sexta-feira, fevereiro 18

Autódromo do Algarve mais eficiente em termos energéticos

O Autódromo do Algarve está energeticamente mais eficiente, com a inauguração de um projeto integrado de eficiência energética desenvolvido especificamente para satisfazer as necessidades do circuito, em parceria com a Galp Energia e a Efacec.

O projeto de Autódromo Energeticamente Eficiente envolve auditorias energéticas e medidas de racionalização, uma central solar térmica para aquecimento de águas, uma central solar fotovoltaica para produção de energia elétrica e pontos de carga para automóveis elétricos. Este projeto é um caso exemplar das vantagens de uma oferta combinada de energia e eficiência energética. A Galp, através da Galp Soluções de Energia vem satisfazer todas as necessidades do Autódromo a este nível através do fornecimento de combustíveis líquidos, gás e energia elétrica.

Para além da inauguração da central solar fotovoltaica, os três parceiros promoveram igualmente a primeira volta no circuito com automóveis movidos a energia elétrica fotovoltaica. A volta solar consiste na circulação no circuito com automóveis híbridos cujas baterias foram carregadas através dum ponto de carga alimentado pela energia elétrica produzida na central solar fotovoltaica.

A central, resultante de uma parceria com a Efacec, possui uma potência instalada de 100 kW e proporciona uma produção anual de energia elétrica de 157.000 kWh/ano, o que equivale a uma redução de emissões de gases para a atmosfera com efeito de estufa de 74 ton CO2/ano.

A cerimónia de inauguração contou com as participações do Diretor Geral de Energia e Geologia, Dr. José Perdigoto, do Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Dr. Manuel da Luz, do Presidente Executivo da Galp Energia, Engº. Manuel Ferreira De Oliveira, do Presidente Executivo da Efacec, Dr. Luís Filipe Pereira, e do Administrador da Parkalgar, Eng.º Paulo Pinheiro.

retirado de Autosport

Sem comentários: