sexta-feira, fevereiro 25

Um toque feminino no regional

Os homens que se cuidem, pois as meninas também vão acelerar. Do lote de concorrentes inscritos no regional sul, destacam-se dois nomes: Ana Santos e Nirce Alves.

A edição de 2011 do campeonato regional de ralis do sul arranca dentro de pouco mais de um mês, em Vila do Bispo, e provavelmente, ficará marcada pelo ingresso de concorrentes femininas atrás do volante. Numa análise pormenorizada à lista de concorrentes inscritos no campeonato regional do sul, sobressaem dois nomes – Ana Santos e Nirce Alves.
A primeira piloto, Ana Santos, não é de todo desconhecida, pois é habitual encontrá-la nos ralis, mas com funções na navegação. Para 2011, decidiu dar o salto, ou melhor mudar de lado, e pilotar um Renault 11 da classe 3. Recordo que Ana Santos tem um palmarés interessante. Estreou-se em 2007, no Rali de Vila do Bispo,, ao lado de Renato Leria, e tem-no acompanhado desde aí, auxiliado-o na sua evolução, no qual se destaca a temporada de 2008, facto que lhe valeu uma nomeação de navegadora do ano, nos Troféus Ralis a Sul. Em 2009, viveu outro momento alto, com a participação no Rali de Loulé, ao lado de Ricardo Teodósio no pequeno Seat Marbella. No ano passado, obteve a sua melhor classificação em ralis, ao acabar o Rali Casinos do Algarve, prova extra, no 8ª posto, sempre ao lado de Renato Leria, no Opel Corsa 1.6. Mas, Ana Santos não se limita a ditar notas, pois ao seu palmarés também deve ser acumulada as regulares presenças no Troféu Regional de Slalons, onde tripula um Opel Corsa, e tem efectuado algumas boas prestações.
No caso de Nirce Alves será uma estreia absoluta, e trás uma cheirinho a samba. Natural do Brasil, é uma fervorosa adepta que acompanha regularmente as provas motorizadas, nomeadamente, de ralis e slalons. O projecto para a presente temporada não está totalmente definido, mas deverá passar por uma equipa totalmente feminina, a bordo de um Opel Corsa.
Assim, será escrita uma nova página no regional sul, no que diz respeito à presença feminina. Exceptuando as equipas que militam no Open e participaram nas últimas edições da prova louletana, é necessário recuar para trás 10 anos, para encontrar uma equipa feminina – Lucibel Gago e Maria Inês. Estas apenas efectuaram a primeira especial do Rali Carnaval de Loulé, a bordo de um Lancia Delta Integrale, mas fizeram história, por ser a primeira dupla inteiramente feminina. Mas, foi em 1998, que Maria Alexandra Urbano, em Citroën AX Sport, foi a pioneira no troféu regional sul, estreando-se no Rali de Fatacil.
Felizmente a dar notas os números são mais positivos, mas não deixa de ser um mundo dominado pelos homens. Desse lote fazem parte: Maria Inês Ponte, Vanda Germano, Sandra Ramos, Camila Ares, Joana Rebelo, Cláudia Dias, Guida Pontífice, Sandra Marcelino, Svetlana Kudzelka e Cátia Águas.

imagem gentilmente cedida por Nirce Alves

Sem comentários: