidade de lutar pelos lugares do pódio (um partida falhada logo na 2ª especial deu-lhe uma penalização de 10 segundos. Mais tarde o motor do Impreza também não colaborou e voltou a ter nova penalização). Quanto a Daniel Nunes (Mitsubishi Evo VI) que até então vinha dominando as especiais de domingo, faz o seu pior tempo até então e não consegue ultrapassar a concorrência, deixando a decisão por completo para a última especial da prova.
A última especial da prova começou já a tarde ía avançada, tendo o atraso sido provocado pelo problema que existiu com a viatura de Paulo Gonçalves (Peugeot 205) que incendiou-se no decorrer da penúltima especial. Não obstante o atraso verificado, a expectativa era grande para se ficar a saber quem iria levar a prova de vencida.
Ricardo Teodósio era o primeiro piloto a ir para a estrada e conseguiu rubricar o melhor tempo na especial, relegando para a segunda posição José Merceano a 5,08s e para o terceiro posto António Nunes.
Daniel Nunes que estava a lutar pela vitória viu a transmissão do seu Mistubishi falhar no momento em se preparava para iniciar a última especial.
Assim, a vitoria final na prova foi para a dupla algarvia formada por Ricardo Teodósio e Fernando Miguel (Mitsubishi Evo IV) que terminou o rali com uma vantagem de 4,16s sobre o segundo classificado que foi José Merceano (BMW 325 IX) e, uma vantagem de 47,97s sobre o terceiro classificado que foi António Nunes em Mitsubishi Evo V.
No quarto posto da geral ficou o algarvio João Correia (Mitsubishi Carisma Evo VI)que sendo o último na estrada, também fez a sua estreia em Cheganças sendo a sua segunda prova com um 4x4. Bem ajudado por Pedro Conde, Correia teve diversos bons registos, efectundo uma prova muito positiva.Na quinta posição ficou o sempre espectacular Fernando Marques em Peugeot 205 que assim se assumiu como o primeiro veículo que não tinha tracção total e venceu a classificação da tracção dianteira.
No sexto posto ficou Pedro Carmo (Subaru Impreza WRX), na sétima posição ficou Gilberto Costa (Golf) e no 8º posto ficou João Neves (Mazda 323).
A fechar o top 10 ficou Rui Coimbra (VW Golf GT) na 9ª posição - (mais um algarvio) que se não fossem os dois futuros bem poderia ter vencido as duas rodas motrizes - e Daniel Ferreira (BMW 325 IX) no 10º posto. De realçar também que o primeiro classificado da tracção traseira foi Pedro Catarino (Ford Sierra) que conseguiu o 19º lugar na classificação geral.
Ainda sobre esta prova há que destacar a boa lista de inscritos, tanto em quantidade como em qualidade, e o bom espectáculo que foi proporcionado ao muito público que se deslocou até às imediações da localidade de Cheganças para assistir à prova.
Os resultados da comitiva algarvia são:
1º Ricardo Teodósio / Fernando Miguel - Mitsubishi Lancer EVO 6
4º João Correia / Pedro Conde - Mitsubishi Carisma GT EVO 6
9º Rui Coimbra / José Martins - VW Golf GTi (3ºs dos carros de tracção frente)
15º Márcio Marreiros / Paulo Costa - Mitsubishi Lancer EVO 6
22º Luis Reis / Pedro Arroja - Renault 11 Turbo
23º Jaime Falcão / Guida Pontifice - Rover 114GTi
Desistência - Renato Leria / Ana Santos - Opel Corsa, após a 2ª especial

modificado de
supermotores, pregoafundo e ralisonline.

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Novitskiy: vitória e título

O russo assegurou a conquista da Taça do Mundo FIA de Rally Cross Country 2010.
Quase 4 mil quilómetros depois, a primeira edição do Rally TT Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech chegou ao fim, com a vitória da dupla Leonid Novitskiy/Andreas Schulz, em BMW X3CC, na frente de Filipe Campos/Jaime Baptista (BMW X3CC) e Eric Vigouroux/Alex Winocq (Chevrolet Silverado). Ao mesmo tempo, o russo conquistou a Taça do Mundo de Todo-o-Terreno, enquanto o francês lidera a categoria de 2 Rodas Motrizes.
E foi sob o intenso sol marroquino que os concorrentes efectuaram a derradeira especial (Marrakech, 70 quilómetros) no final de oito etapas que ligaram Portugal a Marrocos, Estoril a Marrakech, com passagem por Portimão, ao longo de uma semana de intensa competição e muitas peripécias. Justamente, o primeiro lugar apenas ficou decidido no último dia, com Leonid Novitskiy a terminar os 1794,4 quilómetros ao cronómetro na frente de Filipe Campos, com 6m37s de vantagem. Ainda assim, o russo teve que se esforçar para levar de vencida o estreante absoluto em África que, por pouco, não era a grande surpresa da prova.
Estou muito contente, pois juntei à vitória na prova a conquista do título mundial. A organização está de parabéns, os troços em Portugal eram difíceis e exigentes e o percurso em Marrocos muito bem delineado”, explicou, antes da cerimónia de pódio, Leonid Novitskiy.
Quanto a Filipe Campos, o português não podia estar mais satisfeito depois de uma prova de excelente nível, quer em Portugal, onde amealhou a pontuação máxima para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, quer em Marrocos onde apenas perdeu a liderança na prova em vésperas do seu final. “Sim, conseguimos algo muito melhor do que esperava. Nem pensava chegar ao pódio, quanto mais lutar pela vitória. Andei muito acima da média em relação ao que esperava… por vezes até um pouco de mais! Aprendemos todos os dias a fazer navegação e a ler o terreno, claramente, onde perdemos para a concorrência. Falta-nos experiência para fazer jogo igual”, confessou. Para casa leva também a primeira vitória de uma etapa em África (Marrakech)…
Também Eric Vigouroux estava satisfeito com a sua prestação neste Rally TT Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech, já que o francês explicou ter terminado no seu lugar natural, tendo em conta as forças em presença. “Com os BMW em prova, esta era a nossa posição. Em Portugal tive alguns problemas de caixa de velocidades que me condicionaram o andamento, mas cheguei a África não muito distante da frente. Andei sempre depressa, entre os três mais rápidos e agora estou à frente da categoria de 2 Rodas Motrizes na Taça do Mundo, pelo que vamos ao Egipto, em Setembro, para tentar conquistar o título”, lembrou.
Quarta classificada e segunda melhor dupla portuguesa, Ricardo Leal dos Santos/Paulo Fiúza (BMW X5) estiveram perto de terminar no pódio, mas as diferenças entre o X5 e o Silverado de Vigouroux não jogaram a favor do piloto de Coimbra. “Não atingimos o nosso objectivo, que era terminar no pódio, mas estamos satisfeitos. A diferença de carros era grande e, como exemplo, numa etapa o Vigouroux ganhou-nos 5m em apenas 20km! Os problemas de travões em Portugal também afectaram as suspensões em Marrocos, numa prova distinta do último Dakar, que fiz quase sem problemas”, resumiu.
Com Pierre Lachaume/Jean Brucy, em Bowler Wildcat, a fechar o "Top 5", referência ainda para a dupla Nuno Matos/Filipe Serra (Isuzu D-Max), a única equipa inscrita na categoria T2 a chegar ao fim, e para as desistências de Miguel Barbosa (turbo) e Hélder Oliveira (despiste), dois dos protagonistas desta prova.
Classificação final
Pos. Equipa Carro Tempo
1º Leonid Novitskiy/Andreas Schulz BMW X3CC 21h06m10s
2º Filipe Campos/Jaime Baptista BMW X3CC a 6m37s
3º Eric Vigouroux/Alex Winocq Chevrolet Silverado a 1h04m50s
4º Ricardo Leal dos Santos/Paulo Fiúza BMW X5 a 1h18m29s
5º Pierre Lachaume/Jean Brucy Bowler Wildcat a 3h03m18s
retirado do site oficial

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sábado, junho 12

Novitskiy assume comando

Penúltima etapa do Rally TT Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech, foi preciso esperar mais de cinco mil quilómetros de prova para que Leonid Novitskiy (BMW X3CC) conseguisse destronar Filipe Campos (BMW X3CC) da liderança. A etapa de hoje, que levou os concorrentes a percorrer 310 quilómetros entre Zagora e Foum-Zguid, foi o palco para o russo, principal candidato à vitória na Taça do Mundo, passar para a frente quando faltam apenas 70 quilómetros para o final…
Se na véspera o piloto português ainda tinha conseguido – contra as próprias expectativas! – segurar o primeiro lugar por escassos 14 segundos, sabia-se que a especial deste sábado seria um “tudo ou nada” para Novitskiy. E em CP1, nos primeiros 127 quilómetros, o russo já era o mais rápido, com 6m16s de vantagem para Campos e 7m11s para um surpreendente Ricardo Leal dos Santos, com o piloto do BMW X5 numa luta particular com Eric Vigouroux (Chevrolet Silverado).
A passagem pelo km 215 (CP2) confirmou a nova liderança de Novitskiy, ainda que Campos recuperasse quase três minutos em relação a CP1, enquanto Leal dos Santos segurava Vigouroux e Bernardo Moniz da Maia era um tranquilo quinto mais rápido na estrada. No final da especial, Campos terminou com mais 8m30s que o vencedor da tirada, enquanto Eric Vigouroux conseguiu trocar de posição com Leal dos Santos, anulando a desvantagem que tinha para o piloto de Coimbra.
Uma especial sem grandes problemas, exceptuando o furo que tivemos sensivelmente ao km 100. A caixa de velocidades foi mudada ontem à noite, pelo que não tivemos percalços, e o motor não teve qualquer sobreaquecimento. A corrida só termina amanhã, pelo que não vou baixar os braços”, avançou Filipe Campos. “Foi uma tirada positiva para nós, pois conseguimos passar para a frente. Este resultado dá-nos a Taça do Mundo, o nosso grande objectivo, mas temos que o confirmar amanhã”, lembrou Leonid Novitskiy.
Assim, e quando faltam apenas 70 quilómetros (Marrakech) para o final da terceira jornada da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno, Novitskiy e Campos estão em luta pela vitória, enquanto Eric Vigouroux e Ricardo Leal dos Santos vão definir quem ocupa o lugar vago no pódio. Referência para a desistência, na etapa de ontem, de Miguel Barbosa (Mitsubishi Lancer), após ficar sem turbo.
Classificação
Pos. Equipa Carro Tempo
1º Leonid Novitskiy/Andreas Schulz BMW X3CC 20h12m24s
2º Filipe Campos/Jaime Baptista BMW X3CC a 8m16s
3º Eric Vigouroux/Alex Winocq Chevrolet Silverado a 1h01m56s
4º Ricardo Leal dos Santos/Paulo Fiúza BMW X5 a 1h15m41s
5º Bernardo M. da Maia/J. Sotto-Mayor BMW X3CC a 5h10m54s
retirado do site oficial

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sexta-feira, junho 11

Vigouroux estreia-se a vencer etapa

A terceira ronda da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno está ao rubro, terminada que está a oitava etapa do Rally TT Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech! Com Eric Vigouroux (Chevrolet) a conseguir a primeira vitória em especiais desde que a prova deixou o Estoril no passado domingo, Filipe Campos (BMW X3CC) continua como líder… mas apenas com 14s de vantagem para Leonid Novitskiy (BMW X3CC)!
Ou seja, depois de 4607 quilómetros, dos quais 1511 contra o cronómetro, o piloto português tem ainda duas etapas para defender a liderança na prova do Automóvel Club de Portugal, depois de ter somado a totalidade de pontos nas especiais em Portugal, a contar para o Nacional da especialidade.
Que rali! Está a ser uma prova muito interessante e dura. Hoje, tive um furo lento e tive mesmo que parar para mudar a roda, numa altura em que ia a manter contacto com o Novitskiy e, um pouco mais à frente, com o Vigouroux. O carro está com alguns problemas de sobreaquecimento no motor e fiquei sem a 4ª relação de caixa, mas está tudo bem”.
Com uma entrada mais forte em África, Novitskiy bem tem tentado chegar-se a Campos e tudo indica que as duas derradeiras etapas da prova vão definir quem sairá vencedor de Marrocos. “Tive também um furo lento e perdi algum tempo com isso. Esta especial era muito rápida e estou a ter uma luta muito interessante com Campos”, reconheceu o russo.
Depois de algumas “ameaças”, nomeadamente desde que a caravana entrou em Marrocos, Eric Vigouroux conseguiu, finalmente, a primeira vitória numa especial, com o Chevrolet Silverado pick up – carro que não possui pára-brisas, fazendo com que piloto e navegador utilizem um capacete inspirado na aeronáutica – a não acusar hoje os problemas que o foram afastando da liderança.
Numa etapa menos dura que as anteriores – mais rolante, entre pedra e zonas mais “macias” – Ricardo Leal dos Santos (BMW X5) fez uma boa especial, ao terminar como o quarto mais rápido, mas face ao andamento de Vigouroux acabou por perder o terceiro lugar, já que os escassos três minutos que trazia de Er Rachidia obrigavam-no a arriscar em demasia para conservar a posição à geral.
Quem não teve tanta sorte foi mesmo Hélder Oliveira, que protagonizou um aparatoso despiste, deixando a Nissan Pathfinder fora de prova: “Sensivelmente a meio da especial, numa zona muito rápida e com muitas lombas, a traseira da Nissan descompensou um pouco e já não foi possível segurá-la. Capotámos várias vezes e estamos fora de prova. Ainda estou um pouco combalido e o José Marques (navegador) queixa-se de uma costela, mas estamos bem. Tristes, mas bem”, explicou, minutos depois de ter sofrido o despiste.
Protagonista igualmente de problemas ao longo deste sexto dia de prova voltou a ser Miguel Barbosa, que ficou sem turbo no seu Mitsubishi e por isso mesmo sem potência para ultrapassar algumas dunas do percurso, ficando irremediavelmente atrasado.
O Rally TT Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech entra agora na sua fase mais crítica, com a realização da última longa especial, com 350 Km, na ligação entre Zagora e Marrakech.
Classificação
Pos. Equipa Carro Tempo
1º Filipe Campos/Jaime Baptista BMW X3CC 16h44m53s
2º Leonid Novitskiy/Andreas Schulz BMW X3CC a 14s
3º Eric Vigouroux/Alex Winocq Chevrolet Silverado a 48m08s
4º Ricardo Leal dos Santos/Paulo Fiúza BMW X5 a 56m35s
5º Bernardo M. Maia/Joana Sottomayor BMW X3CC a 2h37m53s
retirado do site oficial

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Ford Transit da FIAAL - Video Testes e Apresentação

Ford Transit Trophy - Team Fiaal ,imagens no Forum Algarve na FIAAl com a presença de Mikko Hirvonen / Jari Matti Latvala e imagens do Track day no Autodromo do Algarve- captação de imagem=Nuno Fontainhas/Nelson Martins.


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Ligação entre Solberg e Mills termina

Tal como quase todos os adeptos dos ralis, fui completamente apanhado de surpresa esta manhã pela notícia do término da ligação entre Petter Solberg e Phil Mills. Principalmente, porque confratenizei com a equipa nos testes do Rally de Portugal - o último desta equipa, e nada indiciava este desfecho. Será diferente falar de Solberg com outro navegador. Fica um sentimento de tristeza pela saída do "Mr.Mills".

Artigo do Supermotores:

Após onze anos como navegador de Petter Solberg, Phil Mills decidiu deixar a Petter Solberg World Rally Team, com a prova portuguesa a ser a última de uma das duplas mais carismáticas do Mundial de Ralis dos últimos anos.
"Esta foi uma das decisões mais difíceis que tive que tomar, mas sinto que agora é tempo de me concentrar em outras coisas da vida. Nós corremos 152 provas do WRC nos últimos onze anos e isso tornou-se mais uma forma de viver do que propriamente um trabalho. Eu gozei muito cada quilómetro, assim como os momentos altos e menos bons que tivemos e estou seguro que o Petter irá ganhar muitos mais ralis no futuro, tendo as condições adequadas. Eu vou sentir saudades de tudo o que rodeia o Mundial de Ralis e desejo ao Petter e a toda a equipa os maiores sucessos no futuro", adiantou Phil Mills.
"O Phil deixa a equipa e eu estou muito triste por isso. Acho que vai ser muito difícil encontrar um navegador com a sua qualidade para se juntar a mim. Estamos juntos á muitos anos. De resto ele esteve comigo ao longo de quase toda a carreira, por isso é um momento difícil para mim. Olhando para trás e vendo o que alcançamos juntos, sinto-me particular triste pelo facto de sentir que a nossa próxima vitória aconteceria já este ano e esperava tê-lo a meu lado quando isso acontecesse. Ele foi a pessoa mais significativa da minha carreira e acredito que a nossa relação foi a mais forte de todas entre piloto e co-piloto", comentou Petter Solberg.
Petter Solberg e Phil Mills fizeram juntos 152 ralis, tendo conseguindo treze vitórias, conquistando o primeiro pódio em 2001 no Rali da Acrópole, para no ano seguinte conquistarem a primeira vitória, precisamente no Rali de Gales, valendo-lhes o vice-campeonato.
Em 2003 Petter Solberg e Phil Mills venceram o Mundial de Ralis ao baterem Loeb no Rali de Gales, para nos dois anos seguintes se sagrarem Vice-Campeões. Depois seguiram-se anos mais difíceis com o decrescente desinvestimento da Subaru no Mundial de Ralis, o que afastou a dupla das vitórias.
Em 2009 e já sem equipa oficial, os dois criaram a Petter Solberg World Rally Team, equipa que se começou a afirmar, regressando aos pódios com o Xsara WRC, para no final do ano passarem para o C4, carro que a equipa actualmente possui.

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quinta-feira, junho 10

Emoção cresce na frente

Ainda não foi desta que Filipe Campos (BMW X3CC), único líder do Rali TT Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech até ao momento, deixou de liderar a terceira jornada da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno. O piloto do Porto conseguiu aguentar o mais que previsível ataque de Leonid Novitskiy (BMW X3CC) na segunda etapa disputada em Marrocos (Er Rachidia/Er Rachidia, com 338,4 km) e partirá, amanhã, para a especial de Erfoud como o piloto mais rápido da prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal.
Foi um dia diferente do que estou habituado. Sem referências, sem tempos ao longo do percurso. Só no final é que soube se tinha andado bem ou mal! Estamos entregues a nós próprios e isso é um grande desafio. Em termos de navegação tudo correu bem e aproveitei os trilhos de Novitskiy, pois por onde ele passava eu também tinha que ser capaz. Só quando cheguei à primeira duna – uma parede! – é que não sabia como ia passar aquilo…”.
Com duas vitórias em especiais até ao momento, ambas em Marrocos, Novitskiy tem ainda hipóteses de chegar ao primeiro lugar, vendo a diferença para o “colega” da BMW diminuir todos os dias. “Hoje as coisas estavam a correr bem, mas tive um furo ao km 100 e com a paragem e mudança de roda perdemos alguns minutos, pelo que a nossa diferença no final poderia ser bem superior”, explicou o russo.
Mantendo uma toada bastante equilibrada, a dupla Ricardo Leal dos Santos/Paulo Fiúza foi quarta à passagem pelos dois CP, posição que ocupou na final da tirada perto de Er Rachidia e lhe vale ocupar a terceira posição à geral, quando ontem era quarta. “Uma etapa à Dakar, com muita pedra, valas e dunas. Logo aí, o problema com os pneus, pois não podemos mexer muito nas pressões para não termos que parar antes da areia. Correu tudo bem com a nossa prova numa especial tipicamente africana”, referiu o piloto de Coimbra. Logo atrás, Eric Vigouroux teve uma etapa sem qualquer problema, pelo que está a escassos três minutos de um lugar no pódio. “Hoje foi um dia bom, sem problemas no Chevrolet e sem erros de navegação. Uma bela especial”.
Classificação
Pos. Equipa Carro Tempo
1º Filipe Campos/Jaime Baptista BMW X3CC 13h03m59s
2º Leonid Novitskiy/Andreas Schulz BMW X3CC a 6m44s
3º Ricardo Leal dos Santos/Paulo Fiúza BMW X5 a 54m35s
4º Eric Vigouroux/Alex Winocq Chevrolet Silverado a 57m02s
5º Hélder Oliveira/José Marques Nissan Pathfinder a 1h26m34s
retirado do site oficial

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