quinta-feira, março 31

Transit Trophy arranca este fim de semana

O Ford Transit Trophy está de regresso às pistas nacionais. É já no próximo fim-de-semana que arrancam as competições da velocidade e, entre elas, a desforra da temporada inicial da iniciativa de cariz único a nível mundial que a Ford Lusitana e a QF implementaram em 2010, com um sucesso a todos os níveis expectável mas, igualmente, surpreendente!



A primeira contenda do presente ano tem como palco o Autódromo Fernanda Pires da Silva, no Estoril, estando, muito naturalmente, todos os olhos postos na formação da AutoRabal, que levou de vencida toda a concorrência numa muito disputada época inaugural, quer em termos de equipa, quer na tabela de pilotos, com João Lopes e Filipe Martins. Particularmente atentas às evoluções que, entretanto, os Campeões introduziram na sua Transit 2.2TDCi, estão as formações concorrentes, entre Concessionários da Rede Ford e empresas autónomas, pretendendo confirmar que os seus próprios ‘trabalhos de casa’ foram perfeitamente
executados, de modo a tirarem a dita da desforra.

São 10 as formações que, a partir da manhã de Sábado próximo irão evoluir na pista do Estoril, em representação das cores da AutoRabal, Beta/ENI, Bretescar, CAM, Daro Sports, FIAAL, M.Coutinho/Ibertal, Rodivex, Stock-Car Megastore e Ford/QF. Acrescente-se que o programa tem início às 10h30, com as duas sessões de treinos livres, seguindo-se as qualificações perto das 13h00 e, ao final da tarde (17h55) a primeira das duas corridas do fim-de-semana. A segunda tem lugar no Domingo, às 13h30.

Novidades para 2011:
O recurso a um furgão de mercadorias para a realização de um troféu de velocidade não deixa de ser uma iniciativa inédita a nível mundial. "Impossível" ou "improvável" para muitos, mas felizmente de sucesso perfeitamente confirmado para todos os que apostaram no projecto, o Ford Transit Trophy vai fazer evoluir o conceito para 2011.
A imagem mantém-se, tal como o ineditismo inerente, assegurado por tudo o que rodeia a iniciativa, da Transit Village ao conceito gastronómico Chakall, passando pelas próprias decorações, atractivas e de elevado impacto visual, das Transit 260S 2.2TDCi de competição, que em conjunto, resultou num retorno de cerca de 1 milhão de euros na imprensa, que não lhe poupou encómicos.


Mas há que evoluir e consolidar tudo o que se alcançou. Por isso, a organização procedeu a diversos acertos de pormenor:
• O primeiro obriga agora a que cada equipa passe a ter 2 pilotos, correndo um em cada manga, de treinos ou corrida/subida de rampa. Algumas – como a vencedora AutoRabal, com a sua dupla de Campeões – já em 2010 seguiam esta, a partir de agora, obrigatória norma;

• O calendário foi revisto e, entre um total de 7 provas, fazem-se duas incursões por terras de Espanha, pelos circuitos de Jarama (último fim-de-semana de Maio) e Jerez de La Frontera (meados de Outubro). As restantes correm-se nos três traçados fixos nacionais – Estoril (este fim-de-semana), Portimão (Setembro) e Braga (Novembro) – mais a Rampa da Falperra (final de Maio) e a jornada da Boavista (início de Julho), em apoio ao programa do WTCC;

• As pontuações passaram a premiar ainda mais os vencedores, atribuindo-lhes 25 pontos, sendo o restante escalonamento de 18 e 15 pontos para o 2º e o 3º classificado (respectivamente), 12 pontos para o 4º e depois menos 2 pontos para cada um dos seguintes até ao 9º lugar. A partir do 10º posto (inclusive) todos conquistam 1 ponto;

• Quanto à heroína do troféu – a Ford Transit 260S 2.2TDCi 140cv – mereceu, também ela, uma série de evoluções com vista torná-la ainda mais competitiva. Assente num comportamento dinâmico referencial em competição, tendo ainda em conta o tipo de veículo considerado, a organização implementou uma série de soluções técnicas, assentes numa ligeira redução de peso, nomeadamente pelo recurso a fibra de vidro na porta lateral, portão traseiro e capot e pela introdução de vidros das portas em policarbonato, realizando ainda alterações nos braços de suspensão, que passam a usar rótulas mais rígidas. Todas estas soluções visam incrementar a duração dos pneus e, consequentemente, uma redução de custos de cada participante.

Programa para o Circuito ACDME I (Estoril)
Sábado, 2 de Abril
09h30 – Briefing de Pilotos
10h30 – Treinos Livres (20 min) – 1ª Sessão (Piloto 1)
10h55 – Treinos Livres (20 min) – 2ª Sessão (Piloto 2)
12h55 – Treinos Cronometrados (20 min) – 1ª Sessão (Piloto 1)
13h20 – Treinos Cronometrados (20 min) – 2ª Sessão (Piloto 2)
17h50 – Abertura da pré-grelha para a Corrida 1
18h05 – Inicio da Volta de Formação para a Corrida 1 (Bandeira Verde)
17h45 – Ford Transit Trophy (30 min) – Corrida 1 (Piloto 1)

Domingo, 3 de Abril
13h10 – Abertura da pré-grelha para a Corrida 2
13h15 – Inicio da Volta de Formação para a Corrida 2 (Bandeira Verde)
13h30 – Ford Transit Trophy (30 min) – Corrida 2 (Piloto 2

publicado em Supermotores

Sem comentários: