quinta-feira, fevereiro 24

AIA respira saúde

Abriu portas há pouco mais de dois anos depois de um período recorde de construção que não ultrapassou os oito meses, o Autódromo Internacional do Algarve (AIA), Projecto de Interesse Nacional (PIN), tem sido desde a sua concepção uma referência no panorama automobilístico nacional e internacional.

Pilotos, Equipas e Marcas elegem o AIA como Circuito de referência para o desenvolvimento da sua actividade, quer seja no desenrolar de eventos desportivos, apresentações, desenvolvimento de soluções, acções, etc. Depois de nos últimos dois anos ter registado cerca de 85% de taxa de ocupação, neste momento e para 2011 a ocupação é já de cerca de 70%. Tendo em conta que o ano ainda agora começou será bem provável que os valores de anos anteriores sejam amplamente superados. Isso significa também um encaixe financeiro elevado que vai permitir aumentar certamente a facturação em 2011.

Depois de ter recebido nos últimos dois anos os melhores eventos desportivos mundiais, incluindo testes de F1, o AIA foi recentemente palco da apresentação mundial do novo modelo da McLaren, o MP4-12C e prepara-se igualmente para ser o palco principal de outras apresentações que vão marcar o panorama automobilístico mundial. A escolha do Circuito de Portimão para este tipo de apresentações deve-se sobretudo às características ímpares da pista, não só no que diz respeito à configuração do traçado mas também a todas as infra-estruturas associadas.

Inserido no complexo Algarve Motor Park, o Autódromo Internacional do Algarve tem sido, desde a sua inauguração, referenciado um pouco por todo o mundo como um dos melhores circuitos da Europa e do Mundo. E isso deve-se a uma configuração de pista pouco vulgar, com subidas e descidas acentuadas, curvas cegas e rectas longas, mas também às infra-estruturas a ele associadas e equipamentos de apoio como o caso do Kartódromo que inaugurou no Verão passado e tem sido um complexo importante de apoio ao AIA mas também autónomo na sua actividade.

O Hotel & Apartamentos que entram agora na recta final da sua construção, prevista para o final do Verão de 2011, o Parque Tecnológico que vai começar a ser construído já no próximo mês, a Zona Comercial que para além de várias lojas alberga o maior concessionário Honda de motos do país, a Pista de Todo-o-terreno que vai permitir trazer até ao Algarve Motor Park um conjunto de equipas e pilotos de ralis e todo-o-terreno, a Central Foto voltaica numa perspectiva de mobilidade sustentável, a Racing School que numa economia de experiências permite usufruir de um conjunto único de actividades e ainda vários Restaurantes.

O reconhecimento tem vindo de todo o mundo não só por palavras elogiosas dos mais prestigiados pilotos como o caso de Michael Schumacher, Lewis Hamilton, Fernando Alonso, Pedro de la Rosa, Olivier Panis, Nigel Mansell, mas também de entidades que têm premiado o Autódromo do Algarve: o Prémio ‘Motorsport Facility of the Year’ distinguido pelo ‘Professional Motorsport World Expo Awards 2009’, que anualmente premeia as melhores equipas, personalidades, tecnologias e infra-estruturas do mundo automobilístico; o Prémio Circuito da Década pelo Autosport Inglês; o Prémio Mérito Desportivo 2008 pelo semanário AutoHoje, a distinção por parte da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting através do Prémio Prestigio ou mais recentemente o ‘2000s Great Track’ pela revista britânica Autosport

publicado em Sportmotores

Sem comentários: