terça-feira, abril 19

Ralis de Alenquer - Passado, Presente e Futuro

A crise chegou também ao Regional de Alenquer. Torna-se indisfarçável o facto de apenas 17 concorrentes terem participado na prova de abertura, numa Troféu que vinha em crescendo e era uma referência nos VSH. O Rui Pereira deixou uma crónica no Oeste Rallys que reflecte a situação na zona Oeste.

Passada uma semana e um dia da prova de abertura do Troféu Regional de Ralis de Alenquer antigo “Mundial de Alenquer” nem sequer sabemos um pouco daquilo que se passou por lá… infelizmente a organização ainda não forneceu um comunicado nem sequer os tempos das pec, mas será isto normal? Ou será o derradeiro ano de ralis na região Oeste do País?

Pois pessoal é com uma grande angústia que eu, Rui Pereira editor do blog Oeste Rallys escrevo este texto pois está em causa o fim de um ciclo que tantas alegrias deram a tantos adeptos, pilotos e organizações.

Como é óbvio você que está a ler este pequeno texto em frente ao ecrã do seu computador ainda se deve estar a interrogar o porque do fracasso deste Troféu no presente ano, não é que eu queira explicar o porque pois nem pouco mais ou menos estou dentro do assunto apenas sinto, como já tinha escrito anteriormente, uma grande angústia e vamos deixar-nos de encher ecrã e passar a verdadeiro factos.

Os factos

Desde do inicio no longínquo ano de 2004 vínhamos a evoluir a todos os níveis e estava tudo bem lançado talvez para evoluir para algo superior como por exemplo um Campeonato Regional de Ralis do Oeste, mas não Jorge Vicente foi sempre fiel á “casa mãe” (leia-se município de Alenquer) e manteve o nome do troféu mas o objectivo principal era ter novas provas e cada vez mais dispersas pela região Oeste. Foi claramente um objectivo atingido Ralis como “Vila de Cadaval”, “Cidade de Caldas da Rainha”, “Carreiros”, “Bombarral”, “Sobral de Monte Agraço” entre outros. Outra das marcas que aquando da direcção de JV tinha de ser atingida era o número de inscritos e apesar de ao longos dos anos terem vindo diminuindo acabou por ser até ao último ano, uma excelente média de concorrentes por prova.

Nos parâmetros de qualidade a comissão organizadora montou um esquema de Rali que fosse de fácil organização para facilitar o trabalho de pessoas totalmente amadoras na área, com toda esta embalagem de objectivos cumpridos é claro que a competitividade de andamentos apareceu e claro cada vez mais foram aparecendo máquinas de topo.

Apesar de tanta coisa boa há também alguns pontos negativos a salientar como por vezes os pilotos e equipas não serem muito bem tratados por parte, principalmente, pelos comissários da FPAK e alguns elementos da organização, também algumas provas menos bem organizadas e a atribuição de prémios monetários, nos quais nunca foram divulgadas as quantias atribuídas aos vencedores o que causava algum desconforto entre pilotos.

Os anos de Ouro

Com comissão organizadora de Jorge Vicente surgiram também os melhores anos de Ralis na região Oeste, anos como 2004, 2005, 2006, 2007 e final de 2009. Anos em que apareceram novos e jovens pilotos e que consagraram como campeões José Ferreira, Luís Pedro Cabido, José Merceano (Loeb de Alenquer) e Mário Seabra.

Estes anos de Ouro também foram animados por pilotos como Marco Lopes, Carlos Gomes, o espectacular Mário Pires, Pedro Cunha E Carmo, António Nunes, Carlos Valentim, Victor Cavaco, Fernando Marques, Adérito Santos, Abílio Palma, João Rodrigues, Nelson Cardoso, Bruno Ferreira, Marco Domingues, Francisco Ferreira, Rodolfo Ribeiro, Eduardo Silva, Arlindo Gomes, Daniel Nunes, Gil Antunes, Daniel Ferreira, Alexandre Ramos, Jaime Almeida, Ricardo Rajani, Hélder Mota, Aires Felicio, Ricardo Pinheiro entre muitos outros, aos quais peço imensa desculpa pois é claro que contribuíram para que cada vez mais gostasse do TRRA.

Se nos melhores anos do Regional Sul a viatura de topo foram os modelos Cosworth da Ford quer o Escort quer o Sierra no Regional de Alenquer o BMW 325 IX foi das melhores máquinas que por cá passou, exemplares disso são os bólides de José Merceano, José Ferreira, Daniel Ferreira, Arlindo Gomes, Marco Lopes ou até de Eduardo Silva. Como é óbvio muitos outros veículos de topo passaram por Alenquer como por exemplo se destacam os inúmeros Toyota Celica nas versões 165 (4WD Turbo) e 185(GT-4), os poderosos Ford Escort e Sierra Cosworth, os lindíssimos Escort RS 2000 nas versões MKI e MKII, os eficazes Mitsubishi Lancer evolução 2, 4, 5, 6 e na versão Carisma GT, o lindíssimo e famoso 27-20-PA Toyota Corolla E11 (réplica de WRC) de Mário Seabra uma máquina inesquecível, os pequeninos Peugeot 205 GTI e claro o inesquecível Subaru Impreza GT -555 C8 que Pedro Carmo utilizou nas últimas épocas em que participou no TRRA.

Em termos de provas o ano de 2006 foi o ano que os Ralis de Alenquer mais provas disputaram nu total de sete ralis entre os quais, Labrugeira, Carreiros, Bombarral, Pedra D’Ouro, Cheganças, Cadaval e Murteira. Já 2009 foi o ano em que o Troféu esteve mais disperso geograficamente pelo região Oeste disputando num total de sies ralis, Cadaval, Carreiros, Sobral de Monte Agraço, Cheganças, Caldas da Rainha e Labrugeira.
Como tão bons pilotos é claro que a escolhes destes sobre os troços recaia sempre sobre os mais rápidos e que misturassem também muita condução, o troço de Cheganças/Camarnal nas suas várias versões foi sempre o eleito entre os pilotos mas troço como os do Bombarral e Caldas da Rainha reuniram sempre um número considerável de apreciadores entre os pilotos.

O Mundial de Alenquer e a FPAK

Nunca se soube muito bem o que se passou entre a Sociedade Recreativa de Cheganças e o Município de Alenquer no que toca á organização de Ralis o que se sabe é que aparentemente a Câmara Municipal de Alenquer não autorizaria mais a organização de Ralis pirata no concelho e como tal a oficialização dos mesmos foi um bem necessário pois existiam muitos investimentos em veículos de competição e como parar é morrer a FPAK entrou de fininho.

Durante os primeiros anos do Troféu o que a federação quis foi implementar as principais medidas de segurança como a utilização de vestuário ignifugo, a verificação de Roll-Bars, a colocação do público, a utilização de capacetes entre outras medidas até então bem-vindas.

Mas com o passar dos anos a FPAK passou a ver o Regional de Alenquer como uma fonte de rendimento seguríssimo onde se podia ir buscar tudo que ninguém reclamava, pois bem o resultado está á vista de todos os que queiram ver, a crise ajudou a que as listas de inscritos fossem diminuindo mas o preço da inscrição do calendário na FPAK , que foi aumentando de ano para ano sem razão evidente para o fazer, obrigou a que a organização tivesse que ir aumento o preço das inscrições até chegar ao balúrdio que chegou hoje.

E esta sim é a verdadeira razão porque Alenquer chegou ao estado onde está hoje com listas de 17 inscritos pois não compensa pagar um valor acima de 200€ para fazer uma que acaba por já não agradar á maioria dos pilotos pois a 300€ são as provas do Open que nem sequer se podem comparar às de Alenquer pois têm um conceito completamente diferente!

Os adeptos dizem que o FMI também chegou ao nosso regional mas eu costumo dizer que a FPAK o descobriu primeiro. É claro que a culpa não é só da federação pois um dos pontos negativos da comissão de JV foi nunca ter dado um “murro na mesa ” e confrontar a FPAK com a realidade do país e do Troféu.

A sobreposição de provas

Em Alenquer sempre houve uma tendência para realizar os nossos ralis na mesma data de outros eventos da mesma categoria, hipotecando muitas vezes a possibilidade de engrossar as listas de inscritos.


Como a prova de abertura de 2011 que se sobrepôs não só há prova do Open de Ralis (Rallye Vidreiro 2011) como também a mais uma jornada do Campeonato Nacional de Motocross que se realizou em Casais de São Quintino, município de …. sim, claro Sobral de Monte Agraço.

Ora como é óbvio isto não pode acontecer pois impossibilita a que mais pilotos venham concorrer e impossibilita também a presença de mais espectadores que com duas provas no mesmo concelho acabam por ficar divididos e isto são pormenores que têm de ser revistos!

O novo Reinado

Com a saída da comissão de Jorge Vicente ficou um lugar vago para a entrada de uma nova comissão organizadora, Alexandre Honrado antigo navegador de Adérito Pereira que nos últimos anos tinha estado na organização do Troféu lançou-se na aventura da organização do TRRA é claro que é preciso um tempo para se adaptar as suas novas funções mas caiu no mesmo erro de JV não confrontou a FPAK.

Confesso que no inicio do ano com a remodelação do site dos Ralis de Alenquer fiquei até curioso e contente pois poderia ser o incido de uma nova era mas rapidamente essa ideia se esfumou depois da reunião, a anulação da primeira prova e da fraca adesão á segunda.

Nós como órgão de informação da gostaríamos muito de ajudar mas como o podemos fazer se a organização nem um comunicado publica, fotos ou outro qual quer artigo relacionado com a primeira prova, pois bem infelizmente não sei o que fazer se não alertar a esta situação.

Conclusão

No final contas feitas a comissão de Jorge Vicente organizou durante sete anos o TRRA, mais dois anos do que o inicialmente previsto pode-se dizer que a missão foi cumprida na plenitude pois esta comissão a todos os objectos que se propôs conseguiu faze-los cumprir uns melhores outros pior.

Agora é altura de dar tempo á comissão de Alexandre Honrado de implementar medidas que refresquem o Troféu e que tragam novos pilotos e que façam regressar outros.

Espero não ter ofendido ninguém (penso eu, nem era essa a intenção) pois acho que a liberdade de expressão é isto mesmo e apesar de não ser jornalista nem para lá caminhar gosto de escrever sobre o desporto que me faz viver, espero também que tenha ajudado de algum modo a perceber alguns factos dos ralis na nossa região.

É claro quero que quem tenha lido este conjunto de palavras ás quais possa chamar de texto perceba o sentido nas quais me inspirei para as escrever, claro queremos dar uma força a nova comissão para continuar a melhorar o seu trabalho.

Obrigado pela vossa atenção
Rui Pereira

publicado em Oeste Rallys

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